ISDE 2022 – Vitórias lusas a fechar

As seleções nacionais sénior e júnior terminaram os International Six Days Enduro 2022 em 20º e 9º, fechando a prova com vitórias.

isde

As seleções nacionais sénior e júnior marcaram presença nos International Six Days Enduro 2022, prova que este ano se realizou na localidade francesa Le Puy en Velay, fechando esta participação com duas vitórias.

A seleção sénior, composta pelos pilotos Gonçalo Reis (que desistiu da competição lesionado), Diogo Vieira, Ricardo Wilson e Abel Carreiro, confirmou a 20ª posição final. Já a seleção júnior, composta pelos pilotos Frederico Rocha, Renato Silva e Tomás Clemente, terminou no 9º lugar.

Nestes ISDE 2022 o dia de enceramento ficou dedicado ao tradicional e festivo motocross, que assinalou assim o fecho de seis intensos dias de competição.

isdeMesmo sendo um dia de festa, os pilotos lusos brilharam com as vitórias de Abel Carreiro no Grupo C e Renato Silva no Grupo B Júnior, elevando assim bem alto as cores nacionais e mostrando qualquer um deles o potencial para poder almejar a outros patamares em termos de carreira.

Mesmo sem contar com os principais protagonistas na época nacional em 2022, as seleções nacionais voltaram a mostrar o valor dos pilotos que as integraram, com nota muito positiva para aqueles que pela primeira vez estiveram na prova.

Destaque também para a comitiva da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), uma equipa que trabalhou de forma a garantir as melhores condições de trabalho possíveis para que depois no terreno os pilotos lusos pudessem dar o melhor de si.

isdeEm relação ao lesionado Gonçalo Reis, o piloto já fez questão de esclarecer, através de uma publicação na sua página no Facebook, a lesão sofrida nos ISDE 2022:

“Antes de mais quero dar os meus parabéns a todos os pilotos portugueses que acabaram estes 6 dias espetaculares. Quero também agradecer a todos que me mandaram mensagem e se preocuparam em saber como eu estava. Eu neste momento estou já 90% recuperado, já com poucas dores e fora de perigo de hemorragias internas e de algo grave das partes masculinas. Foi apenas um susto grande. Quero agradecer a toda comitiva portuguesa e federativos, e ao meu Dr. Branha que me acompanhou sempre. Obrigado a todos e força Portugal!”.

Quanto aos vencedores em ambas as categorias, a Grã-Bretanha foi a melhor nos séniores, a primeira vitória desde 1953, na frente dos italianos que conseguiram bater, mesmo no fim dos ISDE, a formação espanhola que assim fechou o pódio.

Já nos júniores a seleção vencedora foi a italiana que assim defendeu com sucesso o título, enquanto a Finlândia foi a segunda classificada e o pódio a ficou completo com a presença dos australianos.