Keeway TX450R – Uma nova trail ao melhor estilo “Dakariano”

A Keeway entra no segmento trail com uma proposta ao melhor estilo “Dakariano”. Aqui ficam os detalhes da Keeway TX450R.

keeway

Temos visto diversos fabricantes, principalmente asiáticos, a apostarem cada vez mais forte nos modelos trail de estilo “Dakariano”. Motos com clara inspiração nos modelos de competição rally raid que vemos a batalhar pelas vitórias no Rali Dakar e competições de cross-country, e que permitem ao comum motociclista imaginar-se como um verdadeiro piloto de “off road”. E a mais recente proposta vem da Keeway, marca que acaba de mostrar ao mundo a sua nova TX450R.

Esta novidade da Keeway quase se pode ver como uma moto de competição oficial para o Rali Dakar, com uma estética muito particular, onde se destacam as carenagens compactas e um frontal onde brilha (literalmente!) uma ótica que inclui diversos LEDs para uma iluminação superior.

O caráter desta trail TX450R é claramente de moto de rali, pensada para um uso em condições extremas fora de estrada.

tx450rA altura disponível ao solo é disso um bom exemplo, fruto de suspensões de curso longo e totalmente ajustáveis fornecidas pela Fast Race: 280 mm! No eixo dianteiro destaca-se uma jante de 21’’ enquanto na traseira encontramos nesta proposta da Keeway uma jante de 18’’, ambas de raios anodizados e cobertas por pneus cardados Pirelli RallyCross MT21.

O enorme assento ao melhor estilo deste tipo de motos esconde debaixo de si nada menos do que três depósitos de combustível. Dois têm tampa à frente, e um terceiro depósito com tampa na traseira. De acordo com a Keeway a capacidade total é de 28 litros, o que permitirá alcançar autonomias assinaláveis.

O motor é um monocilíndrico de 449 cc e encontra-se instalado no interior de um quadro dupla trave fabricado em alumínio fundido, sendo o cárter protegido por uma proteção em fibra de carbono.

Esta unidade motriz tem refrigeração por líquido e duas árvores de cames à cabeça, injeção eletrónica, e com tudo isto a potência anunciada é de 44 cv às 8.000 rpm, enquanto o binário máximo é de 38 Nm. Valores interessantes e que são explorados pelo condutor com recurso a uma caixa de 6 velocidades com escalonamento específico para permitir que a TX450R seja mais fácil de conduzir fora de estrada.

Outros destaques desta novidade aventureira são o painel de instrumentos TFT a cores de grande dimensão que está fixo a uma aranha em fibra de carbono, fichas para carregar e ligar dispositivos móveis, guiador com punhos que incluem comandos retroiluminados, e ainda o necessário ABS que, esperamos, disponibilize modos de funcionamento específicos para “off road”.

Para já a Keeway não revela mais detalhes sobre esta surpreendente TX450R. Não sabemos preços (nem sequer estimativas de valores), nem muito menos quando é que esta proposta que tanto interesse desperta nos apaixonados pelas grandes aventuras fora de estrada estará disponível nos concessionários da marca que em Portugal é representada pelo grupo Multimoto.

Esperemos em breve ter mais novidades sobre a nova Keeway TX450R.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!