InícioNotíciasIchiban – A concept elétrica futurista inspirada na icónica moto do filme...

Ichiban – A concept elétrica futurista inspirada na icónica moto do filme Akira

A Ichiban apresenta-se como uma moto elétrica futurista inspirada na cultura Anime, especialmente no icónico filme Akira de 1988.

-

Ao longo da história do motociclismo, e aqui falamos no período mais recente, tivemos a oportunidade de assistir ao aparecimento de diversos projetos especiais que procuraram dar vida a motos que se tornaram ícones de grandes filmes de Hollywood, mas também da cultura japonesa Anime. E uma das motos mais icónicas e futuristas foi criada para o filme Akira, de 1988, conduzida pelo personagem Shotaro Kaneda e que agora serviu de inspiração para a igualmente futurista Ichiban.

Mais de três décadas após a moto futurista do filme Akira ter feito sonhar os motociclistas e jovens fãs de Anime em todo o Mundo, a equipa liderada pelo designer industrial Ivan Zhurba, decidiu criar a Ichiban e tornar realidade a visão distópica do criador da moto original, Katsuhiro Otomo.

O designer industrial ucraniano e a sua equipa denominaram a sua moto elétrica futurista Ichiban, que em japonês quer dizer “primeiro” ou “a melhor”. Não é a primeira do seu género, e talvez não seja a melhor. Mas a Ichiban apresenta-se como uma proposta futurista com ligações retro a um ícone das duas rodas. E por isso merece a nossa atenção.

E a boa notícia é que, assim que for garantido o financiamento, o próximo passo do projeto é passar à produção!

- PUBLICIDADE -

ichiban

Embora não seja possível dizer que o design da Ichiban replica na perfeição a moto do filme, a verdade é que a sua silhueta, e, principalmente, a sua pintura em vermelho e branco fazem essa ligação.

Esta moto elétrica opta por um formato de ângulos vincados, apostando exclusivamente em painéis retangulares que cobrem praticamente todos os seus componentes. O próprio painel de instrumentos integrado no guiador adota um layout típico dos veículos futuristas criados nos anos 80 e 90.

Em termos técnicos, a Ichiban apresenta características interessantes a ter em conta. Nomeadamente um sistema de motor duplo capaz de gerar uma potência de 45 kW, que permite a esta moto elétrica atingir os 100 km/h em apenas 3,5 segundos. As baterias integradas no design permitem percorrer 250 km com uma carga, sendo que a marca revela que podem ser carregadas até 70% em 30 minutos.

Para garantir uma performance ainda mais entusiasmante existe o modo Godzilla, que quando ativado permite ao condutor da Ichiban usufruir de um “boost” adicional de potência para garantir máxima performance e aceleração durante um máximo de 10 segundos.

ichiban

- PUBLICIDADE -

De acordo com a marca, a Ichiban contará com modos de transmissão interligados aos modos de condução, controlo de tração para ajudar o condutor a gerir a aderência do pneu traseiro, sendo que a travagem conta também com auxílio de um sistema de ABS.

Neste momento esta proposta futurista elétrica não passa ainda de um conceito.

Se tudo correr conforme o previsto, a Ichiban passará à fase de protótipo para poder ser testada, sendo que no final será produzida. Não existem prazos definidos para cada um destes passos, nem preço. Clique aqui para saber mais sobre este projeto .

Galeria de fotos Ichiban x Akira

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -