MotoGP 2023 Indonésia – Miguel Oliveira 10º na Sprint enquanto Jorge Martin vence

Miguel Oliveira fechou a corrida Sprint do GP da Indonésia em 10º. Jorge Martin venceu mais uma vez e é o novo líder do MotoGP.

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Competir num circuito em que a trajetória “limpa” é bastante estreita e onde as temperaturas são muito elevadas é sempre uma missão difícil. E se a isso juntamos a elevada intensidade, potenciada pela discussão do título 2023 da categoria rainha, significa que temos uma corrida MotoGP Sprint onde tudo pode acontecer.

Nesta corrida curta do programa do Grande Prémio da Indonésia tivemos drama, ultrapassagens, e, claro, vencedores e vencidos, com Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) a ficar à porta dos pontos e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a vencer mais uma vez.

Nesta corrida MotoGP Sprint de 13 voltas ao circuito de Mandalika, e já depois de Luca Marini (Mooney VR46) surpreender na qualificação com a “pole position”, ele que vinha da Q1, enquanto Miguel Oliveira qualificou em 12º, o arranque foi tenso como habitualmente, com os pilotos a tentarem evitar toques.

Porém, a corrida não durou muito para Marc Márquez (Repsol Honda). O espanhol, depois de conseguir ganhar uma posição a Aleix Espargaró (Aprilia Racing) nos momentos iniciais da primeira volta, sofreu mais uma queda nesta temporada de MotoGP, e ficou então fora de ação.

motogpNão foi preciso esperar muito mais para assistirmos a mais uma queda, precisamente com Aleix Espargaró.

O espanhol da Aprilia tentou passar por Brad Binder (Red Bull KTM Factory) ainda na segunda volta da corrida, mas exagerou no momento da travagem exigindo demasiado do pneu dianteiro Michelin. Com isso perdeu a frente da sua Aprilia RS-GP 23, arrastando consigo para a escapatória de Mandalika o sul-africano Binder e a sua KTM RC16, ficando então os dois pilotos fora das contas pelas melhores posições.

Brad Binder não desistiu e cruzou a meta, embora muito atrasado, enquanto Aleix Espargaró regressou à MotoGP Sprint e levou o seu esforço até sete voltas da bandeira de xadrez, altura em que entrou na box e desistiu.

Lá na frente, a discussão pela vitória parecia não ter a intensidade que normalmente vemos nestas corridas mais curtas.

Com Francesco Bagnaia entretido com o seu companheiro de equipa, o regressado Enea Bastinaini, os dois a batalharem pela 7ª posição, com vantagem para Bastianini, que não tinha ordens da equipa Ducati Lenovo Team para deixar passar Bagnaia, e assim terminou na frente do campeão de MotoGP e até agora líder do campeonato, as nossas atenções centraram-se nos três primeiros classificados.

motogpMaverick Viñales (Aprilia Racing) parecia estar a caminho da vitória nesta MotoGP Sprint. A sete voltas do fim, o espanhol tinha quase oito décimas de vantagem para Jorge Martin, que levava consigo as duas Mooney VR46, a de Luca Marini e a de Marco Bezzecchi, ambos a pilotarem a recuperar de fratura na clavícula.

Mais atrás, Miguel Oliveira rodava isolado em 10º, sem conseguir aproximar-se de Jack Miller (Red Bull KTM Factory) e assim somar um ponto, caso o conseguisse ultrapassar, mas também não tinha a pressão direta de Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) que rodava em 11º a mais de um segundo do português da CryptoData RNF Aprilia.

Miguel Oliveira não teve argumentos para fazer mais do que o 10º lugar em que rodou praticamente toda a MotoGP Sprint do Grande Prémio da Indonésia, terminando assim esta corrida curta em Mandalika à porta dos pontos.

motogpRegressando à discussão pela vitória, o desgaste pronunciado nos pneus da Aprilia da Maverick Viñales levou a uma quebra abrupta na performance, o que levou ao aumento do ritmo por volta.

