Mário Patrão apresentou hoje no Auditório do Hospital Lusíadas a sua participação no Dakar 2020 que pela primeira vez se vai disputar na Arábia Saudita. Esta será a sua sétima participação na prova rainha de todo-o-terreno. O piloto apoiado pela Lusiadas Saúde vai disputar a mítica competição aos comandos de uma KTM 450 Rally, integrado novamente na equipa oficial da KTM Factory Racing vencedora da competição nas últimas 18 edições.
O piloto de Seia, que conta com mais de 25 títulos de campeão entre todo-o-terreno e enduro, teve uma temporada dura e exigente apostado que esteve em recuperar dos oito meses que se manteve arredado das competições na sequência do acidente sofrido na pretérita edição do Dakar. Dispondo de apenas quatro meses para recuperar a forma Mário Patrão, com a tenacidade e perseverança que se lhe conhece participou no maior número de provas possível com as mais diversas características com vista a realizar a melhor preparação para aquele que é o mais exigente rali do mundo.
O piloto do Crédito Agrícola conquistou este ano o pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid, o 8º lugar no Panafrica Rally e um lugar muito próximo do Top 20 no Rally de Marrocos, derradeira etapa do Campeonato do Mundo onde estiveram a quase totalidade das principais equipas e pilotos que vão em Janeiro disputar o Dakar. Em 2018 o piloto da BAHCO, tinha triunfado no Maroc Desert Callenge, foi 2º na Taça do Mundo de Bajas e sagrou-se Campeão Nacional de TT3. Estava a ter um desempenho notável no Dakar 2019 quando sofreu a queda que levou ao abandono da prova. Agora, a poucos dias de partir para mais uma grande aventura, mostra-se motivado e preparado para disputar a prova que se vai realizar no continente asiático.
‘Este ano a expectativa passa, acima de tudo, por terminar o Dakar. Estive oito meses arredado das competições para poder recuperar e quando regressei tentei disputar o maior número de corridas possível: bajas, provas de Rally Raid essenciais para a navegação e Marrocos onde encontramos um pouco de tudo. Agora que o grande desafio se aproxima sinto alguma ansiedade. O Dakar é o momento mais desejado da temporada e para o qual nos preparamos todo o ano.’ refere o piloto.
Vasco Antunes Pereira o presidente da Lusiadas Saúde aproveitou a ocasião para salientar que o Mário representa enquanto atleta e como pessoa, um conjunto de valores, uma perseverança, uma dedicação ao desporto que tanto adora e dedica-se de tal forma que demonstra para todos nós enquanto colaboradores da área da saúde aquilo que são espíritos de missão. A 42ª edição do Rali Dakar disputa-se de 5 a 17 de Janeiro e terá a cidade de Jeddah como cenário da partida e a chegada será em Qiddiya. A prova vai contar com um total de 7,5 mil quilómetros, 5 mil dos quais serão disputados ao cronómetro.