MotoGP 2023 P. Baixos – Miguel Oliveira em 13º tem de ir à Q1

Miguel Oliveira termina primeiro dia do GP dos Países Baixos em 13º e tem de ir à Q1 de MotoGP. Intocável Marco Bezzecchi é o mais rápido.

miguel oliveira

Com o fim da sessão de 60 minutos do Treino 2 esta tarde de sexta-feira, está finalizado o primeiro dia do Grande Prémio dos Países Baixos de MotoGP. No circuito de Assen os pilotos da categoria rainha conseguiram rodar com condições perfeitas, e isso levou a uma intensa batalha pelas posições no “top 10” que dão acesso à Qualificação 2. Nessa qualificação apenas teremos Miguel Oliveira presente caso o piloto português consiga passar a eliminação da Qualificação 1.

Apesar do piloto da CryptoData RNF Aprilia ter estado bastante perto de conseguir um lugar entre os dez mais rápidos no fim do primeiro dia de Grande Prémio dos Países Baixos, a verdade é que a sua melhor volta em 1m32.801s não foi suficiente para colocar Miguel Oliveira nas posições desejadas. Foi o 13º melhor neste Treino 2 e no final do primeiro dia em Assen.

Terminou a pouco mais de duas décimas do décimo classificado nos tempos combinados, Alex Márquez (Gresini Racing), e em relação ao piloto mais veloz em pista, novamente Marco Bezzecchi (Mooney VR46), Miguel Oliveira fecha o primeiro dia com uma diferença de 0.738s para esse topo da tabela de tempos combinados.

miguel oliveiraO piloto português terá assim de passar pela Q1 e aí lutará por ser um dos dois mais rápidos e chegar à Q2 para disputar então os melhores lugares na grelha de partida para as corridas MotoGP Sprint e ainda a corrida “longa” de Grande Prémio dos Países Baixos.

Refira-se também que, apesar de Assen ser um circuito que exige bastante do físico dos pilotos, e não estando Miguel Oliveira ainda a 100% da lesão no ombro, a verdade é que o piloto português foi mesmo o segundo mais veloz deste primeiro dia no segundo setor do circuito neerlandês. Um bom indicador tendo em conta o que falta disputar este fim de semana na categoria MotoGP.

Quanto ao mais rápido em pista, e tal como já referimos e tinha acontecido no Treino 1, este segundo treino de MotoGP terminou com Marco Bezzecchi no topo da tabela de tempos.

miguel oliveiraO italiano da Mooney VR46 de Valentino Rossi, que continua a contar com uma enorme legião de fãs nas bancadas de Assen pese embora esteja afastado da competição, rodou em 1m32.063s, um registo suficiente para deixar Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) em segundo a mais de uma décima, enquanto Jack Miller (Red Bull KTM Factory), num derradeiro esforço, consegue posicionar-se nos três mais rápidos.

Entre os mais rápidos e que consegue lugar garantido na Q2 de MotoGP encontramos ainda Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que aqui em Assen está a revelar-se mais rápido do que o seu companheiro de equipa Franco Morbidelli, ao contrário do que tinha acontecido nas duas rondas anteriores.

Em sentido contrário, ou em maiores dificuldades, encontramos os pilotos Honda, nomeadamente Marc Márquez. O espanhol da Repsol Honda, depois de ser penúltimo no Treino 1, forçou um pouco mais o andamento neste Treino 2, e isso levou a mais uma queda nesta temporada 2023.

Desta feita foi uma queda relativamente “suave”, perdendo aderência na roda da frente e deslizando pelo asfalto antes de entrar na gravilha sem aparato de outras quedas.

Porém, e ao contrário de outras ocasiões, desta feita não vimos Marc Márquez a sequer tentar salvar a queda com o cotovelo, como tantas vezes fez no passado, o que poderá servir de indicador do estado de espírito do piloto espanhol neste momento difícil com a Honda, dando a entender que “deitou a toalha ao chão”.

Quer saber quando é que os pilotos de MotoGP regressam à ação nesta Grande Prémio dos Países Baixos? Então apenas tem de clicar aqui !

MotoGP Grande Prémio dos Países Baixos – resultados combinados T1 e T2

1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m32.063s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m32.193s

3 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m32.218s

4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m32.263s

5 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m32.308s

6 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m32.341s

7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m32.408s

8 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m32.449s

9 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m32.469s

10 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m32.581s

13 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m32.801s