MotoGP 2024 – As estatísticas em destaque após o GP das Américas

O MotoGP passou pelo Circuito das Américas no passado fim de semana. Aqui ficam as estatísticas em destaque após o GP das Américas.

motogp

Depois de um fim de semana onde tivemos muita ação no asfalto do Circuito das Américas, a terceira ronda da temporada 2024 permitiu atualizar algumas estatísticas de MotoGP. O Grande Prémio das Américas mostrou-nos um Maverick Viñales, ou se calhar um ‘BatMav’, em grande forma, mas depois do GP terminar encontramos diversos novos destaques nas estatísticas oficiais.

No rescaldo do Grande Prémio das Américas da categoria rainha, deixamos de seguida as estatísticas atualizadas de MotoGP:

1 – Maverick Viñales conquistou a primeira vitória desde o GP do Qatar 2021, quando venceu pela 10ª vez. Foi a primeira vitória num GP com uma Aprilia, e passa a ser o primeiro piloto da história da era MotoGP a conseguir vencer por três fabricantes distintos: Suzuki, Yamaha e Aprilia.

1 – Com 19 anos e 325 dias de idade, o “rookie” Pedro Acosta terminou o GP das Américas em 2º. Foi o seu melhor resultado até agora em MotoGP e na sua terceira corrida desde que chegou à categoria rainha. Tornou-se no piloto mais jovem de sempre a conseguir dois pódios consecutivos na categoria rainha, batendo o recorde que era de Marc Márquez.

1 – Com ‘BatMav’ Viñales a vencer no GP das Américas na frente de Pedro Acosta, isto significa que todos os fabricantes já conseguiram terminar pelo menos uma vez no pódio no Circuito das Américas.

motogp4 – Esta foi a quarta vitória da Aprilia em MotoGP. As outras foram conseguidas por Aleix Espargaró. E foi também a primeira vitória da Aprilia desde a conquistada por Aleix Espargaró na Catalunha em 2023. Maverick Viñales terminou com uma sequência de 11 vitórias consecutivas da Ducati que teve início em São Marino no ano passado.

5 – O campeão do mundo em título, Francesco Bagnaia, terminou em 5º o GP das Américas. Este é o seu pior resultado numa corrida de Grande Prémio desde o Grande Prémio da Argentina 2023, quando caiu, regressou à corrida, e terminou em 16º. O Grande Prémio de Portugal e o Grande Prémio das Américas são também a primeira vez que Bagnaia começa as corridas e termina fora do pódio desde a combinação Argentina / Américas no ano passado.

11 – Enea Bastianini terminou em 3º no que foi a 11ª vez que conseguiu estar no pódio de um GP. Foi também a primeira vez que conseguiu um pódio em corridas consecutivas desde que o fez em São Marino / Aragão em 2022. Bastianini conseguiu todos os seus pódios em MotoGP com a Ducati, e encontra-se agora em 8º lugar no ranking de pilotos com mais pódios com a Ducati, tendo quatro pódios a menos do que Johann Zarco.

49 – Com Enea Bastianini em terceiro, a Ducati encontra-se numa série de 49 corridas consecutivas de Grande Prémio de MotoGP com pelo menos um dos seus pilotos no pódio.

75 – Com a vitória, Maverick Viñales consegue atingir um total de 75 pódios na sua carreira nos Grandes Prémios (somando todas as categorias em que competiu).

2023 – O pódio do Grande Prémio das Américas foi o primeiro sem que estivessem os pilotos Francesco Bagnaia (5º) ou Jorge Martin (4º) desde o GP disputado no Circuito das Américas no ano passado, quando Alex Rins, Luca Marini e Fabio Quartararo estiveram no pódio.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todos os resultados de MotoGP. A não perder!