A Honda Monkey nasceu no início dos anos ’60 como brinquedo para um parque de diversões. Mas foi muito mais longe e tornou-se num ícone da marca japonesa, que agora apresenta a ‘velha’ Monkey totalmente renovada para 2018. Do motor de 50 cc e das rodas de 5 polegadas, a Monkey cresceu para os 125 cc e rodas de 12 polegadas desta mais recente geração. Cresceu, mas continua a ser aquela simpática ‘motinha’ que proporcionou a muitos a sua primeira vez. As suas pequenas dimensões e peso, e a facilidade de condução – especialmente para aqueles que nunca tinham andado de moto – fizeram da Monkey um caso de sucesso intemporal. Por isso a Honda decidiu fazer uma nova versão para 2018.
Aparência inconfundível
Apesar de substancialmente modernizada, a Monkey – ou Mini-Honda, ou Mini Trail, ou Z50, como também ficou conhecida – continua a ser inconfundível.
A pequena Honda apareceu como brinquedo para o Tama Tech em Tóquio, em 1961. Rapidamente granjeou tanto sucesso que a Honda, dois anos depois, fez a primeira versão matriculável, e apenas para exportação – EUA, Canadá e Europa. Tinha um motor de 50 cc a quatro tempos, refrigerado por ar, jantes de 5 polegadas, e quadro rígido, sem suspensões.
Agora, quase 60 anos depois, a Monkey mantém a sua identidade, mas bastante modernizada.
O motor é ainda refrigerado por ar, mas agora com 125 cc, e conta com injecção de combustível desde 2009. Debita 9,5 cv de potência máxima. A caixa é de quatro velocidades, e ao contrário de anteriormente, agora é preciso accionar manualmente a embraiagem. Tem uma forquilha telescópica invertida à frente e dois amortecedores traseiros. Toda a iluminação recorre a LEDs.
A modernização passou também pelo painel de instrumentos, agora um LCD redondo; até tem IMU, que ajuda a maximizar o funcionamento do ABS. O ABS é outra novidade, já que é também a primeira geração a adoptar discos à frente e atrás no sistema de travagem.
Apesar de ter ‘engordado’ um pouco, pesando agora 107 kg, mantém as pequenas dimensões, com 1155 mm de distância entre eixos e o assento está a 775 mm do solo.
O depósito tem capacidade para 5,6 litros, e a Honda anuncia um consumo de 1,49 l/100 km.
Ao longo das décadas a Monkey tem vindo a adaptar-se às novas gerações. Mas continuando a despertar a nostalgia das gerações mais velhas, que cresceram com ela, pelo menos no seu imaginário.
A Honda Monkey tem chegada prevista aos concessionários portugueses em Julho, com preço ainda por definir.