MotoGP 2022 Aragão – Miguel Oliveira arranca de 11º

Piloto português garantiu o 11º lugar na grelha de partida do GP de Aragão, com Miguel Oliveira a ficar a mais de um segundo da “pole” de Bagnaia.

Miguel Oliveira

A décima quinta prova de MotoGP da temporada 2022 já tem a sua grelha de partida definida, depois de concluída a sessão de Qualificação 2 da categoria, uma sessão onde participou o piloto Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory).

Com excelentes condições climatéricas a permitirem aos pilotos de MotoGP focarem-se exclusivamente na obtenção das melhores voltas, e já depois de Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) terem conseguido passar a sempre traiçoeira Q1, juntando-se assim aos dez mais rápidos após os três primeiros treinos livres deste Grande Prémio de Aragão, discutindo assim as quatro primeiras filas da grelha de partida.

Nesta decisiva Q2 de MotoGP, o português Miguel Oliveira atacou o cronómetro com a sua KTM RC16 equipada com pneus duro / macio, e logo na primeira metade da sessão mostrou ao que vinha.

Miguel OliveiraPorém, na segunda saída para a pista, nos derradeiros minutos da Q2, e sem trocar de pneus, Miguel Oliveira não conseguiu evoluir na tabela de tempos conforme seria expectável, pese embora tenha conseguido melhorar o seu registo anterior.

Com uma volta em 1m47.183s o piloto luso da Red Bull KTM Factory acabou por garantir o 11º lugar na tabela de tempos, posição que lhe garante um espaço na quarta fila da grelha de partida para a corrida de MotoGP a contar para o GP de Aragão. Miguel Oliveira ficou a mais de 1,1 segundos do mais veloz em qualificação.

Em relação à “pole position”, e sem grande surpresa dado aquilo que tínhamos visto noutras sessões anteriores no Motorland Aragón, a Ducati consegue fechar por completo o acesso da primeira fila da grelha de partida, colocando três Desmosedici nos três primeiros lugares.

Miguel OliveiraO mais forte em Q2 acabou mesmo por ser Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que com uma volta em 1m46.069s alcançou não só a “pole position” em Aragão, como regista ainda o novo recorde absoluto do traçado espanhol.

O atual segundo classificado do campeonato já sonha com a quinta vitória consecutiva em MotoGP 2022, o que lhe poderá permitir reduzir ainda mais a diferença pontual para o campeão e líder da classificação, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que apenas num último esforço conseguiu subir à 6ª posição (+ 0,733s).

Para outro candidato ao título, Aleix Espargaró, e depois de ter revelado muitas dificuldades até à Q2, o quarto lugar nesta qualificação do GP de Aragão é um resultado bastante satisfatório e que permitirá ao veterano espanhol tentar contrariar o poderio das Ducati que certamente farão “escolta” a Bagnaia para impedir ataques dos seus mais diretos rivais.

Na primeira fila da grelha de partida de MotoGP teremos ainda Jack Miller (Ducati Lenovo Team) e a Ducati satélite de Enea Bastianini (Gresini Racing) em terceiro.

Clique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio de Aragão de MotoGP.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades da categoria rainha MotoGP, com especial destaque para as prestações do português Miguel Oliveira. A não perder!