Morreu Carlo Ubbiali, Lenda de MotoGP

Nascido em Bergamo a 2 de Setembro de 1929, Carlo Ubbiali conquistou nove títulos mundiais. Esta Lenda de MotoGP morreu hoje, com 90 anos.

Morreu hoje Carlo Ubbiali, nove vezes campeão mundial. O italiano tinha 90 anos de idade. Ubbiali participou na primeira edição do Campeonato do Mundo de Velocidade, em 1949, na categoria de 125 cc. Logo no ano de estreia conseguiu o seu primeiro pódio, ao terminar o GP da Holanda na terceira posição, atrás dos seus compatriotas Nello Pagani, o vencedor, e Oscar Clemencigh. Terminou a temporada, compostas por apenas três grandes prémios – Suíça (Berna), Holanda (Assen) e Nações (Monza) na quarta posição.

Mas a carreira de Ubbiali tinha começado antes de haver Mundial de Velocidade, e num tom agri-doce. Venceu a sua primeira corrida, a Copa Bergamo, em 1946, com os seus irmãos Franco e Maurizio, mas depois das celebrações, dois dos seus amigos perderam a vida num acidente de viação.

Em 1950 seguinte voltou a correr de Mondial, conseguiu a sua primeira vitória e foi vice-campeão. E foi com a Mondial que conseguiu o seu primeiro título mundial, em 1951.

Apesar de ter pontuado em apenas três das quatro corridas do campeonato, acabou por conseguir o título; para isso contribuiu também o facto de dois dos seus rivais terem falecido em acidentes. Guido Leoni venceu o primeiro GP da temporada em Espanha (Montjuich), a 8 de Abril, mas viria a falecer a 6 de Maio no ‘Circuito de Ferrara’, que não contava para o campeonato. O mesmo aconteceu com Gianni Leoni (apesar do apelido, não são irmãos), vencedor do GP da Holanda e que viria a falecer na véspera do GP do Ulster, em Agosto desse ano.

Dois títulos por ano

Em 1953 Ubbiali foi batido nas 125 cc por Cecil Sandford, que pilotava uma MV Agusta. O britânico venceu três das seis corridas da temporada, enquanto que Ubbiali não chegou a vencer nesse ano. Mesmo assim terminou a temporada em segundo na tabela de pontos.

Talvez por causa do domínio de Sandford, Carlo Ubbiali trocou a Mondial pela MV Agusta; ou talvez porque conhecia bem as MV, porque era mecânico na oficina do pai, que era concessionário MV Agusta. Foi com a marca do Conde Agusta que o italiano fez toda a sua carreira a partir daí e conseguiu oito títulos; mais cinco em 125 cc (1955, 1956, 1958, 1959 e 1960) e três em 250 cc (1956, 1959 e 1960), o que significa que conseguiu dois títulos por temporada em três anos diferentes.

Carlo Ubbiali era conhecido por estudar os seus adversários, para ficar a conhecer os seus pontos fracos. Por isso era conhecido como ‘Raposa’ na imprensa e entre o público, mas no paddock a sua alcunha era o ‘Chinês’, devido à sua pequena estatura.

Depois dos seus dois últimos títulos, Carlo Ubbiali decidiu retirar-se, quando tinha 31 anos de idade. Até hoje continua a ser um dos mundialistas com maior número de títulos (9), a par de nomes como Giacomo Agostini (15 títulos), Angel Nieto (12+1), Mike Hailwood (9), Valentino Rossi (9) ou Marc Marquez (8). É por isso uma das Lendas de MotoGP.

Ler também:

Kork Ballington, nova Lenda de MotoGP

Randy Mamola torna-se Lenda de MotoGP