MotoGP 2023 Valência – Maverick Viñales com “pole” e novo recorde absoluto!

Maverick Viñales garante a “pole” para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP. Bagnaia bate Martin em qualificação.

motogp

O último fim de semana da temporada 2023 está a acontecer a toda a velocidade, dentro e fora da pista, e para as contas do título de MotoGP o primeiro grande momento de decisão era a qualificação para o Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

Com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ter de passar pela Qualificação 1, enquanto o seu grande rival Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) estava já garantido na Qualificação 2 depois de alguns “mind games” na tarde de sexta-feira, a verdade é que o campeão do mundo e líder da categoria rainha mostrava-se tranquilo com a situação em que se encontra.

Bagnaia não facilitou e fez mesmo o melhor tempo da Q1 para assim garantir a passagem à Q2 e discutir então a “pole position”, levando consigo o espanhol Alex Márquez (Gresini Racing).

Na decisiva segunda qualificação de MotoGP, era notório o ambiente tenso a pairar no pit lane.

motogpJorge Martin tem de evitar que Francesco Bagnaia lhe ganhe quatro pontos para evitar que o italiano conquiste o título de 2023 já na MotoGP Sprint deste sábado. Era por isso imprescindível que “Martinator” conseguisse bater o rival italiano em qualificação.

Assim que a sessão Q2 arrancou, Martin começou por seguir Marc Márquez (Repsol Honda), e ainda no pit lane o oito vezes campeão do mundo removeu um “tear off” da viseira do seu capacete que acabou por voar diretamente para a entrada de ar da Ducati Desmosedici GP23 de Jorge Martin.

Felizmente, a película não chegou a entrar pela conduta de admissão de ar, Martin teve a reação rápida de a remover da carenagem, e podia então concentrar-se nos tempos por volta.

Mas a verdade é que Jorge Martin nunca mostrou estar à vontade no traçado valenciano.

Enquanto Francesco Bagnaia vinha “quente” da Q1 e voltava a registar voltas rápidas atrás de voltas rápidas, liderando a tabela de tempos, Jorge Martin tentava, sem conseguir, chegar ao topo dessa mesma tabela de tempos.

Regressou à box e pediu para trocar de moto, optando também por uma combinação de pneus diferente, na intenção de descobrir a fórmula certa para ganhar as décimas que precisava para bater em qualificação Francesco Bagnaia.

motogpO esforço do espanhol da Prima Pramac não surtiu efeito, cometeu vários erros ao longo das suas voltas “time attack”, enquanto na garagem da Ducati Lenovo Team a situação era precisamente oposta, com sorrisos e palmas assim que Francesco Bagnaia rodou em 1m29.023s, o que parecia suficiente para lhe dar mais uma “pole position”.

Jorge Martin apenas conseguiu rodar em 1m29.182s, o que, aliado às excelentes prestações das duas Red Bull KTM Factory de Jack Miller (4º) e Brad Binder (5º), o sul-africano não evitou mesmo uma aparatosa queda, fez com que Jorge Martin tenha terminado a qualificação de MotoGP do GP da Comunidade Valenciana apenas em 6º.

O espanhol encontra-se então numa posição mais complicada para evitar a conquista do título por parte de Francesco Bagnaia já na MotoGP Sprint de hoje, sendo que o italiano, que precisa apenas de ganhar mais 4 pontos a Jorge Martin para matematicamente garantir que é campeão 2023, acabou por não conseguir a “pole position”.

Tudo porque outro espanhol, neste caso Maverick Viñales (Aprilia Racing), esteve numa forma inacreditável esta manhã no circuito Ricardo Tormo!

motogpO piloto da equipa de fábrica da Aprilia deixou para um derradeiro momento de ataque ao cronómetro para fazer então a melhor volta da qualificação de MotoGP: 1m28.931s. Esta é a melhor volta de sempre de uma moto da categoria rainha ao traçado valenciano, sendo por isso um novo recorde absoluto.

A fechar a primeira linha da grelha de partida para as corridas de MotoGP do Grande Prémio da Comunidade Valenciana estará Johann Zarco (Prima Pramac Ducati), com o francês a arrancar ao lado de Francesco Bagnaia, e por isso a poder desempenhar um papel importante na luta pelo título, pois poderá ajudar o seu companheiro de equipa Jorge Martin ao atrapalhar as corridas de Bagnaia.

Tendo em conta que na segunda linha da grelha de partida encontramos pilotos que habitualmente fazem grandes arranques, e que a curva 1 do circuito Ricardo Tormo é bastante fechada e apertada, muita coisa pode acontecer na chegada à primeira curva assim que os semáforos se apagarem.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio da Comunidade Valenciana? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Comunidade Valenciana

1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m28.931s

2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m29.023s

3 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m29.144s

4 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m29.161s

5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m29.171s

6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m29.182s

7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m29.223s

8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m29.261s

9 – Marc Márquez (Repsol Honda) – 1m29.275s

10 – Raul Fernandez (CryptoData RNF Aprilia) – 1m29.438s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!