Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR – Mais potência e tecnologia

A marca de Akashi renova a sua superdesportiva. As Kawasaki Ninja ZX-10R e ZX-10RR ganham potência e mais tecnologia em 2023.

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O Mundial Superbike está quase a começar, e foi precisamente a pensar neste campeonato que a Kawasaki apresentou uma “refrescada” Ninja ZX-10R e também a variante especial de homologação para a competição, a ZX-10RR.

Para 2023 a marca de Akashi optou por retocar a Ninja mais poderosa do seu arsenal de modelos de estrada – sem contar com a H2 de motor sobrealimentado –, pese embora as novidades sejam muito poucas no caso da versão base ZX-10R.

Na nova Ninja ZX-10R encontramos um motor quatro cilindros em linha que ganha 1 cv, quer seja sem ajuda do “ram air”, quer seja com o famoso sistema da Kawasaki em funcionamento. Isto significa que a marca japonesa passa a declarar que a potência da Ninja ZX-10R é agora de 203 cv, sendo que com o “boost” conferido pelo efeito “ram air” este valor sobe para os 213 cv.

ninjaNum segmento onde o fator aerodinâmica é tão relevante, a Kawasaki mantém inalterado o “pack” composto pelas asas integradas na carenagem frontal, e que conferem à superdesportiva japonesa a sua imagem tão peculiar e futurista. Desta forma a Ninja ZX-10R oferece mais estabilidade a alta velocidade, para além de permitir ao seu condutor atacar as trajetórias mais agressivas em curva com uma maior sensação de confiança na frente da moto.

Para além do evoluído pacote aerodinâmico, um outro pacote, neste caso eletrónico, garante que o condutor consegue explorar a Ninja da melhor forma possível em estrada.

As possibilidades de ajuste dos parâmetros de ajudas à condução são variadas, com destaque para modos de potência, controlo de tração S-KRTC especificamente parametrizado para a superdesportiva, controlo do efeito travão-motor, ou ainda o quickshift bidirecional e o cruise control eletrónico. Tudo isto controlado por uma plataforma de medição de inércia fornecida pelos especialistas da Bosch.

As suspensões continuam a cargo da Showa, incluindo forquilha Balance Free Front Fork (BFF) e amortecedor traseiro Showa BFRC Lite.

ninjaE se a Ninja ZX-10R será a opção base para quem quer uma superdesportiva de estrada, a Kawasaki mantém em catálogo, até para efeitos de homologação para competição, a Ninja ZX-10RR, que oferece uma performance superior e que este ano ganha um sistema exclusivo para uso em pista.

Esse sistema é o VAI – Variable Air Intake, que na prática significa que a Ninja ZX-10RR ganha condutas de admissão de comprimento variável. O sistema utiliza condutas de admissão que se movimentam no interior da caixa de ar, graças a mecanismos específicos, e que alteram o comprimento das condutas de acordo com as rotações e velocidade a moto.

Quando estão posicionadas no seu comprimento máximo, o VAI deixa passar o ar na admissão de forma mais direta para permitir ao quatro cilindros em linha exprimir melhor a sua performance em altas rotações. Na sua posição mais curta, o ar é obrigado a passar pelas condutas, o que otimiza a performance a baixos e médios regimes.

ninjaComo referimos, este sistema é exclusivo para utilização em pista. Isto significa que os motociclistas que comprem uma ZX-10RR para conduzir em estrada não vão desfrutar do VAI na sua plenitude, pois de fábrica as condutas estarão posicionadas e fixas no seu comprimento máximo.

O sistema apenas estará a funcionar a 100% quando o proprietário da Ninja ZX-10RR adquirir e instalar diversos componentes de competição como a centralina especial, um controlador específico para pista, e cablagem de competição. Tudo isto é, recordamos, para utilização exclusiva em pista.

Para além do VAI, que é sem dúvida a grande novidade neste modelo especial de homologação para o Mundial Superbike, a Kawasaki confirma que no interior dos cilindros encontramos bielas Pankl mais leves e pistões de fricção reduzida da Pankl. Tudo isto para garantir que a potência sobe para 204 cv ou 214 cv contando com o efeito “ram air”. Sem esquecer também as jantes ultraleves assinadas pela Marchesini.

E, tal como em anos anteriores, a ZX-10RR apenas estará disponível em quantidade limitada e na opção de cor Lime Green.

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