O fim de semana de Grande Prémio de Espanha não está a ser dos mais fáceis para o português Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory). O piloto português fechou o primeiro dia em Jerez com o 15º tempo, e esperava conseguir melhorar o ritmo na decisiva terceira sessão de treinos livres que iniciou o segundo dia no traçado andaluz.
De facto, o português e a sua KTM RC16 conseguiram melhorar e rodar em 1m37.494s, porém, esse tempo não foi suficiente para garantir uma posição dentro dos dez melhores.
Ao longo da terceira sessão de treinos livres de MotoGP do GP de Espanha, Miguel Oliveira chegou mesmo a aparecer no 20º lugar da tabela de tempos combinados. Mas um derradeiro esforço nos cinco minutos finais permitiu ao piloto português subir algumas posições e assim fixar-se na 16ª posição no final da TL3, ficando a cerca de sete décimos de diferença do mais rápido em pista que foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).
As ambições de passar diretamente à Qualificação 2 subindo até ao “top 10” não foram desta forma concretizadas, com Miguel Oliveira a ficar a pouco menos de quatro décimos de Jack Miller (Ducati Lenovo Team), o piloto que fechou o lote daqueles que garantiram a passagem direta à Q2.
Agora o piloto da Red Bull KTM Factory tem a quarta sessão de treinos livres para continuar a trabalhar na sua RC16, provavelmente para preparar a corrida, sendo que depois enfrentará a Qualificação 1 de MotoGP na companhia de outros pilotos rápidos e que certamente tornam a missão de passar à Q2 ainda mais difícil.
Quanto ao topo da tabela de tempos combinados após as três primeiras sessões de treinos livres do Grande Prémio de Espanha, e conforme já referimos, o mais rápido em pista acabou mesmo por ser o italiano Francesco Bagnaia.
O piloto da equipa de fábrica da casa de Borgo Panigale confirmou as boas indicações que deixou no dia anterior, e nesta manhã de sol no circuito de Jerez, com a sua Ducati equipada com pneus duro e macio, Bagnaia rodou em 1m36.782s, um registo suficiente para destronar Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) do primeiro lugar que rodou em 1m36.849s.
Destaque, no entanto, para o facto de Quartararo ter optado por realizar longos períodos seguidos em pista, com pneus usados, e sempre com registos bastante competitivos, o que revela que o francês, que se diz no paddock de MotoGP já ter assinado a renovação de contrato com a Yamaha, inclusivamente Lin Jarvis, responsável máximo da Yamaha Racing, acredita que isso já aconteceu, estará bastante confortável no traçado espanhol e com a M1 bem afinada para a corrida de domingo.
A fechar o “top 3” encontramos Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR), que parece ter ganho nova vida agora que muitos dizem que o seu lugar na categoria rainha está em perigo, sendo também de destacar que Marc Márquez (Repsol Honda), depois de ter revelado muitas dificuldades durante grande parte da terceira sessão de treinos livres, acabou mesmo por subir bastante o seu ritmo (em contraste com Pol Espargaró apenas 17º e sem conseguir melhorar em relação ao dia anterior) e garante a 4ª posição e Q2 diretamente.
Uma última nota para o facto das duas Aprilia Racing de Maverick Viñales e Aleix Espargaró continuarem a mostrar-se competitivas, e, desta feita, inclusivamente conseguiram ambos passar diretamente à Q2 com Viñales a ocupar a 5ª posição e Aleix a ser o 7º mais rápido em pista até ao momento.
Quer saber todos os horários do Grande Prémio de Espanha? Então clique aqui!
MotoGP – Resultados dos primeiros três treinos livres do Grande Prémio de Espanha
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m36.782s
2 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m36.849s
3 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) – 1m36.899s
4 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m36.925s
5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m36.975s
6 – Enea Bastianini (Gresini Racing) – 1m36.976s
7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m37.059s
8 – Joan Mir (Suzuki Ecstar) – 1m37.060s
9 – Jorge Martin (Pramac Ducati) – 1m37.074s
10 – Jack Miller (Ducati Lenovo Team) – 1m37.124s
16 – Miguel Oliveira (Red Bull KTM Factory) – 1m37.494s