MotoGP 2024 Américas – Miguel Oliveira qualifica em 14º e Maverick Viñales na “pole”

Miguel Oliveira não passou da Q1 de MotoGP e vai arrancar de 14º para as corridas do GP das Américas. Maverick Viñales deu a “pole” e recorde à Aprilia.

Está finalizada a qualificação de MotoGP a contar para o Grande Prémio das Américas. Na Qualificação 1 participaram os pilotos que não conseguiram terminar o Treino de ontem entre os dez mais rápidos da categoria rainha, e nessa lista marcou presença Miguel Oliveira.

O piloto português da Trackhouse Racing tinha finalizado o dia de sexta-feira a referir que a sua melhor volta, e que na altura lhe deu o 11º tempo, ainda deixava margem para melhorar.

E de facto, na Q1, Miguel Oliveira conseguiu desde início revelar um ritmo superior que tinha antecipado, com a sua Aprilia RS-GP24 #88 a fazer o melhor tempo logo na primeira saída à pista, conseguindo então aquela que é a sua melhor volta neste fim de semana do GP das Américas: 2m01.844s.

Infelizmente para as aspirações do piloto português, a segunda saída à pista e derradeiro “time attack” não significou uma melhoria no seu registo pessoal, e sem conseguir melhorar, o melhor que Miguel Oliveira conseguiu foi o 4º tempo na Q1 e assim vai arrancar para as corridas de MotoGP no Circuito das Américas da 14ª posição na grelha de partida.

Tendo em conta o tempo obtido por Miguel Oliveira e os resultados finais da Q2, o seu melhor tempo na Q1 seria suficiente para o deixar em 10º na grelha de partida.

motogpOs dois pilotos mais rápidos desta primeira qualificação foram Jack Miller (Red Bull KTM Factory) e ainda Alex Márquez (Gresini Racing).

Refira-se ainda que nesta sessão Brad Binder (Red Bull KTM Factory) sofreu uma queda logo nos primeiros momentos, mas o sul-africano, segundo classificado do campeonato, não parece estar num fim de semana positivo e qualificou 17º, logo seguido de Augusto Fernandez (Red Bull GasGas Tech3), eles que conseguiram “evitar” que as seis motos japonesas tivessem terminado a qualificação de MotoGP nos seis últimos lugares.

Na Qualificação 2 tivemos então 12 pilotos a discutirem as melhores posições na grelha de partida, sendo de realçar que Alex Márquez vindo da Q1 acabaria por não registar qualquer tempo, e por isso o 12º lugar ficou, naturalmente, para o espanhol da Gresini Racing.

Com a Q2 ainda nos seus primeiros momentos, vimos o então detentor do recorde absoluto de MotoGP no Circuito das Américas, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) a sofrer uma primeira queda ainda na primeira saída à pista. O espanhol e líder do mundial perdeu a frente da sua Ducati #89 quando estava a entrar na curva 11.

Regressou à pista, fez um tempo rápido, voltaria depois a sofrer uma segunda queda, agora na curva 18, esta a provocar mais danos na sua moto. Desta feita Jorge Martin foi mesmo obrigado a regressar à box, tendo depois saído para um ataque final em conjunto com os outros pilotos.

Nesse ataque final, acabaria por ser Maverick Viñales (Aprilia Racing) a mostrar ser o mais forte.

O espanhol e a sua moto tornaram-nos na dupla mais rápida de sempre de MotoGP a percorrer o Circuito das Américas ao pararem o cronómetro em 2m00.864s, um registo que não foi batido por mais ninguém, pese embora muitos pilotos tenham tentado a sua sorte.

Refira-se ainda que Viñales conseguiu novo recorde absoluto e da “pole position” ao bater o tempo que tinha sido registado no dia de ontem por Jorge Martin. O piloto da Aprilia conseguiu ser mais de meio segundo mais rápido do que o espanhol da Prima Pramac Ducati! Viñales está em grande momento de forma, e esperará que a Aprilia RS-GP24 não sofra mais falhas mecânicas como aconteceu em Portugal.

motogpO que mais se aproximou foi o “rookie” Pedro Acosta. O jovem talento da Red Bull GasGas Tech3 vai respondendo positivamente a cada ronda que enfrenta, e no circuito texano, que o próprio considera bastante desafiante para um novato na categoria rainha, vimos Pedro Acosta a qualificar-se em 2º e assim pela primeira vez estará na primeira linha da grelha de partida.

De forma menos surpreendente vemos Marc Márquez (Gresini Racing) a ocupar o 3º lugar.

O oito vezes campeão mundial, e o piloto mais vitorioso no Grande Prémio das Américas, parece estar pronto a discutir a vitória nas corridas Sprint e principal de domingo, pelo que este terceiro melhor tempo em qualificação deixa tudo em aberto para o espanhol.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio das Américas de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da Qualificação de MotoGP do GP das Américas

1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 2m00.864s

2 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 2m01.192s

3 – Marc Márquez (Gresini Racing) 2m01.266s

4 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 2m01.352s

5 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) 2m01.439s

6 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 2m01.511s

7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 2m01.562s

8 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 2m01.667s

9 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) 2m01.737s

10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 2m02.279s

14 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) 2m01.844s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP, com especial destaque para as performances e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!