MotoGP 2023 Alemanha – Miguel Oliveira 10º e Martin faz a dobradinha

Miguel Oliveira nos pontos com um muito bom “top 10” no GP da Alemanha. Jorge Martin vence novamente e aproxima-se da liderança de MotoGP.

Foi uma grande batalha até à bandeira de xadrez aquela a que pudemos assistir neste domingo de Grande Prémio da Alemanha de MotoGP. Com o sol a brilhar bem alto no céu sobre o circuito Sachsenring, e já sem a presença de Marc Márquez (Repsol Honda) na grelha de partida, com o piloto espanhol a desistir de competir após sofrer a quinta queda do fim de semana alemão no “warm up”, assistimos a mais uma vitória de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) a finalmente regressar aos pontos com um fantástico 10º lugar.

Com os pilotos a optarem basicamente pelos mesmos compostos de pneus – duro / médio, as únicas exceções foram Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) que escolher traseiro macio, o GP da Alemanha ficou marcado pelo enorme duelo entre Jorge Martin e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team).

Quando os semáforos se apagaram dando então início à corrida de MotoGP com 30 voltas, e assim que passaram as primeiras curvas, com as posições a começarem a estabilizar, Miguel Oliveira e a sua Aprilia RS-GP 22, que arrancou de 15º na grelha de partida, saltou de imediato para 12º.

miguel oliveiraNa frente do pelotão de MotoGP, era novamente Jack Miller (Red Bull KTM Factory) a assumir a liderança nos momentos iniciais, mas o australiano e a sua KTM RC16 não revelaram ter argumentos para aguentar essa liderança e acabariam por descer na classificação. Ainda assim, Miller viria a terminar em 6º.

Miguel Oliveira não conseguiu manter Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) atrás de si e desceu então uma posição, enquanto Jorge Martin seguia Francesco Bagnaia que, entretanto, estava em primeiro. O espanhol, “fresco” de vencer a MotoGP Sprint no sábado, queria mostrar que também consegue vencer ao domingo, e passou de imediato ao ataque à liderança, que viria a conseguir assumir logo à 3ª volta.

A partir desse momento, “Martinator” abriu uma pequena margem para Bagnaia, e parecia que íamos assistir a nova fuga para a vitória do piloto da Prima Pramac. Mas destas feita o campeão de MotoGP não deixou o rival escapar, e manteve-se a menos de 8 décimas de segundo do então líder da corrida do GP da Alemanha.

miguel oliveiraMais atrás, Miguel Oliveira seguia Enea Bastianini e os dois passavam por Maverick Viñales, assumindo então, respetivamente, o 12º e 11º lugares. Aliás, o piloto espanhol da Aprilia Racing viria pouco depois a abandonar a corrida com um problema mecânico na sua RS-GP 23.

De volta à frente da corrida, e já com Brad Binder (Red Bull KTM Factory) a assumir a terceira posição e liderando um grupo que contava ainda com Luca Marini (Mooney VR46) e Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), Martin não fugiu a Bagnaia, com a diferença entre estes dois pilotos Ducati a manter-se estável. Num setor um ganhava tempo, noutro setor era a vez do rival ganhar.

Com as duas primeiras posições estáveis, a maior animação vinha do trio de pilotos que lutava pelo terceiro lugar. Binder levava a vantagem, e Zarco, numa ultrapassagem na curva 11, tal como tinha feito ontem para garantir o pódio, conseguia passar por Marini que não encontrou resposta para recuperar a 4ª posição.

miguel oliveiraParecia então que Binder e a sua KTM RC16 conseguiriam um pódio neste Grande Prémio da Alemanha, mas o sul-africano sofreu uma queda à 19ª volta, tendo depois sido transportado até ao Centro Médico do circuito Sachsenring para ser visto pelos médicos.

Com isto, Johann Zarco assumiu o terceiro lugar, e foi nessa posição que viria a cruzar a meta.

Com a queda daquele que já foi o seu companheiro de equipa, Miguel Oliveira também beneficiou, subindo de 11º – já tinha ganho uma posição por troca com Aleix Espargaró – a 10º, tornando-se na melhor moto Aprilia em pista. A partir desse momento o piloto português não mais viu a sua classificação alterar-se, fechando o fim de semana na Alemanha com um regresso aos pontos após a lesão que o deixou fora de competição por diversas semanas.

No topo da corrida de MotoGP, Jorge Martin e Francesco Bagnaia, a partir de pouco mais de metade das 30 voltas terem sido cumpridas, iniciaram uma intensa batalha, com o italiano da equipa de fábrica a procurar pressionar ao máximo na esperança de levar Martin ao erro.

Porém, o espanhol da Prima Pramac não mostrou fraquezas de maior, mas ainda assim acabou por ver Bagnaia chegar a primeiro à 21ª volta.

O campeão passou de “predador” a “presa”, ficando na mira de Jorge Martin, que rodou algumas voltas na traseira de Bagnaia, estudando e definindo a melhor estratégia para regressar à liderança.

Três voltas depois, e na mesma curva onde tinha sido passado, curva 12, Jorge Martin devolveu a manobra a Francesco Bagnaia, e recuperou a liderança deste GP da Alemanha, conseguindo depois defender-se de todos os ataques do piloto da Ducati Lenovo Team. A diferença entre os dois era mínima, e chegaram mesmo a tocar-se, roda com roda, na entrada da reta da meta no final da penúltima volta!

Esse toque viria a deixar Bagnaia com um pequeno atraso, mas o suficiente para permitir a Martin “respirar” um pouco. O campeão ainda voltou a recuperar a diferença ao longo da última volta, e desenhou um derradeiro ataque na última curva, tentando uma trajetória mais apertada.

Mas Jorge Martin, com a trajetória convencional, saiu disparado da última curva para receber a bandeira de xadrez em primeiro, com Francesco Bagnaia a ser segundo, repetindo assim o pódio que tínhamos visto na corrida MotoGP Sprint de sábado.

Refira-se que Jorge Martin torna-se no segundo piloto a vencer no mesmo GP as corridas “curta” e “longa” depois de Francesco Bagnaia. E foi para o piloto de Madrid a segunda vitória numa corrida de Grande Prémio depois de ter sido vencedor na Áustria há dois anos. E para a Ducati foi também a primeira vitória desde 2008 em Sachsenring, então pelas mãos de Casey Stoner.

Com estes resultados, Francesco Bagnaia mantém a liderança do campeonato de MotoGP, mas agora tem Jorge Martin mais perto: 16 pontos separam agora os dois pilotos Ducati.

miguel oliveiraMotoGP Grande Prémio da Alemanha – resultado da corrida

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

4 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

5 – Luca Marini (Mooney VR46)

6 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

7 – Alex Márquez (Gresini Racing)

8 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

9 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)

10 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

MotoGP – classificação após Grande Prémio da Alemanha

1 – Francesco Bagnaia – 160 pontos

2 – Jorge Martin – 144 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 126 pontos

4 – Johann Zarco – 109 pontos

5 – Brad Binder – 96 pontos

6 – Luca Marini – 89 pontos

7 – Jack Miller – 79 pontos

8 – Fabio Quartararo – 57 pontos

9 – Aleix Espargaró – 55 pontos

10 – Maverick Viñales – 53 pontos

16 – Miguel Oliveira – 27 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!