Monte Gordo Sand Experience consagrou Todd Kellett e Michel Trannin

O segundo dia do Monte Gordo Sand Experience consagrou os vencedores da Taça do Mundo FIM de Corridas na Areia em motos e quads.

Foi, como se esperava, um fim de festa em grande estilo na primeira edição do Monte Gordo Sand Experience, prova que encerrou a primeira temporada da recém-criada Taça do Mundo FIM de Corridas na Areia. A prova portuguesa disputada no famoso areal da praia algarvia de Monte Gordo foi então o cenário para a consagração dos vencedores deste troféu nas categorias Moto e Quad.

Perante mais uma enchente de fãs de corridas de motos e quads, o Monte Gordo Sand Experience brindou os milhares de pessoas que se deslocaram até ao enorme circuito na areia com um grande espetáculo, abrilhantado ainda mais pelo sol acolhedor em mais um dia de outono.

A segunda manga das motos arrancou às 12H00, onde o foco voltou a estar na luta entre Todd Kellett (Yamaha), o líder do campeonato, e Yentel Martens (Honda), vencedor da primeira manga e ainda com aspirações ao troféu. A vantagem na corrida foi para o belga, que depressa ultrapassou o francês Romain Laurent (Husqvarna), autor de uma excelente partida, para nunca mais largar o comando. Kellett seria o segundo classificado, resultado suficiente para se tornar no primeiro vencedor da Taça do Mundo FIM de Corridas na Areia. O pódio voltaria a ser fechado pelo belga Daymond Martens (Honda).

Entre os pilotos portugueses que participaram nesta edição de estreia do Monte Gordo Sand Experience, o melhor na segunda manga foi Luís Outeiro (Yamaha), que logrou terminar em sétimo, com Paulo Alberto (Yamaha) a também lograr terminar no top 10, ao acabar em nono.

monte gordo sand experienceEm termos de fim de semana, e lembrando que o resultado final é obtido através do somatório das duas mangas, o melhor classificado foi Ricardo Freire (KTM), a terminar a prova em décimo, logo seguido de Gonçalo Reis (GasGas).

Problemas técnicos voltaram a fazer com que António Maio não cumprisse mais que a primeira volta, com igual sorte a calhar também a André Sérgio (Beta).

Nota ainda para as vitórias finais nas respetivas classes para Amandine Verstappen (Yamaha) a triunfar entre as Senhoras, Arnaud Besnier (Honda) entre os Veteranos, Matheo Gerat (KTM) nas MJ1, Sarah Leroy (Kawasaki) entre as MJ2, Sebastien Antony (Yamaha) entre os Veteranos 1, David Megre nos Veteranos 3 e Gilberto e Mário Jordão entre as Duplas. Nas contas finais da Taça do Mundo, para além da já mencionada vitória de Kellett à geral, de salientar ainda os triunfos de Arnaud Besnier entre os Veteranos e Mathilde Denis nas Senhoras.

O público não arredou pé após a corrida das Motos e ainda assistiu à segunda manga dos Quad, que teve lugar às 14H30 deste domingo, tendo tido como primeiro líder o belga Olivier Vandendijck (Honda).

No entanto, o vencedor seria mais uma vez Keveen Rochereau, a repetir o triunfo de ontem e a selar assim o triunfo no Monte Gordo Sand Experience. O francês Pablo Violet fechou o pódio, o que não foi suficiente para suplantar o compatriota Michel Trannin (Honda) na luta pelo troféu mundial.

monte gordo sand experienceO argentino Vito Ferrari voltou a levar o seu KTM à vitória na categoria Junior, enquanto que o francês Benoit Sebert (Yamaha) foi o mais rápido entre os Veteranos, selando assim o título mundial nesta categoria, na frente do português Paulo Fernandes (Yamaha), enquanto que Nathanaelle Abgrall (Yamaha) foi a melhor entre as Senhoras.

Este foi um fim de semana de sucesso para uma nova experiência no desporto motorizado nacional, com reconhecimento por parte do presidente do município de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, que considerou que a prova “Foi um grande êxito, temos os hotéis e os restaurantes cheios, temos o nosso comércio a trabalhar e o nosso objetivo passou por trazer muita gente ao nosso município nesta altura de época baixa. Creio que estamos todos de parabéns pelo êxito alcançado, com este mar de gente aqui e uma prova muito bem disputada”.

Já o presidente do Automóvel Club Portugal (ACP), Carlos Barbosa salientou que “Esta foi uma aposta ganha, desafiámos o município de Vila de Real de Santo António que depressa abraçou este projeto de trazermos provas em areia para Portugal, e a quem agradecemos pelo trabalho fantástico desenvolvido que proporcionou este grande espetáculo que vimos aqui”.

A Monte Gordo Sand Experience é promovida pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e conta com a organização do Automóvel Club de Portugal, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Tendo obtido nota extremamente positiva por parte de todos os intervenientes, e com o público a mostrar que as provas de desporto motorizado têm em Portugal uma boa base de seguidores, o Monte Gordo Sand Experience já está confirmado para uma segunda edição em 2024, integrando um calendário da Taça do Mundo FIM de Corridas na Areia que terá mais do que as três provas deste ano.

Para o próximo ano tudo indica que a prova portuguesa será disputada em novembro ou dezembro, estando a faltar a confirmação oficial por parte da FIM em relação à definição do calendário desta modalidade espetacular.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!