MotoGP 2024 – A reação de Miguel Oliveira ao primeiro dia do GP de Espanha

Miguel Oliveira teve um primeiro dia de Grande Prémio de Espanha abaixo do esperado e com uma queda à mistura. Eis a reação do piloto.

Já aqui falámos na Revista Motojornal em grande detalhe sobre o que aconteceu no primeiro dia do Grande Prémio de Espanha de MotoGP. Um dia de novo recorde absoluto, porém, para o piloto Miguel Oliveira este arranque de fim de semana esteve longe de ser positivo. Bem pelo contrário!

O 15º tempo no Treino Livre 1, um registo obtido com a sua Aprilia RS-GP24 “calçada” com pneus Michelin bastante usados, deixava antever que no Treino da tarde o piloto luso da Trackhouse Racing conseguisse usar pneus novos para lutar por um lugar direto na Qualificação 2 de MotoGP.

Mas a realidade de Jerez foi bastante diferente, com Miguel Oliveira a rodar muito longe dos tempos competitivos que permitiram a vários pilotos discutir esses primeiros lugares no primeiro dia do Grande Prémio de Espanha.

Uma queda, sensivelmente a meio do treino da tarde, deixou Miguel Oliveira sem grande margem de manobra, tendo sido obrigado a recorrer à segunda Aprilia RS-G24 no seu lado da garagem da Trackhouse Racing.

No final do dia, o piloto português tentou usar o pneu macio na traseira da sua moto para ir à procura do melhor registo, mas essa opção não se revelou positiva.

miguel oliveiraCom tudo isto a acontecer neste arranque de GP de Espanha, Miguel Oliveira acabou por confirmar as dificuldades em que se encontra, revelando, no entanto, esperanças em conseguir dar a volta à situação pois as Aprilia de fábrica estão com um bom ritmo no circuito Jerez Ángel Nieto:

“Hoje não foi fácil. Assim que colocámos o pneu traseiro macio, sentimos que o equilíbrio da moto ficou um pouco estranho, especialmente nos pontos de travagem, com demasiado contacto da traseira. A traseira estava a empurrar a frente e foi precisamente por causa disso que caí. Não há nada realmente errado com isto, mas foi uma tarde deveras frustrante, especialmente porque o ritmo não estava lá. Faltou-nos muita da velocidade que precisamos para sequer entrar no top 10. Os tempos por volta são já muito competitivos e nós simplesmente não somos rápidos o suficiente. A coisa boa é que a equipa pode analisar os bons dados do Maverick e do Aleix, e esperamos que amanhã seja possível andar em frente”.

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