As 28 voltas da corrida principal do Grande Prémio da Áustria, disputada esta tarde de domingo no circuito Red Bull Ring, foram, pelo menos até ao momento, as menos emocionantes da temporada 2023, agora que chegamos ao fim da primeira metade do calendário de vinte ronda. Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) tinha ambições de fazer uma boa corrida, mas, mais uma vez, abandonou, enquanto Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) aproveitou para voltar a mostrar a todos os rivais a sua superioridade em pista.
Com a temperatura do asfalto a aumentar significativamente e a Michelin a revelar estar acima dos 50 graus Celsius, o plantel de MotoGP optou por usar pneu dianteiro de composto duro e traseiro médio.
O único piloto que fugiu a esta escolha quase unânime foi Marc Márquez (Repsol Honda), com o espanhol a arriscar numa escolha de pneu traseiro macio que não surgiu grande efeito, tendo o oito vezes campeão do mundo terminado em 12º lugar.
Para os portugueses, e depois da deceção que foi a desistência devido ao incidente na primeira curva na corrida MotoGP Sprint de sábado, Miguel Oliveira era, obviamente, a grande atenção desta que se esperava que fosse uma corrida que poderia permitir ao português somar bastantes pontos e logo com uma moto com uma decoração especial.
Desta feita, e apesar de não se registarem incidentes na curva 1, Miguel Oliveira, talvez devido à embraiagem mais “sensível” da Aprilia RS-GP 22, uma característica que foi assumida pelo diretor desportivo da CryptoData RNF Aprilia, Wilco Zeelenberg, antes do GP da Áustria, voltou a não ter um bom arranque perdendo algumas posições assim que os semáforos do Red Bull Ring se apagaram.
Ao contrário da Sprint, Miguel Oliveira desta feita optou por arriscar e defender-se de possíveis toques assumindo uma trajetória interior no ataque à primeira curva, mas acabou por não conseguir recuperar as posições que perdeu inicialmente e assim desceu a 12º.
Na segunda volta desceu mesmo a 13º, e a partir daí não mais conseguiu ascender na classificação, a não ser por alguns momentos, quando Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), cumpriu a penalização de “long lap” pelo incidente que causou na curva 1 da Sprint na Áustria, perdendo novamente essa 12ª posição por troca com o espanhol que quando cumpriu a penalização estava a rodar em 7º e depois reentrou em 13º.
O pior viria a acontecer pouco depois.
À passagem da 6ª volta, Miguel Oliveira, repentinamente e sem razão aparente, “desapareceu” da classificação. O #88 apareceu em último, sem aviso de queda. A explicação não demorou muito a aparecer: após entrar na box e abandonar devido a um problema técnico na sua Aprilia, a equipa de Miguel Oliveira analisou a moto italiana e descobriu rapidamente que o problema era na roda dianteira.
De acordo com as primeiras explicações reveladas pelos membros técnicos da CryptoData RNF Aprilia, a roda dianteira perdeu, talvez devido ao calor extremo que hoje se fez sentir no Red Bull Ring, os pesos que habitualmente são fixados à jante para equilibrar a roda. Ao perder esses pesos, a roda ficou desequilibrada e causou vibrações que por sua vez levaram ao sobreaquecimento do pneu dianteiro.
Este aumento da temperatura, associado, claro, ao aumento da pressão, levou ao aparecimento de um alarme que levou Miguel Oliveira a entrar na box para abandonar, sendo que a moto também não estava em condições de ser pilotada devido a este problema.
Um fecho de fim de semana para esquecer, com muitos azares à mistura, e com Miguel Oliveira, sem culpa direta, a perder a oportunidade de brilhar mantendo o bom momento que vinha da ronda anterior. Ficou a “zeros” no Grande Prémio da Áustria, mantendo, no entanto, o 15º lugar na classificação de pilotos de MotoGP.
Classificação essa que tem em Francesco Bagnaia um líder cada vez mais confortável.
Se na corrida MotoGP Sprint o italiano da Ducati Lenovo Team sentiu pressão de Brad Binder (Red Bull KTM Factory) durante maior percentagem da corrida, a verdade é que numa corrida de domingo com 28 voltas para cumprir, o campeão em título mostrou um domínio ainda mais pronunciado sobre todos os rivais.
Bagnaia arrancou de forma perfeita novamente, e nunca perdeu a liderança da corrida principal do Grande Prémio da Áustria. Levou consigo durante algumas voltas o sul-africano, que ontem renovou com a KTM até 2026, que ainda tentou mostrar a roda ao líder durante alguns momentos nas primeiras voltas.
Mas, tal como no dia anterior, Binder rapidamente ficou a ver Bagnaia realizar uma série consecutiva de voltas rápidas que permitiram ao italiano abrir uma margem de meio segundo, que rapidamente subiu para perto de um segundo. Pelo meio, o campeão registou o novo recorde de volta em corrida, e não mais foi importunado nesta sua caminhada triunfal rumo a mais uma vitória.
Francesco Bagnaia soma assim mais um fim de semana perfeito – “pole position”, vitória nas duas corridas e ainda recorde de volta em corrida –, repetindo assim o que tinha feito no GP de Itália em Mugello. Desta forma reforçou claramente a sua primeira posição no campeonato.
A história desta décima ronda de MotoGP de 2023 ficou escrita desde cedo, e ao contrário de outros GP, onde vimos muitos pilotos a discutir os primeiros lugares, e até lutas bem intensas no meio do pelotão da categoria rainha, neste domingo de Red Bull Ring a verdade é que o espetáculo habitual ficou aquém das expectativas.
Brad Binder, sem argumentos novamente para pressionar até final o líder, contentou-se em manter e gerir a diferença para o terceiro classificado.
Depois de muitas tentativas, essa posição ficou na posse de Marco Bezzecchi (Mooney VR46), que estudou ao detalhe as trajetórias de Alex Márquez (Gresini Racing), que não tinha andamento para seguir os dois primeiros quando estava em terceiro.
A partir do momento em que finalmente conseguiu garantir essa terceira posição, Bezzecchi isolou-se, e fez também ele uma corrida a solo garantindo um saboroso pódio e recuperando do abandono que tinha acontecido no MotoGP Sprint minimizando um pouco a perda de pontos para Francesco Bagnaia.
A próxima ronda do Mundial de Velocidade de MotoGP será o Grande Prémio da Catalunha de 1 a 3 de setembro.
Resultados do Grande Prémio da Áustria
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
3 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
4 – Luca Marini (Mooney VR46)
5 – Alex Márquez (Gresini Racing)
6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
7 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
10 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)
Classificação de MotoGP após o GP da Áustria
1 – Francesco Bagnaia – 251 pontos
2 – Jorge Martin – 189 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 183 pontos
4 – Brad Binder – 160 pontos
5 – Johann Zarco – 125 pontos
6 – Luca Marini – 120 pontos
7 – Aleix Espargaró – 117 pontos
8 – Jack Miller – 96 pontos
9 – Alex Márquez – 92 pontos
10 – Maverick Viñales – 86 pontos
15 – Miguel Oliveira – 40 pontos
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