Recebemos hoje a notícia da morte de João Pissarra, aos 92 anos de idade. Para muitos, o nome pode ser desconhecido, mas o Senhor Pissarra foi o Senhor Yamaha durante muitos anos em Portugal.
Foi o homem forte da Motopeças, reputada loja de motos em Lisboa e durante anos importadora da Yamaha para o nosso país. João Pissarra liderou os esforços da marca japonesa no mercado nacional com grande sucesso, sabendo tirar partido da popularidade das DT, qualquer que fosse o modelo, após a abertura do mercado nacional às importações, na sequência da entrada na então CEE – Comunidade Económica Europeia.
De tal modo, que no seu tempo, a Yamaha criou uma versão especial inspirada em Portugal, a Yamaha DT 50 LC Cabo da Roca. Foi apresentada à imprensa pelo próprio João Pissarra, precisamente no ponto mais ocidental da Europa Continental.
Esse sucesso da Yamaha em Portugal levou também a que a marca se viesse instalar oficialmente no nosso país, com a formação da sucursal Yamaha Portugal. A Motopeças deixava de ser a responsável pela importação da marca, mas Pissarra passou a fazer parte da Yamaha Portugal e, na prática, era ele quem continuava a ditar os destinos da marca no nosso país.
Homem frontal e por vezes de trato difícil, tinha mão de ferro na rede de concessionários e agentes da marca. Também com a imprensa teve uma relação atribulada, cortando relações ora com um meio especializado, ora com outro. A Motojornal chegou mesmo, nos anos ‘80, a publicar páginas em branco, onde deveria estar a apresentação de um modelo Yamaha, como forma de protesto pelo negação da presença de um nosso jornalista nessa apresentação.
Indubitavelmente, João Pissarra marcou uma era da Yamaha e da indústria motociclística no nosso país; quando for contada a história do mercado das motos em Portugal, João Pissarra terá um lugar de destaque.