MotoGP 2024 Américas – Miguel Oliveira arranca fim de semana com 17º tempo no TL1

O TL1 deu início ao Grande Prémio das Américas de MotoGP. Miguel Oliveira conseguiu o 17º tempo e o mais rápido foi Maverick Viñales.

Conforme estava previsto no programa do Grande Prémio das Américas, que este fim de semana assinala o regresso à ação para os pilotos da categoria rainha, o Treino Livre 1 (TL1) que se disputou ao final da tarde desta sexta-feira (hora portuguesa) permitiu aos pilotos de MotoGP sentirem pela primeira vez o “sabor” do asfalto do circuito texano.

Beneficiando de boas condições climatéricas depois de alguns dias de chuva que antecederam a realização do Grande Prémio das Américas, e com alguns pontos do Circuito das Américas a continuarem a apresentar dificuldades especiais aos pilotos, como por exemplo os ressaltos na curva 10, vimos os 22 pilotos em pista a iniciarem assim a sua missão que tem como objetivo lutar pelas melhores posições.

Neste TL1, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) completou diversas saídas à pista aos comandos da Aprilia RS-GP24. O piloto português na sua antevisão acreditava que teria argumentos para dar o passo seguinte na evolução com a moto italiana.

Porém, e pese embora tenha estado durante breves momentos, no início da sessão, dentro do “Top 10”, o português da equipa americana Trackhouse Racing acabou o primeiro treino a ocupar a 17ª posição na tabela de tempos de MotoGP.

Veremos quais as sensações que Miguel Oliveira conseguiu obter deste primeiro contacto com o CoTA, e como é que em conjunto com a sua equipa técnica vai conseguir trabalhar a Aprilia RS-GP24 #88 de forma a conseguir ser um dos dez mais velozes no Treino que assinalará o fim do primeiro dia do Grande Prémio das Américas. Como se sabe, esses dez mais velozes serão os pilotos que garantem o acesso direto à Qualificação 2 de MotoGP.

motogpQuanto ao mais rápido em pista, essa honra ficou na posse do espanhol Maverick Viñales (Aprilia Racing). Depois do balde de água fria que foi a falha mecânica no Grande Prémio de Portugal, quando estava em 2º nessa corrida lusa e podia capitalizar em termos de pontuação pois tinha vencido a Sprint, Viñales esteve implacável neste TL1 do GP das Américas.

Mesmo sofrendo diversos ataques por parte de pilotos rivais, o piloto da Aprilia Racing foi sempre respondendo, melhorando os seus registos, e com naturalidade ocupa o topo da tabela de tempos e parece ter conseguido ultrapassar por completo o azar da ronda anterior.

Entre os pilotos que mais se aproximaram de Viñales e da sua Aprilia RS-GP24 #12, encontramos o líder do campeonato. Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) chegou mesmo a estar em 1º na tabela de tempos, mas mesmo num esforço final não conseguiu bater o compatriota, contentando-se, para já, em ser 2º entre os pilotos de MotoGP.

A completar um trio de espanhóis no “Top 3” após o TL1 encontramos o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3). Pese embora seja um novato nestas andanças, o campeão de Moto2 continua a revelar, a cada circuito que visita pela primeira vez com um protótipo de MotoGP, uma grande capacidade para pilotar como se fosse um piloto com muita experiência. O terceiro tempo nesta primeira sessão de Grande Prémio das Américas deixa Acosta com bons indicadores.

Recordamos que em 2013 foi Marc Márquez, então estreante e a competir pela Repsol Honda, a tornar-se no piloto mais jovem de sempre a vencer na categoria rainha, no que foi também a sua primeira vitória em MotoGP. Pedro Acosta, no mesmo circuito, poderá replicar os feitos do oito vezes campeão mundial.

Refira-se que, pese embora três espanhóis ocupem as três primeiras posições na tabela de tempos, em termos de fabricantes a situação é diversa. Temos uma moto Aprilia, uma Ducati e uma GasGas (que na verdade é uma KTM) a ocupar as primeiras posições na tabela de tempos, onde pouco mais de um segundo separa os 14 primeiros classificados.

Clique aqui para ver os horários completos do Grande Prémio das Américas de MotoGP.

Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP do GP das Américas

1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 2m03.294s

2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 2m03.443s

3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 2m03.606s

4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 2m03.700s

5 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 2m03.812s

6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) 2m03.865s

7 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) 2m03.904s

8 – Marc Márquez (Gresini Racing) 2m04.003s

9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) 2m04.210s

10 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 2m04.226s

17 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 2m04.514s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!