O neerlandês Marc Bongers, uma das figuras de destaque nos projetos de Superbike e Resistência da BMW Motorrad Motorsport, já não é o diretor desportivo do departamento de competição da marca de Munique. Quem o confirma é Sven Blusch, presidente desse mesmo departamento.
Num momento em que estamos perto de iniciar a temporada 2025 do Mundial Supebike, aquele que era o grande responsável por liderar os destinos da equipa oficial ROKiT BMW Motorrad WorldSBK, e que ficará para a história da marca alemã como o líder que ajudou a criar as condições para Toprak Razgatlioglu conquistar o primeiro título de pilotos da BMW Motorrad nas Superbike, abandona as suas funções e é substituído precisamente por Sven Blusch.
Bongers, que já tinha acumulado vasta experiência no mundo da competição dentro da marca, assumiu as funções de diretor desportivo da BMW Motorrad Motorsport em junho de 2024. Supervisionou pessoalmente o desenvolvimento da M 1000 RR nas suas especificações de SBK, mas também para competir no Mundial de Resistência FIM.
O grande triunfo de 2024 pelas mãos de Toprak Razgatlioglu foi visto também como uma conquista de Marc Bongers, que se esperava que continuasse no projeto mais uma temporada, precisamente para defender o inédito título conquistado no ano passado.
Porém, e de acordo com as palavras de Sven Blusch ao portal alemão Speedweek, o diretor neerlandês deixa as suas funções para se dedicar a um outro tema, que de momento está no ‘segredo dos Deuses’:
“A minha posição permanece a mesma”, começa por referir Blusch. “Mas agora avançámos tanto na parte estratégica que podemos rapidamente reagir às situações e passar às fases seguintes. O Marc (Bongers) estará ocupado com um outro tema, mas não posso dizer ainda qual é. A sua experiência é preciosa para os argumentos que estamos a analisar. Decidimos isto em conjunto. Quando pensamos em reorganizar e pensamos no desporto de forma diferente, chega um momento em que temos de seguir novos caminhos. Isto é o que decidimos em conjunto”.
Com a saída de uma figura tão proeminente no projeto desportivo da BMW Motorrad Motorsport, Sven Blusch vai agora assumir um papel mais presente nas decisões em pista, mas vai apoiar-se mais ainda no diretor técnico Chris Gonschor, sem esquecer o diretor de equipa Shaun Muir que estará sempre em pista.
Quanto a Marc Bongers, e sabendo da sua enorme experiência no mundo da competição, e dos sucessos alcançados como se viu em 2024, ao que juntamos a suposta vontade da BMW Motorrad entrar em MotoGP a partir da temporada 2027, podemos imaginar que o tal ‘tema secreto’ a que Sven Blusch se refere, poderá ser o novo projeto de MotoGP que está a ser possivelmente desenvolvido precisamente por Marc Bongers.
Veremos agora quais serão os próximos capítulos nesta história de uma possível entrada em MotoGP, e se a BMW Motorrad Motorsport conseguirá defender o título de Superbike de Toprak Razgatlioglu.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!