A luta pelo título de MotoGP está ainda mais ao rubro depois de terminada a corrida Sprint a contar para o Grande Prémio do Qatar. Tudo porque Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) voltou a mostrar ser o piloto mais forte do plantel da categoria rainha nestas corridas curtas, venceu uma MotoGP Sprint pela 8ª vez esta temporada, e aproveitou uma performance menos conseguida de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) para reduzir ainda mais a diferença entre ambos na classificação do campeonato.
Nesta reportagem da corrida MotoGP Sprint do GP do Qatar não podemos, no entanto, começar sem ser por Miguel Oliveira.
O piloto da CryptoData RNF Aprilia, que arrancou de 17º na grelha de partida, fez aquele que provavelmente foi o melhor arranque dos últimos meses, e ascendeu diversas posições nos momentos iniciais da corrida ficando perto do “top 10”.
Porém, a confusão inicial nas primeiras curvas acabou por resultar numa queda que envolveu Miguel Oliveira, Aleix Espargaró (Aprilia Racing) e ainda Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team). As imagens disponibilizadas pela transmissão não mostraram o que aconteceu, sabemos apenas que os três pilotos caíram, Bastianini ainda regressou à corrida e tanto Aleix Espargaró como Miguel Oliveira desistiram.
No momento em que escrevemos este artigo da corrida MotoGP Sprint as informações disponíveis apontam para que Miguel Oliveira tenha sido levado para o centro médico do circuito de Losail para ser avaliado. Aguardamos agora por mais informações sobre uma possível lesão do piloto português em resultado desta queda.
Já sem o português em pista, e com a decisão do título em primeiro plano, com Martin a suplantar Bagnaia num momento mais “quente” em que os dois chegam a tocar-se, Luca Marini (Mooney VR46) apostou no pneu dianteiro macio para tentar garantir a vitória partindo da “pole position”.
O italiano ainda conseguiu rodar nas primeiras voltas na liderança, sempre com Alex Márquez (Gresini Racing) atrás de si. Mas assim que Jorge Martin passou Bagnaia, e com Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) a aproveitar para também passar o atual campeão de MotoGP, que assim descia de 3º para 5º, os dois pilotos da frente deixaram de rodar sozinhos, pois o espanhol da Prima Pramac Ducati e o italiano da Gresini Racing estavam num ritmo diabólico.
Martin começou por atacar Alex Márquez com o espanhol a não conseguir conter também o seu companheiro de equipa Di Giannantonio, descendo então de 2º a 4º.
Com mais uma vitória numa corrida MotoGP Sprint a desenhar-se, e principalmente a saber que podia ganhar 7 pontos a Francesco Bagnaia na luta pelo título, Jorge Martin não perdeu muito tempo para atacar a liderança de Luca Marini. Na última curva da quinta volta das onze desta MotoGP Sprint do GP do Qatar, Martin atacou, concretizou a ultrapassagem, e a partir daí nunca mais perdeu a liderança da corrida.
Marini também não conseguiu permanecer em segundo muito tempo, pois um endiabrado Fabio di Giannantonio, que, recordamos, continua sem equipa para 2024, mas está a realizar uma reta final de temporada surpreendente, também passou o recruta da Mooney VR46 e ascendeu assim a segundo.
Di Giannantonio ainda pressionou Jorge Martin até ao fim, mas o espanhol da Prima Pramac Ducati não cometeu erros, manteve a calma, e levou a sua Desmosedici GP23 a cruzar a meta em primeiro na frente de Fabio di Giannantonio e com Luca Marini a fechar o pódio.
Francesco Bagnaia não foi além de 5º, terminando atrás de Alex Márquez, e assim viu reduzida a diferença que o separa de Jorge Martin na luta pelo título de MotoGP. Com apenas 7 pontos a separar os dois primeiros e mesmo que Martin não pontue na corrida de domingo e que Bagnaia vença, o título de MotoGP apenas será decidido no Grande Prémio da Comunidade Valenciana.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio do Qatar? Apenas tem de clicar aqui !
Resultados da corrida MotoGP Sprint do Grande Prémio do Qatar
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)
3 – Luca Marini (Mooney VR46)
4 – Alex Márquez (Gresini Racing)
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
8 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
9 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)
10 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
Classificação de MotoGP após a corrida Sprint do GP do Qatar
1 – Francesco Bagnaia – 417 pontos
2 – Jorge Martin – 410 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 323 pontos
4 – Brad Binder – 257 pontos
5 – Johann Zarco – 200 pontos
6 – Aleix Espargaró – 198 pontos
7 – Maverick Viñales – 179 pontos
8 – Luca Marini – 178 pontos
9 – Fabio Quartararo – 158 pontos
10 – Jack Miller – 156 pontos
16 – Miguel Oliveira – 76 pontos
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!