MotoGP 2023 Alemanha – Miguel Oliveira abre com 15º tempo

Miguel Oliveira terminou Treino 1 de MotoGP do Grande Prémio da Alemanha com 15º tempo. Johann Zarco foi o piloto mais rápido em pista.

miguel oliveira

Está dado o arranque do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, que até ao próximo domingo animará o circuito Sachsenring. Nesta que é a sétima ronda do calendário da categoria rainha na temporada 2023, as condições climatéricas acabam por ter um grande impacto, com os pilotos, incluindo Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), a serem obrigados a dar tudo desde o arranque do Treino 1 nesta manhã de sexta-feira.

Neste primeiro contacto com o traçado alemão, os pilotos de MotoGP foram obrigados a acelerar os seus trabalhos de forma a evitarem problemas com a chuva. As previsões meteorológicas apontam para chuva durante a tarde / noite desta sexta-feira de GP da Alemanha, e também para sábado, mas a verdade é que as nuvens bastante cinzentas acabaram por trazer chuva quando a sessão Treino 1 estava a meio.

Antes disso, e já prevendo a deterioração das condições de aderência, Miguel Oliveira começou de imediato a puxar pela sua Aprilia RS-GP 22 na tentativa de garantir desde logo um bom registo que lhe permita sonhar com a entrada direta na Qualificação 2 de MotoGP.

miguel oliveiraAntes da chuva aparecer com mais força, Miguel Oliveira conseguiu registar o que era então o 8º melhor tempo, a 0,361s de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com o espanhol a ser o mais rápido com uma volta em 1m21.433s.

Seguiram-se então alguns momentos de indecisão, com a chuva a obrigar a alterar estratégias para este Treino 1. Felizmente, a chuva parou, e o asfalto de Sachsenring secou rapidamente, permitindo aos pilotos de MotoGP voltarem ao ataque e com os tempos a baixarem consideravelmente na parte final da sessão que abriu o Grande Prémio da Alemanha.

Nesse segundo ataque ao cronómetro, e com os pneus slick da Michelin de composto macio a serem a opção para a maioria dos pilotos, quer na roda dianteira, quer na roda traseira das suas motos, Miguel Oliveira viria a conseguir rodar em 1m21.435s como melhor volta pessoal, o que lhe garantiu o 15º tempo.

O piloto português da CryptoData RNF Aprilia tem assim trabalho para fazer na sessão Treino 2 esta tarde, esperando que as condições climatéricas se mantenham “secas”.

miguel oliveiraRefira-se, e isto é relevante tendo em conta que esta foi uma primeira sessão, mas já com ritmo bastante forte, que pese embora o circuito alemão seja “castigador” para o ombro esquerdo do português, que ainda não está a 100%, Miguel Oliveira foi mesmo o piloto mais rápido no quarto e derradeiro setor de Sachsenring, o que deixa boas indicações sobre a sua capacidade física.

Quanto aos mais rápidos em pista, e numa sessão onde vários pilotos caíram, o piloto mais veloz acabou por ser Johann Zarco.

O francês da Prima Pramac Ducati rodou em 1m20.702s, um tempo suficiente para bater o “rei” do Sachsenring, Marc Márquez (Repsol Honda), que foi o segundo mais rápido em pista, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia Racing), que compete com fraturas e sofreu uma queda saindo a coxear de forma bastante notória, conseguiu suplantar as dificuldades e fechou o Treino 1 de MotoGP com o terceiro melhor tempo.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Alemanha de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

MotoGP Grande Prémio da Alemanha – resultados do Treino 1

1 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m20.702s

2 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m20.854s

3 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m20.897s

4 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m20.955s

5 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m21.032s

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m21.054s

7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m21.099s

8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m21.117s

9 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m21.210s

10 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m21.213s

15 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m21.435s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades e resultados de MotoGP, com destaque para as prestações do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!