MotoGP 2023 Catalunha – Francesco Bagnaia fora de ação após queda aterradora

Francesco Bagnaia sofre um aparatoso “highside” e é atropelado por Brad Binder no arranque do GP da Catalunha que foi interrompido.

bagnaia

Os momentos iniciais do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP foram verdadeiramente aterradores. Para além de uma queda que envolveu vários pilotos Ducati logo na curva 1 do traçado catalão quando Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) exagerou na travagem, o principal piloto da marca italiana e campeão do mundo Francesco Bagnaia também sofreu uma queda momentos depois na saída da curva 2.

Um violento “highside”, quando estava em primeiro, deixou Bagnaia a deslizar no asfalto, bem na frente de todo o pelotão que tinha conseguido escapar à confusão na curva anterior.

Nesse momento, Francesco Bagnaia acabou por ser atropelado por Brad Binder (Red Bull KTM Factory), que tinha ficado um pouco para trás após o arranque, e quando “Pecco” caiu, o sul-africano não conseguiu fazer nada para evitar o contacto com o italiano da Ducati Lenovo Team. Binder acabou por passar com a sua moto por cima das pernas de Bagnaia, que de imediato ficou no solo

A corrida foi imediatamente interrompida para que os comissários pudessem resolver as motos caídas na curva 1, mas, principalmente, fosse possível prestar auxílio medico urgente a Francesco Bagnaia, pois desde o primeiro momento do impacto ficou claro que a situação será grave, embora as informações disponíveis digam que o italiano da Ducati esteve sempre consciente.

Transportado para o centro médico do circuito, Bagnaia será agora avaliado e em breve teremos mais informações oficiais sobre o estado de saúde do piloto, embora as suspeitas de lesão apontem para fratura na perna ou até nas duas pernas.

ATUALIZAÇÃO

Francesco Bagnaia já foi transportado para o hospital local. Será submetido a uma série de exames, nomeadamente no sentido de descobrir potenciais fraturas nas pernas e tornozelos. Algumas informações, de certa forma animadoras, indicam que a Ducati já manifestou vontade de ver Bagnaia ser avaliado na próxima semana de forma a perceber se poderá competir no Grande Prémio de São Marino.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!