MotoGP 2022 – Apresentação da Suzuki Ecstar

A casa de Hamamatsu espera que MotoGP 2022 termine com melhores resultados. Veja aqui a apresentação da Suzuki Ecstar de Joan Mir e Alex Rins.

Suzuki Ecstar

Após conquistar o título em 2020 pelo talento e consistência de Joan Mir, a equipa Suzuki Ecstar pareceu não encontrar argumentos para lutar pelo cetro da categoria rainha em 2021. A Suzuki GSX-RR manteve a consistência em corrida, mas dificuldades na qualificação e atraso na chegada de novos componentes, ajudaram a dificultar a tarefa de Joan Mir e Alex Rins no Mundial de Velocidade.

Porém, 2022 começa com uma sessão de testes oficiais dias 5 e 6 de fevereiro em Sepang. E foi precisamente no circuito malaio que a Suzuki Ecstar optou por apresentar as novas cores que vamos ver nas carenagens do protótipo GSX-RR. A decoração mantém a base azul e prateada com o grande logótipo Suzuki nas laterais. Algumas zonas em preto foram adicionadas. Mas as novas cores da equipa mantêm a sua configuração clássica.

Suzuki EcstarNuma temporada que será a mais longa de sempre, com 21 Grandes Prémios previstos, incluindo duas estreias – Indonésia e Finlândia – a formação japonesa espera que o trabalho realizado ao longo da paragem de inverno tenha permitido aumentar a competitividade das motos que estão à disposição dos dois pilotos espanhóis.

Joan Mir, campeão em 2020, continua a ser o principal piloto da Suzuki Ecstar. Nesta apresentação em Sepang, Mir aproveitou para revelar aquilo que espera de 2022:

“Aproveitei o tempo durante o inverno para descontrair e desligar depois de um 2021 complicado. Fiquei feliz por terminar o campeonato em 3º mas tenho fome de mais, e foi importante fazer um reset para conseguir focar a 100% e dar o meu máximo. Os meus treinos de pré-temporada correram bem e sinto-me preparado para atacar. Estou ansioso para voltar a subir para a minha moto, os testes que fizemos no final do ano passado mostram uma melhoria na performance com a qual eu estou satisfeito, por isso agora é tempo de mostrar a nova decoração e acumular mais voltas antes do início da temporada dentro de um mês”.

Suzuki EcstarJá Alex Rins sabe que este ano terá de mostrar bastante mais consistência se quiser ter aspirações a um resultado final nas melhores posições de MotoGP. Já com várias temporadas na categoria rainha, Rins diz que está pronto e quer começar o quanto antes:

“A nova GSX-RR tem um aspeto fantástico e também se porta muito bem! Estou muito feliz por estarmos próximos do início da temporada. Fiz muito treino no inverno, não só no ginásio, mas também com a minha GSX-R1000 de estrada. Contudo, nada se compara à nossa moto de competição em circuito. É bom voltar a reunir com a equipa, estamos todos focados no mesmo objetivo e eu confio neles, já todos mostrámos que estamos prontos para alcançar grandes feitos. Os dias de teste vão ser importantes, mas mal podemos esperar pela primeira corrida no Qatar!”.

Suzuki EcstarA equipa Suzuki Ecstar continua a ter Shinichi Sahara como diretor de equipa e responsável pelo projeto da marca em MotoGP. Mas durante a apresentação da Suzuki Ecstar foi mesmo Ken Kawauchi, diretor técnico da estrutura japonesa, que revelou onde é que os engenheiros europeus e japoneses mais trabalharam para melhorar a GSX-RR:

“A nossa moto de 2021 era equilibrada e competitiva, mas era importante dar um grande passo em frente em 2022 para atingir os nossos objetivos. Como temos visto, MotoGP está muito competitivo com muitos pilotos rápidos, e queremos assegurar o nosso lugar no pódio. A GSX-RR de 2022 é muito semelhante à moto do ano passado mas com algumas modificações cruciais, especialmente ao nível da performance do motor. Queríamos manter a maneabilidade da nossa moto, que sempre foi forte em curva e estabilidade, mas ao mesmo tempo melhorar a entrega de potência. Com ajuda dos nossos engenheiros no Japão e Europa sentimos que alcançámos isto, e agora é tempo de testar em pista com os nossos pilotos”.