Foi, como se esperava, uma enorme festa de corridas disputadas em areia. O Monte Gordo Sand Race, penúltima prova da Taça do Mundo de Corridas em Areia da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), voltou a ser um fim de semana onde miúdos e graúdos puderam experienciar todas as emoções da competição, e onde para além dos pilotos estrangeiros tivemos em ação diversos pilotos portugueses.
Com o extenso areal da praia algarvia de Monte Gordo a servir de cenário para uma pista exigente para pilotos e máquinas, fossem elas motos ou quads, assistimos a belas corridas sob organização de um evento exemplar do Automóvel Club de Portugal (ACP) , e que no caso das motos permitiram definir o vencedor da segunda temporada da Taça do Mundo de Corridas em Areia.
Esse vencedor é Todd Kellett, o piloto britânico que aos comandos de uma Yamaha dominou em absoluto os acontecimentos na Monte Gordo Sand Race. Venceu a corrida das motos tanto no sábado como no domingo, e com isso, mesmo a faltar uma corrida por cumprir no calendário, voltou a confirmar que é mesmo o maior especialista do Mundo nesta especialidade e tipo de terreno.
Na segunda corrida, Todd Kellett venceu na frente de Jeremy Hauquier e Valentin Madoulaud, dois franceses que trocaram de posição face à corrida disputada no sábado e também eles em Yamaha. Este trio completou 20 voltas, as mesmas que foram cumpridas por mais três pilotos: Maxime Sot e Yentel Martens em Fantic e Tias Callens em Yamaha.
Entre os pilotos portugueses em ação, o maior destaque vai para Luís Outeiro. Tal como os pilotos do pódio, o luso compete com Yamaha, tendo sido o 10º melhor na primeira corrida e na segunda corrida fez ainda melhor e fechou a Monte Gordo Sand Race em 8º na classificação geral!
Também a defender as cores lusas nesta prova tivemos Paulo Alberto a fechar o fim de semana em 11º e Diogo Ventura em 13º.
Refira-se ainda que entre os pilotos FIM que competiram neste fim de semana em Monte Gordo, encontramos António Maio que levou a sua Yamaha ao 11º lugar na classificação geral, sendo que o Major da Guarda Nacional Republicana aproveitou para elevar a sua preparação em piso de areia tendo em vista o próximo Rali Dakar 2025.
Quanto à corrida dos Quad, o francês Keveen Rochereau em Honda impôs a sua lei nas duas corridas, enquanto o campeão nacional de TT em quad, Luís Fernandes (Yamaha) foi também o melhor português nesta categoria em ambas as corridas.
Referência importante para a presença de Joana Gonçalves (Husqvarna) entre as Senhoras nas motos, ela que ficou em segundo atrás da vencedora Amandine Verstappen (Yamaha), que manteve assim o registo imbatível desta temporada, ela que já tinha garantido a vitória final na classe Senhoras na ronda anterior tal o domínio demonstrado.
Depois da Monte Gordo Sand Race temos a derradeira ronda da Taça do Mundo de Corridas em Areia, que se disputa já no próximo fim de semana em França, com a Ronde des Sables Hossegor Capbreton, sendo que a discussão do título de Quads está ainda em aberto entre Pablo Violet e Keveen Rochereau.
Galeria de fotos Monte Gordo Sand Race
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!