KTM revela os TFT V80 e H88 – Quanto maior… melhor!

A KTM revelou as novas opções de painel de instrumentos. Ecrãs TFT de 8 e 8,8 polegadas. Veja aqui os detalhes dos V80 e H88.

Há quem diga que quanto maior… melhor! E a KTM está decidida a mostrar que essa forma de pensar é de facto a mais acertada, tendo a marca austríaca revelado os novos painéis de instrumentos que se destacam precisamente pelas suas dimensões sobredimensionadas.

Com foco em diferentes tipos de utilizações, os novos TFT da marca austríaca são denominados de V80 (vertical de 8 polegadas) e H88 (horizontal de 8,8 polegadas).

Esta é considerado pela KTM como o início de uma nova era em termos de interface motociclista / moto, definido pela marca como o HMI – Human-Machine Interface, integrando um painel de instrumentos TFT de alta resolução e sensível ao toque, novos comandos de punho e ainda a possibilidade de conectar com um smartphone.

De acordo com o comunicado oficial da KTM, o objetivo da introdução destes painéis de instrumentos V80 e H88 é permitir ao condutor usufruir de uma experiência de condução mais imersiva, mais intuitiva, sem criar tantas distrações.

ktm

O TFT apresenta uma resolução de 1280 x 720. A sua construção permite reduzir ao mínimo os reflexos, sendo que o ecrã sensível ao toque é resistente às ‘dedadas’ que normalmente surgem quando utilizamos os dedos para navegar pelas opções disponíveis. Refira-se ainda que estes inovadores TFT apresentam uma capacidade de 256.000 cores, quando até agora os ecrãs tinham capacidade de 65.000 cores.

Isto traduz-se numa capacidade superior de apresentar ao condutor da moto as informações e grafismos em maior detalhe.

Para facilitar o uso do sistema, a KTM introduz nos V80 e H88 botões virtuais que servem de atalho, personalizáveis, e permitem ao condutor rapidamente acionar funções como aquecimento dos punhos ou assento, ou luzes de nevoeiro nas motos que tenham estas opções.

Por outro lado, o condutor poderá personalizar a aparência do TFT. Existem cinco opções de “layout” disponíveis, sendo possível também dividir o ecrã para que sejam apresentadas as informações que mais são utilizadas.

Os novos ecrãs TFT da KTM são ainda acompanhados pelos novos comandos nos punhos. Entre os novos botões encontramos um específico para selecionar os modos de condução, um novo joystick de 5 vias e botão de regresso ao menu anterior, novos botões de cruise control, iluminação, sendo que as patilhas do AMT – Automated Manual Transmission também fazem parte desta renovação.

Para os modelos KTM que não estejam equipados com a transmissão automática, as patilhas que seriam para trocar de caixa com o AMT, podem ter a sua função associada personalizada ao gosto ou preferência do condutor.

Como se tudo isto ainda não fosse suficiente, os painéis de instrumentos TFT V80 e H88 integram agora navegação GPS offline.

O sistema permite agora que o condutor possa dar uso a navegação em tempo real sem que a unidade esteja conectada ao smartphone. Significa que será possível seguir percursos usando direções de condução ‘ativas’, percursos do ponto A ao ponto B, encontrar pontos de interesse ao longo do percurso, entre muitas outras opções que deixam de requerer que o condutor utilize o seu smartphone.

A KTM não revela ao certo quais os modelos da sua gama que vão poder contar com estes novos painéis de instrumentos premium, o V80 e o H88. Mas tendo em conta a sua ‘configuração’, podemos presumir que a opção vertical V80 será aplicada aos modelos de aventura, enquanto a opção horizontal H88 será usada nos modelos mais desportivos ou de estrada.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!