MotoGP 2023 Japão – Miguel Oliveira qualifica em 16º e Martin garante “pole” com recorde

Miguel Oliveira vai arrancar para as corridas de MotoGP do GP do Japão da 16ª posição. Jorge Martin faz nova “pole position” com recorde absoluto.

motogp

Depois de no primeiro dia de Grande Prémio do Japão de MotoGP ter ficado definido quais os pilotos que passavam direto à Qualificação 2, e quais os pilotos que teriam de enfrentar a Qualificação 1, a manhã do segundo dia no circuito Mobility Resort Motegi serviu então para se definirem as posições na grelha de partida através das duas qualificações da categoria rainha.

Na Q1, entre os vários pilotos que marcaram presença nessa sessão, esteve Miguel Oliveira. O piloto português da CryptoData RNF Aprilia, que tinha sido o 11º mais veloz em pista no Treino da tarde de sexta-feira, e estava por isso entre os principais candidatos a passar à Q2, acabou por não conseguir alcançar esse objetivo que, tal como Miguel Oliveira assume, é fundamental tendo em conta que os resultados em corrida na categoria MotoGP dependem muito da posição na grelha de partida.

Na primeira saída para a pista e tentativa inicial de ataque ao cronómetro, Miguel Oliveira registou o que era então o quatro melhor tempo, atrás de Marc Márquez (Repsol Honda), Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) e Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3). O piloto português posicionava-se a cerca de quatro décimas de Márquez.

No final da sessão, e pese embora a diferença entre Miguel Oliveira e Marc Márquez não se tenha alterado, o piloto português acabou mesmo por descer na classificação da Q1, mais especificamente duas posições, para 6º, o que corresponde à 16ª posição na grelha de partida, pois Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) e Joan Mir (Repsol Honda) fizeram os seus melhores tempos nessa segunda saída para a pista.

Miguel Oliveira terá então, mais uma vez, uma missão mais complicada nas duas corridas do Grande Prémio do Japão, arrancando da segunda metade da grelha de partida, o que obrigará a atenções redobradas e um esforço e riscos maiores na tentativa de ascender na classificação em corrida.

motogpCom o piloto português a ficar-se pela Q1, a equipa CryptoData RNF Aprilia festejou a entrada, pelo terceiro GP consecutivo, de Raul Fernandez na Q2 de MotoGP, com o espanhol a juntar-se a Marc Márquez nessa passagem, sendo que o piloto da Repsol Honda fez “marcação cerrada” a Fabio Quartararo, o francês que não conseguiu melhorar o seu tempo antes do fim da Q1 e por isso fica também numa posição complicada para as corridas de MotoGP este fim de semana em Motegi.

Minutos depois do fim da primeira qualificação e já os motores dos protótipos de MotoGP se faziam ouvir alto e em bom som, com doze pilotos a decidirem as melhores posições da grelha de partida para o Grande Prémio do Japão.

Logo no início da sessão Q2, Marco Bezzecchi (Mooney VR46) sofreu uma aparatosa queda a alta velocidade, que obrigou o jovem italiano a correr para a box para ir buscar a sua segunda moto e tentar registar um bom tempo. Enquanto isso, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) estava em modo de ataque desde o primeiro momento, reclamando para si a primeira posição, logo seguido por Jack Miller (Red Bull KTM Factory) e com um surpreendente Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) a ser o terceiro mais rápido e a fechar, provisoriamente, a primeira linha da grelha de partida.

motogpAté final da Q2, ninguém viria a conseguir bater o registo de Jorge Martin, uma volta em 1m43.198s, o que permitiu ao “Martinator” garantir mais uma “pole position” e com um novo recorde absoluto do circuito japonês.

Ao lado do piloto da Prima Pramac estará Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que apesar de ter dado boleia na segunda parte da Q2 a Marco Bezzecchi, conseguiu mesmo melhorar o seu tempo e assim o campeão Bagnaia estará muito perto do seu maior rival na luta pelo título no arranque para as corridas de MotoGP do GP do Japão.

A primeira linha da grelha de partida fica completa com a presença de Jack Miller. O piloto da Red Bull KTM Factory arriscou na escolha dos compostos, nomeadamente no pneu dianteiro macio para a sua KTM RC16, e depois de várias rondas em que “Thriller” Miller esteve abaixo das expectativas, o australiano consegue um muito positivo 3º lugar em qualificação e terá agora de confirmar o ritmo nas corridas.

Destaque ainda nesta qualificação para o 4º lugar de Marco Bezzecchi. O italiano, após regressar à box e sair para a pista com a sua segunda moto, deixou Bagnaia passar para a sua frente e a partir daí os dois italianos da VR46 Academy, apesar de serem pilotos de equipas adversárias, acabaram a Q2 a rodar juntos, com Bezzecchi a aproveitar a boleia de Bagnaia para conseguir então uma posição na segunda linha da grelha de partida.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio do Japão? Apenas tem de clicar aqui !

motogpResultados da qualificação de MotoGP do Grande Prémio do Japão

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m43.198s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m43.369s

3 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m43.551s

4 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m43.624s

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m43.709s

6 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m43.808s

7 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m43.812s

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m43.815s

9 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m43.822s

10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m43.851s

16 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m44.427s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!