O dia 13 de fevereiro ficará para sempre na memória dos responsáveis do concessionário português MotoStrada Porto. Isto porque foi neste dia, durante o Salon du 2 Roues, em Lyon, França, que a Indian Sport Chief RT ‘Bastard’ foi declarada como a grande vencedora do concurso de personalizações “First 6” promovido pelo fabricante americano Indian Motorcycle.
Com o objetivo de mostrar aos motociclistas a grande polivalência, no que a personalizações diz respeito, da recentemente lançada Sport Chief RT e da gama Chief, a Indian Motorcycle concebeu um concurso de personalizações onde pediu a alguns concessionários europeus que criassem versões modificadas desta novidade de 2025.
Cada concessionário teria apenas seis semanas para concretizar o seu projeto, um “timing” que se iniciava a partir do momento em que a moto fosse entregue para começar a ser trabalhada pelas equipas dos concessionários.
As visões dos seis concessionários escolhidos para o concurso “First 6” foram do mais diverso que se pode imaginar. As motos personalizadas foram reveladas durante a Moto Bike Expo, em Verona, Itália, ao que se seguiu um período de votação pública que terminou a 11 de fevereiro.
Agora que foram contabilizados os votos do concurso “First 6”, a Indian Motorcycle anunciou o grande vencedor: a Sport Chief RT ‘Bastard’ idealizada e fabricada pelo concessionário MotoStrada Porto.
Baseando-se no ADN de performance e competição da Indian Motorcycle, a Bastard conquistou a imaginação dos fãs com a sua postura agressiva e imponente, um estilo marcante e a fusão entre desempenho moderno e rebeldia de inspiração clássica.
O objetivo da MotoStrada Porto, que é concessionário exclusivo da marca americana desde 2015, foi maximizar o espírito jovem e irreverente da Sport Chief RT, refletindo o estilo moderno sem alterar demasiado a moto, tentando ao mesmo tempo utilizar o máximo possível de componentes e acessórios originais.
E quais foram as modificações operadas pela equipa portuguesa e que levaram à criação da Sport Chief RT ‘Bastard’?
Começamos pela performance. Para melhorar a performance, a MotoStrada Porto optou por instalar uma forquilha Öhlins na dianteira, combinada com amortecedores traseiros Öhlins com depósito externo.
Foram obrigados a modificar o guarda-lamas frontal para se adaptar à nova dianteira. Com as pinças Brembo de série na dianteira da Sport Chief RT, o concessionário português selecionou então um cilindro mestre Brembo a condizer, concebido para a Indian FTR.
Outros componentes com influência no comportamento da moto incluem a instalação de um filtro de ar da Performance Machine, um sistema de escape da Dr. Jekill and Mr. Hyde, e jantes de raios exclusivas da Kineo, tudo complementado por acessórios genuínos da Indian Motorcycle, como os apoios elevados do guiador, as manetes de travão e embraiagem da FTR, um para-brisas mais alto e a nova coluna Bluetooth PowerBand Audio que foi criada para a gama Indian Chief.
Inspirada nas motos do campeonato King of the Baggers e nas competições Superhooligan, a pintura concebida para a ‘Bastard’ combina tons de carbono e cinzento com um exuberante padrão esbatido em xadrez e linhas douradas, criando uma ligação aos modelos clássicos da Indian Motorcycle.
O processo de pintura foi extremamente complexo, com o risco de ter de recomeçar do zero em cada etapa.
Aplicada em três fases — primeiro a pintura hidrográfica de carbono, depois a camada cinzenta e, por fim, os detalhes finos em dourado —, a MotoStrada Porto não tinha certezas sobre o resultado final, uma vez que cada nova fase podia comprometer a anterior. O assento também foi personalizado com um acabamento efeito carbono, a condizer com o esquema de pintura principal.
Refira-se que a proposta portuguesa bateu num despique renhido até final outras motos personalizadas de elevado calibre. A segunda classificada do “First 6” foi a britânica ‘No Comply Society’ do concessionário Krazy Horse, e o Top 3 ficou completo com a francesa ‘Top Fuel’ concebida pela Indian Motorcycle Metz.
“A resposta às personalizações First 6 dos concessionários tem sido incrível, e só quero deixar um enorme agradecimento a todos os concessionários por aceitarem o desafio e superarem todas as expetativas”, começou por afirmar Ola Stenegärd, Diretor de Design da Indian Motorcycle, no momento de anunciar a vencedora. “A ‘Bastard’ da MotoStrada Porto foi meritoriamente a vencedora, encarnando o espírito de desempenho, estilo e individualidade que definem a Sport Chief RT. Estou feliz por a decisão ter sido através de votação pública, porque eu, pura e simplesmente, não conseguiria escolher apenas uma única moto a premiar. Cada moto apresentou o seu próprio estilo, detalhes inovadores, peças belíssimas e trabalhos de fabrico e pintura impressionantes. Fiquei verdadeiramente impressionado com todo o esforço colocado em cada uma destas criações e com o que estas seis equipas conseguiram alcançar num prazo tão curto”.
A MotoStrada Porto está assim de parabéns!
Os motociclistas poderão ver a Sport Chief RT ‘Bastard’ e as restantes personalizações “First 6” na 24ª edição da Motocykl Exhibition, que decorre de 6 a 9 de março, em Praga, na República Checa.
Fotos da MotoStrada Porto – Indian Sport Chief RT ‘Bastard’
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!