O Dakar é considerado por muito como uma maratona. Uma prova de esforço, de destreza, de resistência, muitas vezes de resiliência e superação. Adjectivos que ajudaram a construir 40 anos de história de uma prova que já percorreu África de uma ponta a outra e elevou ao estatuto de deuses nomes como os de Stéphane Peterhansel, Cyril Després ou Marc Coma, pilotos que integram a lista de vencedores ‘crónicos’ da prova.
Mas aquilo que fez a diferença entre uns e outros foi a maior ou menor capacidade de navegar em ritmo rápido, uma tarefa onde os acima referidos se revelaram sempre superiores e deixaram muitos com o sonho de vencer o Dakar por atingir. Mas este Dakar tem revelado uma realidade bem distinta e quando olhamos para a classificação geral após as quatro primeiras etapas, são menos de dez os minutos que separam os sete primeiros, numa clara demonstração que a velocidade é cada vez mais um factor determinante para se vencer o Dakar, pelo menos nas duas rodas.
Pilotos como Matthias Walkner, Toby Price ou Sam Sunderland – curiosamente os três últimos vencedores da prova – são conhecidos por isso mesmo mas também pelos momentos de ‘loucura’ aos comandos das suas motos, com saltos dignos de qualquer pista de motocross ou de Steve Mcqueen no filme ‘A Grande Evasão’ quando aos comandos da sua Triumph TR6R protagoniza um dos momentos mais épicos do cinema.
Mas ‘fitas ás parte’ o Dakar é actualmente uma prova de velocidade e talvez por isso a ASO esteja a ser ainda mais rigorosa com o controle dos ‘Road-Book’ para acabar de vez com os conhecidos ‘Map Men’ que preparam ao pormenor as indicações para os pilotos das equipas oficiais e permitem que estes andem ainda mais à vontade. Talvez por isso ainda ninguém conseguiu ganhar uma vantagem digna desse nome quando estamos no derradeiro dia da primeira semana e garantidamente que por tudo isso não temos neste momento um Dakar reduzido em termos de verdadeiros candidatos ao primeiro lugar, excepção feita a Joan Barreda que seguramente era um dos primeiros se ainda estivesse em prova.
Hoje chegaremos ao final da primeira semana, em 2018 o Dakar decidiu-se com menos de 20 minutos entre os dois primeiros e no ano anterior com pouco mais de 30 minutos…e em 2019 como vai ser? Uma maratona ou uma corrida de sprint em dez etapas?