O mês de junho está a ser bastante interessante ao nível da apresentação de novidades, com diversos fabricantes a revelarem os frutos do seu trabalho. Um desses fabricantes que acaba de apresentar uma muito aguardada novidade é a Kawasaki, que decidiu renovar a supersport Ninja ZX-6R.
A marca de Akashi apresenta esta nova geração da icónica Ninja ZX-6R como a “obsessão das supersport”, e para os fãs das desportivas 600 cc e motor quatro cilindros em linha, a proposta japonesa apresenta-se mais forte do que nunca!
Esta nova geração, que é anunciada como sendo modelo de 2024, mas que, espera-se, chegue em breve aos concessionários oficiais da Kawasaki incluindo em Portugal, em breve, embora o importador Multimoto ainda não tenha confirmado nem a data precisa ou o preço do modelo, chega carregada de novidades técnicas e tecnológicas que reforçam as suas ambições dentro do segmento supersport e oferecem aos motociclistas os argumentos que maximizam a paixão por este tipo de motos.
O grande destaque na nova Kawasaki Ninja ZX-6R é a utilização, como se esperava, de asas aerodinâmicas, neste caso perfeitamente integradas na carenagem dianteira. Esta é uma solução aerodinâmica que a marca de Akashi já tem vindo a adotar noutros modelos Ninja, nomeadamente na poderosa ZX-10R / RR, e que vem trazer à ZX-6R a capacidade de se poder beneficiar de maior estabilidade e menor tendência da frente em levantar nos momentos de aceleração.
De uma forma geral, as novas asas aerodinâmicas não levaram a uma remodelação drástica do design da Ninja ZX-6R, com a Kawasaki a alterar apenas os painéis necessários à sua instalação. Por outro lado, as asas destacam o trabalho feito pelos designers e engenheiros aerodinâmicos de Akashi, que conseguiram desenvolver um conjunto de carenagens que se interligam de forma a criarem um efeito 3D, com múltiplas camadas.
A iluminação desta supersport passa agora a ser totalmente em LED, o para-brisas desportivo inclui recortes para reduzir o efeito “buffeting” a alta velocidade, o que melhora significativamente o conforto do condutor devido à menor pressão ou instabilidade aerodinâmica provocada pela passagem do ar sobre o para-brisas, e o painel de instrumentos é agora um ecrã LCD a cores e com 4,3 polegadas.
Refira-se que graças a este novo painel de instrumentos totalmente digital, a Kawasaki Ninja ZX-6R permite que o seu condutor conecte um smartphone, através de ligação Bluetooth e da app Rideology. Desta forma o condutor tem acesso a muitas informações úteis diretamente no seu smartphone.
Também se deve destacar que agora o painel de instrumentos inclui novidades como indicador de troca de caixa por informação luminosa, aviso de manutenção e troca de óleo, modo de condução selecionado, chamadas telefónicas ou mensagens. Para aqueles condutores que desejem adotar um estilo de condução mais ecológico, um ícone de condução económica é apresentado no painel de instrumentos indicando que o condutor está a poupar gasolina.
Do ponto de vista técnico, a Kawasaki Ninja ZX-6R mantém o motor quatro cilindros em linha e com 636 cc. Para garantir que este tetracilíndrico cumpre com as mais recentes normas de homologação Euro5, os engenheiros japoneses modificaram o perfil das árvores de cames, redesenharam as trompetas de admissão, e ainda redesenharam os coletores de escape.
Estas alterações, para além da questão das emissões Euro5, visam otimizar a resposta do motor em baixos e médios regimes, tornando assim a Ninja ZX-6R numa desportiva mais agradável de explorar em estrada.
A potência, graças ao sistema Ram-Air, atinge os 129 cv às 13.000 rpm.
Por outro lado, as modificações técnicas continuam com a introdução de discos de travão totalmente redondos, abandonando assim o desenho recortado de gerações anteriores.
As suspensões ficam a cargo da Showa, com destaque para a forquilha SFF-BP, enquanto o pacote eletrónico ou de ajudas à condução inclui modos de condução que integram o controlo de tração (3 níveis de ajuste) e modos de potência, mas também, e para perder o menos tempo possível nas trocas de caixa, um valioso quickshift de série.
Quanto a cores disponíveis, a Kawasaki revela que a nova Ninja ZX-6R poderá ser adquirida na variante Lime Green/Ebony ou ainda na opção que combina Metallic Graphite Gray e Metallic Diablo Black. Seja qual for a opção escolhida, os pneus que cobrem as jantes de liga leve de 17 polegadas são os Pirelli Diablo Rosso IV.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!