InícioAtualidadeMorreu Carlo Ubbiali, Lenda de MotoGP

Morreu Carlo Ubbiali, Lenda de MotoGP

Nascido em Bergamo a 2 de Setembro de 1929, Carlo Ubbiali conquistou nove títulos mundiais. Esta Lenda de MotoGP morreu hoje, com 90 anos.

-

Morreu hoje Carlo Ubbiali, nove vezes campeão mundial. O italiano tinha 90 anos de idade. Ubbiali participou na primeira edição do Campeonato do Mundo de Velocidade, em 1949, na categoria de 125 cc. Logo no ano de estreia conseguiu o seu primeiro pódio, ao terminar o GP da Holanda na terceira posição, atrás dos seus compatriotas Nello Pagani, o vencedor, e Oscar Clemencigh. Terminou a temporada, compostas por apenas três grandes prémios – Suíça (Berna), Holanda (Assen) e Nações (Monza) na quarta posição.

Mas a carreira de Ubbiali tinha começado antes de haver Mundial de Velocidade, e num tom agri-doce. Venceu a sua primeira corrida, a Copa Bergamo, em 1946, com os seus irmãos Franco e Maurizio, mas depois das celebrações, dois dos seus amigos perderam a vida num acidente de viação.

Em 1950 seguinte voltou a correr de Mondial, conseguiu a sua primeira vitória e foi vice-campeão. E foi com a Mondial que conseguiu o seu primeiro título mundial, em 1951.

Apesar de ter pontuado em apenas três das quatro corridas do campeonato, acabou por conseguir o título; para isso contribuiu também o facto de dois dos seus rivais terem falecido em acidentes. Guido Leoni venceu o primeiro GP da temporada em Espanha (Montjuich), a 8 de Abril, mas viria a falecer a 6 de Maio no ‘Circuito de Ferrara’, que não contava para o campeonato. O mesmo aconteceu com Gianni Leoni (apesar do apelido, não são irmãos), vencedor do GP da Holanda e que viria a falecer na véspera do GP do Ulster, em Agosto desse ano.

- PUBLICIDADE -

Dois títulos por ano

Em 1953 Ubbiali foi batido nas 125 cc por Cecil Sandford, que pilotava uma MV Agusta. O britânico venceu três das seis corridas da temporada, enquanto que Ubbiali não chegou a vencer nesse ano. Mesmo assim terminou a temporada em segundo na tabela de pontos.

Talvez por causa do domínio de Sandford, Carlo Ubbiali trocou a Mondial pela MV Agusta; ou talvez porque conhecia bem as MV, porque era mecânico na oficina do pai, que era concessionário MV Agusta. Foi com a marca do Conde Agusta que o italiano fez toda a sua carreira a partir daí e conseguiu oito títulos; mais cinco em 125 cc (1955, 1956, 1958, 1959 e 1960) e três em 250 cc (1956, 1959 e 1960), o que significa que conseguiu dois títulos por temporada em três anos diferentes.

Carlo Ubbiali era conhecido por estudar os seus adversários, para ficar a conhecer os seus pontos fracos. Por isso era conhecido como ‘Raposa’ na imprensa e entre o público, mas no paddock a sua alcunha era o ‘Chinês’, devido à sua pequena estatura.

Depois dos seus dois últimos títulos, Carlo Ubbiali decidiu retirar-se, quando tinha 31 anos de idade. Até hoje continua a ser um dos mundialistas com maior número de títulos (9), a par de nomes como Giacomo Agostini (15 títulos), Angel Nieto (12+1), Mike Hailwood (9), Valentino Rossi (9) ou Marc Marquez (8). É por isso uma das Lendas de MotoGP.

Ler também:

Kork Ballington, nova Lenda de MotoGP

Randy Mamola torna-se Lenda de MotoGP

- PUBLICIDADE -