MotoGP 2023 S. Marino – Miguel Oliveira qualifica em 10º e Martin na “pole” com novo recorde

Miguel Oliveira parte de 10º para as corridas de MotoGP do GP de São Marino. Jorge Martin com uma super volta recorde está na “pole position”.

miguel oliveira

Depois de todos os treinos realizados, o primeiro grande momento da verdade neste Grande Prémio de São Marino de MotoGP chegou com a realização das duas qualificações. Com o circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli a apresentar-se na sua melhor forma no que respeita a condições climatéricas e de aderência do asfalto, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) foi obrigado a trabalhar um pouco mais ao enfrentar a Qualificação 1 tendo como objetivo passar à Qualificação 2.

E a verdade é que de ontem para hoje, a CryptoData RNF Aprilia e o piloto português conseguiram encontrar a afinação mais acertadas para a RS-GP 22 #88.

Depois dos muitos problemas que impediram Miguel Oliveira de estar ao nível que se antecipava no primeiro dia do GP de São Marino, nomeadamente muitas vibrações, a moto italiana apresentou-se esta manhã de sábado em grande nível, e isso permitiu ao português aumentar claramente o ritmo por volta.

Passou à Q2 ao ser o piloto mais rápido da Q1 de MotoGP, com um tempo de 1m31.272s, um tempo já mais de um segundo mais rápido do que aquele que tinha sido o seu melhor registo no dia anterior.

Com Miguel Oliveira passou também à Q2 o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia Racing). Pela primeira vez a Aprilia vê as suas quatro motos competirem na derradeira qualificação, ou seja, todas as RS-GP estarão entre os 12 melhores pilotos da grelha de partida.

Passada essa primeira qualificação, na segunda Miguel Oliveira rodou em 1m31.277s, cinco milésimos mais lento do que tinha feito minutos antes, mas uma volta que ainda assim permite ao piloto da CryptoData RNF Aprilia garantir a 10ª posição na grelha de partida para as corridas de MotoGP do GP de São Marino.

miguel oliveiraQuanto à discussão pela “pole position”, o assunto ficou decidido quando Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) decidiu arriscar tudo.

Aproveitando a boleia do “wildcard” Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory), que continua a surpreender pela sua rapidez, “Martinator” demoliu por completo aquele que era o recorde absoluto do traçado de Misano, que tinha sido registado no dia de ontem por Marco Bezzecchi (Mooney VR46).

Jorge Martin deixou toda a concorrência bastante longe.

Rodou em 1m30.390s, a melhor volta de sempre de uma MotoGP em Misano, tirou 0.456s ao recorde absoluto de Bezzecchi, e assim garantiu uma fantástica “pole position” nesta décima segunda ronda da temporada 2023, e deixa um sério aviso aos rivais de que este fim de semana teremos de contar com o espanhol da Prima Pramac Ducati para lutar pelas vitórias.

miguel oliveiraAo lado de Martin na primeira linha da grelha de partida estarão mais duas Ducati, com Marco Bezzecchi a ser segundo e Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) em terceiro. Refira-se que estes dois pilotos italianos estão a competir em inferioridade física, com Bezzecchi a sofrer de muitas dores na mão esquerda, enquanto Bagnaia tem muitas dores na perna direita. Tudo em resultado das quedas na Catalunha.

Nesta qualificação nota ainda de destaque para a performance de Dani Pedrosa. O piloto de testes da KTM, e que aqui está a realizar mais um “wildcard”, foi o melhor piloto KTM em pista, e garantiu o 5º tempo em qualificação.

Um resultado que não surpreende se tivermos em conta o talento que o “Samurai” espanhol sempre demonstrou na sua carreira como piloto de MotoGP, mas que não deixa de surpreender tendo em conta o ponto da temporada em que nos encontramos, e o facto de que Pedrosa está “reformado” há algum tempo e (supostamente) terá perdido ritmo.

Quem não estará mais em pista neste GP de São Marino é o japonês Takumi Takahashi.

O substituto de Alex Rins na Castrol LCR Honda neste fim de semana em Misano não conseguiu rodar dentro do limite imposto pelos regulamentos, ou seja, a melhor volta de Takahashi durante os diversos treinos não está dentro do limite dos 105% em relação à volta mais rápida, pelo que o japonês não participou nas qualificações nem estará nas corridas.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio de São Marino? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Qualificação de MotoGP do GP de São Marino

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.390s

2 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m30.787s

3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.826s

4 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.916s

5 – Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) – 1m31.023s

6 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m31.082s

7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m31.103s

8 – Luca Marini (Mooney VR46) – 1m31.210s

9 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m31.223s

10 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) – 1m31.277s

miguel oliveiraFique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!