Seguindo a tendência europeia de interesse renovado pelas minimotos, a Honda acaba de anunciar o crescimento da sua gama de modelos de dimensões mais reduzidas. Agora, e para além das já conhecidas MSX125 Grom e Monkey também com motor de 125 cc, a marca japonesa anuncia a chegada ao mercado europeu da nova Honda ST125 Dax.
Na realidade, esta não é uma estreia do modelo. Para os motociclistas com mais memória, o nome Dax já fez parte do catálogo da Honda em solo europeu nos anos 70 do século passado. Agora, mais de quatro décadas depois, a pequena moto regressa à Europa e com a denominação ST125 Dax.
O objetivo desta nova geração da Honda Dax mantém-se inalterado: proporcionar aos motociclistas uma forma prática, fácil e divertida de se deslocarem em percursos urbanos ou extraurbanos, usufruindo de uma moto que se apresenta com uma imagem fora do comum e mantendo um certo apelo retro.
A versão mais recente da Dax foi produzida em exclusivo para o mercado japonês. Essa produção durou de 1995 até 2003. Mas as origens deste modelo podem ser traçadas aos anos 70 do século passado. Tudo porque em 1969 a Honda América requisitou à Honda Japão que criasse uma moto com o mesmo carisma da Monkey Z50M, mas que fosse mais baixa e alongada.
Um grupo de engenheiros japoneses visitaram então os Estados Unidos para entender melhor o que a sucursal americana da Honda pretendia. Quando regressaram ao Japão, e inspirando-se na CS90, um modelo muito popular naquele país, desenvolveram a Dax, com o seu quadro prensado a adotar uma forma mais longa e baixa do que a Monkey.
O depósito de combustível, a cablagem e outros componentes estavam alojados no interior do quadro em forma de T.
Mas a forma como a Honda Dax ganhou o seu nome tem uma explicação ainda mais simples: a Honda foi buscar inspiração aos cães da raça Dachshund, adorados por muitas pessoas e também conhecidos como “cães salsicha” pelo seu corpo alongado e pernas curtas.
Assim nasceu a Honda Dax.
Mas fazendo um pouco de “fast forward” para 2022, a nova Honda ST125 Dax é apresentada como a continuação da história de sucesso do modelo original. Porém, a nova minimoto Dax é uma moto moderna, até porque parte da base criada primeiro para a MSX125 Grom e que depois foi adaptada à Monkey 125.
É desta forma que a nova Honda ST125 Dax conta com a mais recente geração do motor monocilíndrico de 124 cc, com uma árvore de cames à cabeça e duas válvulas. Apesar de boas prestações para uma moto destas dimensões – potência de 9,4 cv e binário máximo de 10,8 Nm -, o motor apresenta-se como uma unidade motriz contida nos consumos de combustível, o que maximiza a autonomia desta moto que tem o depósito “escondido” no quadro fabricado de aço prensado.
Na realidade, o depósito de combustível tem a capacidade de guardar 3,8 litros de gasolina, com a Honda anunciar que a ST125 Dax tem capacidade para obter consumos médios de 63,7 km/l. De acordo com estes números obtidos pelo método de medição WMTC, a Dax pode percorrer cerca de 240 km com um depósito de combustível, o que a torna numa proposta bastante “amiga da carteira”. Um ponto fundamental nos dias de hoje.
Isto tudo com a Honda a garantir que o seu monocilíndrico tem capacidade para atingir facilmente os 90 km/h com dois ocupantes.
Acoplada ao motor está uma embraiagem centrífuga que se encarrega de percorrer as quatro relações de caixa disponíveis. O condutor da Honda ST125 Dax apenas tem de se preocupar em selecionar a primeira relação para arrancar, sem ter de usar a embraiagem pois não há manete. Apenas tem de usar o seletor de caixa com o pé esquerdo. Uma nota interessante é que o ponto-morto da caixa está abaixo das restantes relações e não entre a primeira e a segunda relação.
O escape cromado em posição elevada confere ao conjunto e sua imagem tão característica, e relembra-nos do modelo original. Mas a nova Honda ST125 Dax adota elementos de ciclística modernos.
Neste caso destacamos a forquilha invertida com bainhas de 31 mm de diâmetro, na traseira um par de amortecedores iguais aos utilizados na MSX125 Grom, sistema de travagem de disco em ambos os eixos que recorre a ABS, com destaque para o disco dianteiro de 220 mm de diâmetro.
Um dos pontos de destaque na ciclística, para além do assento posicionado a apenas 775 mm, o que maximiza a confiança dos motociclistas menos experientes pois torna-se mais fácil chegar com os pés ao solo, são as jantes de 12 polegadas da MSX125 Grom, mas aqui montadas em pneus mais “gordos” para manter a imagem retro.
Refira-se ainda que o peso da Honda ST125 Dax é de apenas 107 kg a cheio, enquanto a distância entre eixos é pouco superior a um metro (1020 mm para sermos mais precisos). A combinação destas duas medidas permite adivinhar uma moto rápida de reações e extremamente divertida e fácil de explorar nos meios urbanos.
A revista MotoJornal está a tentar obter a informação relativa ao PVP da nova Honda ST125 Dax em Portugal e a sua disponibilidade. Assim que nos for possível confirmar o valor, iremos atualizar este artigo. Fique atento!
Galeria de fotos Honda ST125 Dax
História da Honda Dax
1969 – Honda ST50/70 Dax
Fabricada para os mercados fora do Japão (Europa e Estados Unidos), a Dax original era uma moto leve, ágil e fácil de conduzir. Apelava tanto aos motociclistas menos experientes como aos mais experientes, pois era uma moto divertida. O motor usado era baseado no motor da Super Cub, mas com pequenas modificações ao nível da admissão e do escape de forma a garantir mais binário a baixas rotações.
Estava disponível em versões de 50 cc e 70 cc, com embraiagem centrífuga e três relações de caixa, forquilha telescópica, amortecedor hidráulico e pneus com desenho de rasto específico para melhorar a estabilidade e manobrabilidade, mesmo nas aventuras fora de estrada.
1972 – Honda ST90 Mighty Dax
A ST90 Mighty Dax contava com um quadro em T mais rígido, mais largo, e um guiador estilo “mini ape”. O guarda-lamas dianteiro estava colocado em posição elevada, enquanto o motor com maior cilindrada apresentava uma melhor capacidade de aceleração e velocidade. As jantes cresceram para 14 polegadas e estavam cobertas por pneus semi-cardados para um “look!” mais adaptado a aventuras fora de estrada.
1973 – CY50 Nauty Dax
Esta versão nasceu para o mercado de Veículos Recreacionais. A Nauty Dax foi desenvolvida para garantir uma melhor condução em “off-road”. A Honda modificou a abertura das válvulas e introduziu uma caixa de quatro velocidades. O assento dividido em duas partes e a pintura exclusiva eram outros destaques desta versão, que contava ainda com um quadro mais leve.
1995 – ST50 Dax
Depois de 14 anos, a Dax regressou ao mercado japonês. Todos os elementos de design característicos deste modelo mantiveram-se nesta que foi a geração mais recente antes da chegada da nova ST125 Dax. Destaca-se pelo assento mais longo.