MotoGP 2024 Américas – Viñales domina e vence a Sprint com Miguel Oliveira em 11º

A corrida Sprint do Grande Prémio das Américas de MotoGP terminou com Maverick Viñales a vencer e Miguel Oliveira a ser 11º.

Depois dos treinos e qualificações, o primeiro verdadeiro grande momento de adrenalina e emoção do Grande Prémio das Américas de MotoGP foi a corrida Sprint. Foram 10 voltas ao Circuito das Américas e onde a discussão pela vitória terminou assim que os semáforos se apagaram.

Partindo da “pole position” e detendo o recorde absoluto do traçado texano em MotoGP, Maverick Viñales (Aprilia Racing) não deixou escapar a oportunidade de maximizar a sua posição na grelha de partida.

Não falhou o arranque, manteve a sua liderança, e a partir das primeiras curvas foi construindo uma vantagem que lhe permitiu cumprir todas as voltas da corrida Sprint do GP das Américas em primeiro.

Atrás do espanhol da Aprilia Racing rodava Marc Márquez (Gresini Racing), com o oito vezes campeão do mundo a procurar a sua oportunidade de ascender à liderança e conseguir mais uma vitória no COTA na categoria rainha.

Mas a verdade é que Marc Márquez nunca se mostrou verdadeiramente capaz de ameaçar Viñales, e, pior do que isso, a meio da corrida deste sábado estava a sofrer imensa pressão do “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3).

motogpMais atrás, e partindo da 14ª posição na grelha de partida, Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) estava a tentar recuperar posições nos primeiros momentos da corrida Sprint.

O piloto português forçou o andamento, porém o seu esforço deixou-o em 12º logo no final da primeira volta, e foi nessa posição que foi rodando, volta após volta, tentando apanhar a traseira de Brad Binder (Red Bull KTM Factory). Miguel Oliveira chegou a estar muito próximo do sul-africano e seu antigo companheiro de equipa, dando a entender que teria os argumentos para ultrapassar e mais ritmo.

Já na derradeira volta da corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio das Américas, Miguel Oliveira viria mesmo a conseguir consumar a ultrapassagem a Binder, cruzando então a meta em 11º, uma posição que não lhe permite somar qualquer ponto à sua conta pessoal na classificação de pilotos.

Enquanto isso, na frente da corrida, Maverick Viñales construiu então uma margem de mais de 2 segundos para os perseguidores.

Com a corrida Sprint controlada, e assim a garantir a segunda vitória com a Aprilia Racing, a segunda vitória consecutiva em corridas “curtas” de MotoGP, Viñales nem teve de se preocupar com aqueles que o seguiam. Até porque Marc Márquez passou por alguns momentos mais “quentes”, ficando à mercê do ataque de Pedro Acosta.

motogpO “rookie”, sempre pronto a atacar, esperou pela 6ª volta para tentar a sua sorte frente ao experiente piloto da Gresini Racing. Ainda chegou a rodar em 2º, mas Acosta sofreu a resposta imediata de Marc Márquez, que recuperou essa posição, e não mais a perdeu até cruzar a linha de meta.

Pouco depois Acosta “provou do seu veneno”.

Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) tinha conseguido sair do pelotão, e não deixou a dupla que discutiu os últimos lugares do pódio ganhar uma vantagem que depois seria impossível de fechar. Aproveitando o ataque de Acosta a Marc Márquez, o vice-campeão do mundo de MotoGP em 2023 colou-se à traseira da GasGas do novato, e preparou o seu ataque à 3ª posição.

Acosta ainda estaria a pensar em como prosseguir com os ataques a Marc Márquez quando ele próprio sofre o ataque de Jorge Martin, ainda na 6ª volta da corrida. Martin travou nos limites e obrigou Acosta a alargar a trajetória no ponto de travagem mais forte do Circuito das Américas.

Marc Márquez escapou em definitivo com o 2º lugar nesse momento, enquanto Jorge Martin também garantiu o 3º lugar com essa ultrapassagem e com isso voltou a alargar a vantagem pontual no campeonato.

Quer saber quais são os horários completos do Grande Prémio das Américas? Então apenas tem de clicar aqui !

Resultados da corrida Sprint de MotoGP do GP das Américas

1 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

2 – Marc Márquez (Gresini Racing)

3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

4 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

6 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

7 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

8 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)

9 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)

10 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati)

11 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)

Classificação de MotoGP

1 – Jorge Martin 67 pontos

2 – Enea Bastianini 43 pontos

3 – Brad Binder 42 pontos

4 – Francesco Bagnaia 39 pontos

5 – Marc Márquez 36 pontos

14 – Miguel Oliveira 8 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!