MotoE 2024 – As motos elétricas estreiam-se no AIA e Spinelli é o mais veloz

No primeiro dia de testes de MotoE no Autódromo Internacional do Algarve foi Nicolas Spinelli a registar o melhor tempo.

Embora a grande maioria dos fãs do motociclismo de velocidade esteja de “olhos postos” no início de MotoGP, a verdade é que hoje em dia torna-se incontornável falar das competições de motos elétricas. E neste caso estamos a falar do Mundial de MotoE, que, como se sabe, utiliza em exclusivo as motos elétricas produzidas pela Ducati, as V21L que vieram substituir as Energica Ego Corsa desde o ano passado.

Depois de uma longa paragem de inverno, o campeonato de MotoE está de regresso à pista, e neste caso precisamente a fazer a estreia em solo português com a realização de testes oficiais no Autódromo Internacional do Algarve (AIA).

Foi então debaixo de temperaturas dignas da primavera que se aproxima que os pilotos de MotoE enfrentaram e descobriram pela primeira vez os segredos dos 4592 metros do Autódromo Internacional do Algarve.

Com quatro sessões de 15 minutos em agenda, o dia começou com o espanhol Hector Garzó a liderar a primeira sessão com uma melhor volta em 1m49.336s na frente de Jordi Torres e Nicolas Spinelli, os dois únicos que ficaram a menos de um segundo do espanhol.

motoeO mote estava dado, mas na segunda sessão Spinelli baixou a melhor volta em quase um segundo para assumir o primeiro lugar na tabela de tempos, conseguindo então rodar em 1m48.487s. Desta feita um lote de 9 pilotos ficou separado por menos de um segundo.

As duas sessões da tarde voltaram a mostrar o trabalho feito pelas equipas e foi com 1m48.003s que Spinelli fechou a terceira sessão, mais uma vez marcada por diferenças reduzidas entre os dez melhores. Hector Garzó fechou no segundo posto a apenas 173 milésimas de segundo, 18 milésimas menos que Alessandro Zaccone, o terceiro mais rápido.

A derradeira sessão do dia voltou a mostrar voltas ainda mais rápidas, com os pilotos naturalmente a sentirem-se ainda mais confortáveis na “montanha russa” algarvia, e no final Spinelli foi mesmo quem fechou o dia no topo dos tempos ao rodar em 1m47.632s, menos 101 milésimas que Alessandro Zaccone. Com 11 pilotos separados por menos de um segundo a sessão final do primeiro dia de testes oficiais no AIA viu Kevin Zannoni ser o terceiro mais veloz.

Recordamos que o AIA abre as portas da bancada principal para que os fãs de MotoE possam assistir ao vivo ao desenrolar dos testes. A pista estará aberta entre as 9H30 e as 16H30 quer no dia de hoje, 22 de fevereiro, quer também no terceiro e último dia de testes que será 23 de fevereiro.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!