Marcas de intercomunicadores criam padrão de integração universal

Várias marcas de intercomunicadores juntaram-se para criar um padrão universal para a integração destes equipamentos em capacetes.

Definir um modelo padrão de fixação e integração de intercomunicadores em capacetes foi o objetivo das marcas Cardo, Midland, Uclear e Sygn House (dona da marca B+Com). Estas empresas uniram esforços e acabam de anunciar um padrão industrial para os sistemas de comunicação integrados em capacetes para motociclistas, o que irá flexibilizar a sua montagem ou substituição independentemente da marca do equipamento.

Com este novo padrão, os fabricantes de capacetes podem, potencialmente, acelerar o processo de integração dos dispositivos de comunicação nos seus novos modelos com homologação 22.06, oferecendo ao mesmo tempo aos motociclistas a possibilidade de escolherem entre diversas marcas, reduzindo em simultâneo o tempo e custos de desenvolvimento.

A solução universal de comunicação agora apresentada irá permitir igualmente aos motociclistas a escolha entre um leque variado de opções caso pretendam trocar ou substituir o seu sistema de comunicação, sem terem que se preocupar com aspetos como o desenho ou o conforto.

Falando em nome dos fabricantes envolvidos, Shachar Harari, vice-presidente da área de desenvolvimento de negócio da Cardo, referiu que: «É uma iniciativa muito importante que reuniu alguns dos mais significativos fabricantes de capacetes e sistemas de comunicação. Esta aliança entre diversas companhias irá permitir a criação de uma variedade de sistemas de comunicação compatíveis e integráveis com uma multiplicidade de capacetes, sem necessidade de proceder a ajustes mecânicos especiais em cada modelo.»

Muitos fabricantes de capacetes têm vindo a registar uma procura crescente por sistemas de comunicação integrados, e até agora isto representava custos elevados de pesquisa e desenvolvimento para cada marca, pois não existia um padrão internacional largamente aceite.

Com a criação deste padrão para intercomunicadores, os consumidores serão potencialmente capazes de escolher a sua marca de dispositivos preferida, montar a unidade numa cavidade com formato padronizado na secção traseira do capacete, ligando-a a colunas e microfone integrados.

A este respeito, Shachar afirmou: «Esta abordagem também permite maior liberdade aos consumidores, dando-lhes a possibilidade de utilizar a sua marca preferida de sistemas de comunicação e transferi-la entre capacetes, se assim desejarem. Apelamos aos fabricantes de capacetes para se juntarem a nós e desenharem os seus modelos adotando a solução universal de comunicação.»

Mais detalhes sobre este acordo e as datas de lançamento do projeto serão comunicados em breve por este consórcio e nós aqui na motojornal.pt iremos trazer-lhe todos os desenvolvimentos sobre este assunto.