O piloto da Aprilia nada conseguiu fazer a partir do momento em que Martin percebeu que o seu compatriota estava em dificuldades, e o #89 pressionou até conseguir assumir a liderança a cinco voltas do fim.

Assim que chegou a primeiro, Jorge Martin abriu de imediato uma vantagem para Viñales, que voltava a estar sob ataque direto de pilotos Ducati.

Primeiro foi Luca Marini a discutir travagem com Maverick Viñales e a levar a melhor, assumindo o italiano a segunda posição. E nas voltas seguintes foi Marco Bezzecchi que foi “espreitando” a oportunidade de também ele passar pelo espanhol da Aprilia Racing, que nas duas voltas finais estava sem pneus para se defender e responder aos ataques dos rivais.

motogpBezzecchi demorou algum tempo a passar por Viñales. Numa primeira tentativa foi obrigado a sair largo devido a travar demasiado tarde e sair para a zona suja do asfalto de Mandalika, permitindo a Viñales recuperar a terceira posição. O piloto italiano da Mooney VR46 voltou a tentar na travagem para a curva 1, mas novamente permitiu a Viñales recuperar a posição.

Até que já na última volta, finalmente, a Ducati Desmosedici GP22 #72 finalmente consegue consumar em definitivo a ultrapassagem à Aprilia RS-GP23 #12, e assim fechou o pódio da MotoGP Sprint do GP da Indonésia apenas com motos Ducati. E todas elas de equipas independentes!

Com a terceira posição definida, apenas restavam algumas (poucas) dúvidas sobre o vencedor.

Jorge Martin, depois de chegar a líder e abrir vantagem para os perseguidores, não conseguiu evitar a aproximação de Luca Marini. O italiano queria mais do que ser segundo, e animado pela “pole position” o irmão de Valentino Rossi conseguiu mesmo estar a cerca de quatro décimas de segundo de Martin.

Parecia que o espanhol da Prima Pramac Ducati teria de se esforçar mais um pouco para garantir nova vitória numa Sprint da categoria rainha, mas Luca Marini passa por um enorme susto quando o pneu dianteiro da sua Ducati perde aderência de forma repentina e obriga Marini a tomar medidas desesperadas para não sofrer uma queda.

motogpDas quatro décimas a diferença saltou imediatamente para mais de 1,3 segundos. Estava encontrado o vencedor, com Jorge Martin a cortar a meta isolado, enquanto Luca Marini foi segundo classificado, numa corrida de superação.

Para Jorge Martin esta foi uma corrida especial. O espanhol ofereceu à Michelin a sua vitória número 500, mas, mais importante que isso, a sua quarta vitória consecutiva em corridas Sprint nesta temporada 2023 de MotoGP permite-lhe ascender à liderança da classificação de pilotos – a primeira vez na carreira – e à corrida ao título, destronando Francesco Bagnaia da posição de líder.

Para a Ducati, esta corrida Sprint do Grande Prémio da Indonésia foi também o momento de celebrar mais um título. Neste caso o título 2023 de Construtores!

As três Ducati no pódio, em conjunto com as restantes prestações de pilotos da marca de Borgo Panigale no que já se disputou esta temporada, permitem à Ducati fechar desde já as contas da classificação de Construtores. Uma demonstração de verdadeiro domínio por parte da marca italiana que tem ainda três pilotos seus na discussão do título de MotoGP.

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Resultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio da Indonésia

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Luca Marini (Mooney VR46)

3 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)

4 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

5 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

6 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)

7 – Enea Bastinanini (Ducati Lenovo Team)

8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

10 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)

Classificação de MotoGP após a corrida Sprint do GP da Indonésia

1 – Jorge Martin – 328 pontos

2 – Francesco Bagnaia – 321 pontos

3 – Marco Bezzecchi – 272 pontos

4 – Brad Binder – 201 pontos

5 – Aleix Espargaró – 171 pontos

6 – Johann Zarco – 162 pontos

7 – Maverick Viñales – 145 pontos

8 – Luca Marini – 144 pontos

9 – Jack Miller – 126 pontos

10 – Fabio Quartararo – 116 pontos

13 – Miguel Oliveira – 69 pontos

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