Miguel Oliveira é atualmente um dos pilotos em maior destaque no plantel de MotoGP. O piloto português da CryptoData RNF Aprilia tem revelado estar a adaptar-se rapidamente à sua nova Aprilia RS-GP 22, pelo que, inevitavelmente, decidimos comparar resultados e tentar perceber se com tão poucos dias aos comandos da moto italiana, Miguel Oliveira já consegue ser mais rápido do que era com a KTM.
O ponto de partida para a nossa análise, publicada aqui em MotoJornal.pt ontem, foi o recente teste oficial de MotoGP em Sepang, com o circuito malaio a acolher três dias de ação em pista.
Para esta comparação de tempos aproveitámos também a nossa análise detalhada da sua performance na temporada 2022, mais precisamente durante o Grande Prémio da Malásia, um dos últimos que disputou aos comandos da KTM RC16, um protótipo que ajudou Miguel Oliveira a vencer por cinco vezes na categoria rainha, mas que tantas dores de cabeça deu ao piloto português.
A comparação rapidamente deixou à vista que neste primeiro teste oficial de pré-temporada 2023, Miguel Oliveira tinha conseguido ser mais veloz do que no GP da Malásia.
A Aprilia RS-GP 22 que continua a ser trabalhada para adaptar-se ao seu estilo de condução, permitiu-lhe rodar em 1m58.839s, enquanto com a KTM RC16 durante o fim de semana do Grande Prémio malaio rodou em 1m59.405s.
No nosso artigo destacámos, pois é sempre importante ter em conta certos detalhes, que estes tempos foram obtidos com a temperatura ambiente igual (28 graus Celsius), mas com temperaturas de asfalto muito diferentes: 40 graus no fim de semana de corrida e 27 graus neste teste de 2023.
Referimos também que enquanto neste teste Miguel Oliveira estava ainda a conhecer a Aprilia, e encontra-se numa fase muito inicial da temporada, ou seja, sem o ritmo ideal, no GP da Malásia o piloto de Almada estava no fim de uma relação que durou quatro anos – conhecia perfeitamente a moto austríaca – e no final da temporada, ou seja, já com um ritmo bastante superior.
Porém, e alertados pelo nosso leitor Victor Pinheiro na nossa página de Facebook, a conclusão a que chegámos anteriormente, de que Miguel Oliveira já é mais rápido com a Aprilia do que com a KTM em Sepang, não será correta pois o piloto português já teria rodado mais rápido no traçado malaio.
Em nossa defesa, apenas escolhemos comparar os tempos deste teste oficial de MotoGP 2023 com o Grande Prémio da Malásia de 2022 por serem as duas ocasiões mais próximas em que os pilotos da categoria rainha rodaram em Sepang, mas também porque Miguel Oliveira competiu no GP do ano passado com uma KTM RC16 que estaria na sua evolução máxima da especificação de 2022, e utilizou agora no teste de Sepang uma Aprilia RS-GP 22 que, como se sabe, encontra-se na sua evolução máxima da especificação de 2022, tal como os pilotos Aleix Espargaró e Maverick Viñales, da Aprilia Racing, finalizaram a temporada passada.
Desta forma, podemos dizer que o piloto luso rodou com ambas as motos na sua melhor especificação ou versão, sem que estivessem a ser usadas para desenvolvimento de novos componentes.
Porém, como gostamos de analisar da forma mais correta possível a performance dos pilotos, e no seguimento do comentário do nosso leitor, decidimos “viajar” até Sepang novamente, mas desta vez para comparar o que Miguel Oliveira fez noutros anos em que competiu em MotoGP e testou em Sepang com a KTM, com o seu ano de estreia na categoria rainha com a Aprilia.
Será que aos comandos da KTM RC16, Miguel Oliveira conseguiu ser mais rápido do que foi agora com a Aprilia RS-GP 22?
A resposta é clara e os tempos por volta não deixam grande espaço para dúvidas: o português não conseguiu com a Aprilia bater o seu melhor tempo de sempre registado com a KTM no circuito de Sepang em sessões de teste oficial.
Em 2019, no seu ano “rookie”, Miguel Oliveira participou no teste de Sepang e rodou em 1m59.949s, tendo ficado a 1.710s de diferença do mais rápido em pista que foi Danilo Petrucci (Ducati).
No ano seguinte, na segunda temporada com a KTM RC16 e na equipa Tech3, a melhor volta no teste foi de 1m58.764s ficando então a 0.415s do mais rápido que foi Fabio Quartararo (Petronas Yamaha SRT).
Em 2021 não houve teste oficial em Sepang, e por isso o registo seguinte é de 2022.
A iniciar aquele que foi então o seu último ano aos comandos da KTM RC16, Miguel Oliveira rodou em 1m58.701s ficando a 0.570s de Enea Bastianini (Gresini Racing) que foi o mais rápido nesse teste oficial de pré-temporada.
Verificamos então que a melhor volta de sempre registada por Miguel Oliveira em situação de teste oficial de MotoGP no circuito de Sepang é de 1m58.701s em 2022 com a KTM RC16, o que compara com a melhor volta que obteve agora em 2023 que foi de 1m58.839s obtida com a Aprilia RS-GP 22 e que o deixou a 0.950s de Luca Marini (Mooney VR46 Ducati), que foi o mais rápido em pista.
Voltaremos a comparar tempos por volta quando o plantel de MotoGP viajar até ao Autódromo Internacional do Algarve para dois dias de teste dias 11 e 12 de março.
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