A Michelin estreou o seu novo pneu traseiro para MotoGP na primeira ronda da temporada, disputada no Circuito de Jerez-Ángel Nieto em condições extremas, com temperaturas em pista superiores a 50° C. O vencedor da primeira corrida do ano, o francês Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT), colocou à prova as qualidades da sua moto e dos pneus Michelin, e, além de subir ao lugar mais alto do pódio no traçado andaluz, obteve o recorde da volta no que é considerado como um dos circuitos clássicos do calendário.
MotoGP: a mais recente evolução do pneu traseiro MICHELIN POWER SLICK
O novo pneu traseiro da Michelin foi desenvolvido com o objetivo de aumentar a performance, a durabilidade, a tração e a estabilidade, seguindo a máxima da sua estratégia “Performance concebida para durar”, que também se aplica aos pneus de estrada. Este pneu, com a sua nova estrutura, representa um grande passo em frente em termos de prestações, do que resultarão múltiplos recordes da volta mais rápida ao longo da presente temporada.
A Michelin concebeu e desenvolveu o seu novo pneu traseiro nos seus laboratórios em França, assessorada por pessoal e pilotos de MotoGP, antes de poder testá-lo pela primeira vez num circuito do campeonato e com as motos do Mundial. O teste teve lugar na Austrália, no circuito de Phillip Island, onde, além de testar o novo pneu, a Michelin pôde recolher interessantes dados para avaliar as características do composto. No final do ano transacto, nos testes realizados em Valência e em Jerez, foram realizados novos testes de avaliação, e, de regresso a Clermont-Ferrand, a Michelin aperfeiçoou o produto com base nos testes e nos dados recolhidos.
O trabalho de investigação e desenvolvimento realizado pela Michelin com o seu novo pneu traseiro de MotoGP reforça o seu compromisso de melhoria contínua com o objectivo de alcançar as melhores performances possíveis. Os engenheiros da Michelin trabalham em permanência para melhorar os seus pneus, inovar e continuar a progredir. E a competição é um laboratório perfeito para continuar a evoluir os pneus, ao submetê-los a condições extremas. Um conhecimento extremamente valioso, que serve para oferecer aos clientes as melhores performance, segurança e durabilidade também em estrada.
Duplo recorde na estreia do novo pneu Michelin
A estreia do novo pneu da Michelin em Jerez foi um rotundo êxito. O piloto francês Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT) obteve a pole position, bateu o recorde do circuito, com um tempo de 1:36.705 em qualificação, e alcançou a vitória. Este não foi o único recorde do fim de semana, dado que Andrea Dovizioso (Ducati) registou a velocidade de ponta mais elevada de sempre neste traçado: 296,7 km/h. O italiano terminou a corrida na terceira posição, atrás de Maverick Viñales (Monster Energy Yamaha Moto GP).
O recorde da pista chegou a surpreender o tricampeão do mundo de MotoGP, Jorge Lorenzo, que felicitou a Michelin através das suas redes sociais: “Parabéns, também, para a Michelin, pelo novo recorde da pista. 1:36.7 com esta temperatura no asfalto é impressionante. Creio que o novo pneu traseiro funciona muito bem”, referiu o maiorquino.
Por seu turno, Piero Taramasso, responsável da Michelin Motorsport 2R, declarou: “Foi fantástico bater o recorde da volta de todos os tempos este fim de semana, e, também, conseguir a mais elevada velocidade de ponta. É muito bom para nós, uma recompensa pelo duro trabalho realizado. Felicito Fabio Quartararo pela sua primeira vitória em Moto GP, estou certo de que será a primeira de muitas. A sua volta em qualificação foi impressionante, demonstrou a grande capacidade dos nossos pneus numa só volta, e, em seguida, deu mostras de uma grande maturidade na corrida, para utilizar a mesma configuração de pneus e conseguir uma cómoda vitória no domingo”.
Atribuição de pneu de MotoGP para a temporada 2020
A Michelin transportará um total de 1200 pneus para cada corrida. A distribuição para cada piloto, por número de pneus e tipo de composto, será a seguinte (A: soft, B: medium; C: Hard):
Pneus slick (total: 22) -10 pneus dianteiros, com um máximo de 5 de cada especificação: A, B e C -12 pneu traseiros, com um máximo de 6 com especificação A, 5 com especificação B e 4 com especificação C.
Pneus de chuva (total: 13) – 6 pneus dianteiros com duas especificações – 7 pneus traseiros com duas especificações
Pressões de enchimento mínimas recomendadas:
– Slick dianteiro: 1,9 bar – Slick traseiro: 1,7 bar – Pneu de chuva dianteiro: 2,0 bar – Pneu de chuva traseiro: 1,7 bar