O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria inicia hoje, quinta-feira, no circuito do Estoril, a sua temporada, apostado em conseguir a “qualificação para as duas corridas” da prova de abertura da edição de 2019 da mais importante competição europeia para jovens no âmbito do motociclismo de velocidade. Em pista estarão seis dezenas de pilotos, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, de 18 nacionalidades, distribuídos por duas séries. Todos dispõem do mesmo modelo de moto (Honda NSF 250R), equipada com motor de 250 centímetros cúbicos a quatro tempos, com cerca de 60 cavalos, e pneus Dunlop.
A poucas horas de iniciar a sua segunda época na European Talent Cup (ETC), o único representante nacional na competição assume que vai “tentar andar rápido nas qualificações”, no sábado, para poder alinhar, no dia seguinte, na série dos pilotos com melhores tempos. “É o primeiro passo para poder estar, de forma consistente, na luta pelos pontos lá para meio da temporada, que é, honestamente, o objetivo que tenho em mente”, confessa “Kiko” Maria.
Isto porque a organização, a cargo da espanhola Dorna, viu-se obrigada, pela primeira vez, a dividir em duas séries os participantes, atendendo ao facto de mais de seis dezenas de jovens pilotos se terem inscrito na edição deste ano daquela que é considerada, entre os amantes da modalidade, como o grande trampolim para os jovens dos escalões de formação que ambicionam chegar ao Mundial de MotoGP.
Na primeira série, estarão os mais rápidos nas qualificações, que no domingo farão duas corridas, com os pontos a serem repartidos pelos 15 primeiros. Cada corrida terá 16 voltas, começando a primeira às 11 horas e a segunda três horas depois, enquanto os mais lentos nos treinos cronometrados serão agrupados na segunda série, cumprindo apenas uma passagem pelo circuito estorilista, a partir das 16 horas.
“Trabalhámos bastante no defeso e já há uma química muito positiva entre mime a equipa. Mas, naturalmente, só em condições de corrida conseguiremos evoluir. É com esse espírito e decidido a entrar na série dos mais rápidos que vou estar no Estoril, tanto mais que será a prova da ETC em que mais público terei a apoiar-me”, assinala o jovem piloto português, que nesta quinta-feira completa 15 anos.
Confiante na repetição da “experiência fantástica” que foi a sua estreia na ETC, em 2018, “Kiko” Maria espera “receber a melhor prenda” no domingo e poder “continuar a crescer como piloto” com o andar da temporada. Para tanto, acrescenta, conta rentabilizar o “conhecimento que tem das pistas” onde as provas se irão disputar, maioritariamente em Espanha, e a sua integração na Leopard Impala Junior Team, que no ano passado proporcionou ao espanhol Javier Artigas o triunfo na competição e cuja representação principal alinha no Mundial de Moto3.
Com efeito, esta edição da ETC compreende sete provas, num total de 12 corridas, passando por seis circuitos: Estoril (neste fim de semana), Valência (nos próximos dias 27 e 28, repetindo a 9 e 10 de Novembro), Barcelona (8 e 9 de Junho), Aragão (27 e 28 de Julho), Jerez de la Frontera (28 e 29 de Setembro) e Albacete (12 e 13 de Outubro).
Paralelamente, em todas elas irão disputar-se as provas pontuáveis para os campeonatos europeu de Moto2 e Mundial de Moto3 Junior desta época, com, respectivamente, 34 e 38 pilotos inscritos, todos estrangeiros, na jornada inaugural.
Nos planos de “Kiko” Maria para aquela que será a sua quarta temporada desportiva– depois de em 2016, com 12 anos apenas, se ter estreado com um 3.o lugar, em Navarra, Espanha – estão ainda os campeonatos nacionais de Portugal e Espanha de PréMoto3, categoria em que é vice-campeão nacional.
No total, serão 20 provas, 27 corridas e mais de uma dezena de testes durante uma temporada que só terminará a 10 de Novembro.