Moto Morini Corsaro GT – Potência e estilo numa sport-tourer ADV que chega em 2025

A Moto Morini expande a gama com a Corsaro GT, equipada com motor V2 a 90°, um estilo muito próprio e jantes de 17 polegadas.

corsaro gt

As trail estão desde há muito tempo na ‘moda’, mas nem todos os motociclistas procuram uma moto com assento alto e jantes de maior dimensão cobertas por pneus de tacos para se aventurarem fora de estrada. Para esses, existem no mercado as sport-tourer ADV, motos que mantendo o estilo aventureiro apostam em jantes de 17 polegadas e pneus de asfalto. E uma das novidades para 2025 é a Moto Morini Corsaro GT.

Esta proposta foi revelada ao Mundo no final do ano passado, com a Moto Morini a confirmar agora que vai ser uma das motos a estar disponível nos concessionários ainda durante 2025.

A Corsaro GT está equipada com um motor V2 a 90°, uma arquitetura que foge dos mais populares (atualmente) motores bicilíndricos paralelos, que apresenta uma cilindrada de 749 cc fruto de cotas internas de 90 mm x 58,9 mm. Uma característica muito particular desta unidade motriz é a configuração da sua cambota: é contrarrotante!

Ou seja, roda no sentido contrário ao movimento da moto, uma solução utilizada em motos mais exóticas ou de competição, como o MotoGP, e que ajuda a reduzir a influência do efeito giroscópico da roda dianteira no comportamento do conjunto, particularmente em aceleração.

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De acordo com a Moto Morini, o seu motor V2 ‘sete e meio’ consegue gerar uma potência máxima de 96 cv às 8.000 rpm, um valor bastante interessante para o segmento e cilindrada, e que é depois combinado com um binário máximo de 77 Nm que ficam disponíveis às 7.500 rpm.

Do ponto de vista da ciclística, a Moto Morini criou para esta Corsaro GT um quadro específico. Neste caso uma estrutura que combina placas de alumínio na secção superior, que estão interligadas com tubos de aço que abraçam o motor mais abaixo.

Sendo uma moto pensada para viajar, a posição de condução foi especificamente concebida para ser confortável. O condutor usufruir de um assento que será espaçoso (e passageiro também), um guiador elevado e largo, enquanto o para-brisas é ajustável em altura, sendo que integra um pacote aerodinâmico com pequenas carenagens esculpidas de forma a canalizar o ar a velocidades mais elevadas.

Refira-se que a Moto Morini anuncia que a velocidade máxima da Corsaro GT é de 210 km/h.

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As suspensões são KYB, sendo totalmente ajustáveis no eixo dianteiro, e para o departamento da travagem a marca italiana aposta em equipamento de conhecida valia e eficácia: pinças Brembo monobloco de quatro pistões a atuarem sobre discos de 320 mm, na frente, enquanto no eixo traseiro o disco de 255 mm é mordido por uma pinça fixa de pistão simples.

Nota para o facto de que os componentes físicos do sistema de travagem são ajudados por um sistema eletrónico de ABS com função em curva.

Do ponto de vista da eletrónica a Moto Morini confirma que o painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, a cores, oferece conectividade com smartphone e tem aviso de ângulos mortos para maior segurança. Claro que a iluminação conta com tecnologia LED.

Por último, olhando para as informações técnicas já reveladas, a Corsaro GT vai apresentar-se ‘ao serviço’ com um peso a cheio de 215 kg, um assento que fica a 835 mm de altura, e a distância entre eixos é de 1500 mm.

O depósito de combustível tem capacidade para albergar um máximo de 19 litros, o que dará a esta trail “crossover” uma boa autonomia para viajar sem preocupações.

Embora o preço oficial em Portugal não esteja ainda definido pelo importador da Moto Morini, a Puretech Moto, já sabemos que a Corsaro GT vai chegar aos concessionários nacionais durante o terceiro trimestre de 2025.

Até lá o importador nacional irá definir o preço, e assim que possível iremos atualizar este artigo com essa sempre fundamental informação.

Galeria de fotos Moto Morini Corsaro GT

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