A Moto Morini está em velocidade de cruzeiro e revelou no Salão de Milão EICMA inúmeras novidades para 2025. Uma das mais aguardadas da casa italiana é a maxitrail X-Cape 1200, uma proposta que foi concebida para disponibilizar aventuras sem compromissos!
Apostando numa imagem claramente adaptada ao segmento maxitrail moderno, mas adicionando-lhe um ‘toque’ muito particular e que a fará sobressair das suas (muitas) rivais na estrada, ou até nos percursos fora de estrada, a X-Cape 1200 foi desenvolvida para corresponder às exigências dos motociclistas aventureiros que não querem submeter-se a qualquer tipo de limitação ou compromisso.
Esta denominada Adventure-Touring surge equipada com o motor V2 Corsa-Corta Evo, uma unidade motriz capaz de disponibilizar uma potência máxima de 125 cavalos e um binário robusto, que, de acordo com a Moto Morini, garante um desempenho suave mesmo a baixas rotações.
Este motor foi parametrizado para garantir uma mistura de potência e controlo, recorrendo a tecnologia avançada e componentes de topo de gama. Tudo concebido para aumentar a segurança e o prazer de condução.
Concebido e projetado em Itália, o motor destaca-se também por disponibilizar uma sonoridade encorpada e profunda, que mesmo cumprindo as mais recentes normas de emissões Euro5+ ajudará a tornar cada viagem na X-Cape 1200 numa experiência ainda mais emocionante.
O condutor poderá também personalizar a sua experiência selecionando um de três mapas de motor diferentes, que neste caso ajustam o fornecimento de potência de acordo com as preferências ou necessidades de condução.
O motor fica instalado num quadro tubular em treliça, estrutura que envolve por completo o bicilíndrico V-twin, minimizando as dimensões transversais da moto, enquanto o braço oscilante de 630 mm de comprimento foi estruturado para oferecer uma tração otimizada e controlo facilitado, mesmo nos momentos de condução mais exigentes.
As rodas com raios tangenciais e sem câmara de ar estão equipadas com pneus Pirelli Scorpion Trail 3, para uma maior versatilidade em todas as condições.
O descanso central proporciona uma estabilidade maior quando a moto está parada, permitindo ainda realizar as habituais operações de manutenção de forma facilitada. Os sensores de pressão dos pneus, incluídos de série, apresentam dados em tempo real, garantindo que o condutor da X-Cape 1200 tem sempre este parâmetro de segurança crítico sob controlo.
Já o sistema de travagem recorre a componentes da Brembo, com destaque para as pinças dianteiras monobloco mais leves, e um disco traseiro de 280 mm. Elementos que permitem uma desaceleração potente, mas controlada e suave.
A embraiagem anti deslizante melhora o controlo da moto nas reduções de caixa mais agressivas, durante a fase de desaceleração e travagem.
Refira-se ainda que o sistema de ABS pode ser desligado, sem esquecer que atua de acordo com a inclinação da moto em curva, apresentando assim um comportamento significativamente mais eficiente e seguro.
Os sistemas de assistência ao condutor que equipam a X-Cape 1200 melhoram a experiência de condução, tornando-a mais confortável, segura e agradável.
A Moto Morini instala de série o controlo da velocidade de cruzeiro, a assistência às mudanças de velocidade ou quickshift, o controlo de tração de três níveis de intervenção (que pode ser desativado), o radar de ângulo morto traseiro e as luzes de curva que fornecem apoio, intervindo quando necessário para facilitar as manobras e melhorar a dinâmica de condução.
Em particular, as luzes de curva – luzes full LED adicionais que se ativam em dois ângulos de inclinação diferentes – ajudam a evitar perigos em situações de baixa visibilidade. Uma câmara central, localizada por baixo do farol dianteiro, permite gravar a viagem. Uma característica que será do agrado dos motociclistas que gostam de partilhar as suas viagens nas redes sociais.
Sentado aos comandos da nova X-Cape 1200 o condutor vai descobrir um assento ergonómico desenhado para garantir uma posição de condução confortável e ativa, pensado para condutores de todas as estaturas, sendo que as pernas do condutor encontram mais apoio nas laterais do depósito de combustível graças aos seus contornos especificamente desenhados para essa função.
O para-brisas é ajustável em altura e os protetores de mãos de série oferecem proteção aerodinâmica, mesmo a alta velocidade.
O design das carenagens também ajuda a canalizar o ar quente para longe do condutor, melhorando o conforto e aumentando o prazer de condução. E o assento do condutor e os punhos são aquecidos, garantindo um conforto ótimo mesmo nas condições climatéricas mais adversas. Este sistema de aquecimento de fácil ativação mantém uma temperatura agradável durante a condução.
Para os fãs da tecnologia, a Moto Morini instala na X-Cape 1200 um ecrã TFT de 7 polegadas que inclui um sistema de navegação integrado. Desta forma é possível visualizar os mapas diretamente no ecrã, mantendo as informações essenciais sobre a condução facilmente acessíveis.
Estão incluídas de série duas portas USB e USB-C para alimentar qualquer dispositivo.
E depois temos ainda de contar com um vasto pacote de acessórios originais da Moto Morini disponíveis, incluindo um conjunto de malas com fechos integrados, que melhoram ainda mais a experiência de viajar com X-Cape 1200.
A X-Cape 1200 estará disponível em três cores: Energy Red, Viper Black e Arctic White. A chegada ao mercado, de acordo com as informações divulgadas oficialmente pelo importador da marca em Portugal, a Puretech Moto, está prevista para o segundo trimestre de 2025.
Já o preço está ainda por anunciar.
Galeria de fotos Moto Morini X-Cape 1200
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!