Foi um primeiro dia de Grande Prémio da Austrália que quase foi ‘por água abaixo’. Isto porque o circuito de Phillip Island foi assolado por condições climatéricas bastante adversas para a segurança dos pilotos de MotoGP, sendo que o Treino Livre 1 da categoria rainha foi mesmo anulado depois de vários sucessivos adiamentos, e do “safety car” BMW M3 Touring conduzido pelo antigo piloto e agora responsável pela segurança do campeonato, Loris Capirossi, se ter tornado na grande estrela em pista durante o período de espera matinal.
Foi neste cenário que os pilotos de MotoGP viriam a entrar, finalmente, em pista, para cumprir o Treino da tarde (final de madrugada em Portugal).
Com o Sol a conseguir espreitar por entre algumas nuvens mais carregadas, e o asfalto de Phillip Island praticamente seco, embora com algumas zonas ainda húmidas, realizou-se então a sessão de Treino que definiu quais são os dez pilotos que entram diretamente na Qualificação 2 de MotoGP.
Sendo que a ameaça da chuva esteve sempre presente, os pilotos da categoria rainha, assim que se iniciou o Treino, passaram ao ataque… com alguns excessos!
Foi isso que aconteceu a Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). O espanhol, líder da classificação de MotoGP com 10 pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), quis garantir bons registos antes da chuva poder estragar os planos no Treino.
O espanhol acabaria por sofrer uma queda quando estava na sua primeira volta lançada, na curva 4, tendo entrado com demasiada velocidade nessa zona da pista quando encontrou pela frente Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha).
Para evitar o embate no campeão de 2021 de MotoGP, Martin viria a abusar dos travões da sua Ducati, a frente da moto italiana escorregou, e o ‘Martinator’ foi o primeiro a sentir o amargo sabor da escapatória de Phillip Island na sessão de 60 minutos de duração.
Jorge Martin viria a regressar à box pelos seus próprios meios, e tanto ele como o seu rival na luta pelo título, Francesco Bagnaia, demoraram bastantes muitos até conseguirem registar as suas primeiras voltas cronometradas.
Entretanto, quem não perdeu tempo para mostrar ao que vem neste Grande Prémio da Austrália foi Marc Márquez. O espanhol da Gresini Racing também entrou em modo de ataque total, e realizou diversas voltas consecutivas com os melhores tempos por volta.
Mas a sessão de Treino de MotoGP viria a ser interrompida, ainda que apenas por breves instantes, quando a vida selvagem local (um ganso, para sermos mais precisos), decidiu participar da ação em pista. Nada aconteceu de mal à ave, nem aos pilotos, que depois de alguns minutos regressaram à pista.
Com os três primeiros do campeonato fora do ‘Top 10’, o que durou pouco tempo, viria a ser o herói local Jack Miller (Red Bull KTM Factory) a dar o ‘aviso’ que estávamos no momento decisivo da sessão.
O australiano colocou a sua KTM RC16 no topo da tabela de tempos, mas dez minutos depois seria novamente Marc Márquez a regressar à primeira posição.
O seu compatriota Maverick Viñales (Aprilia Racing) foi o piloto que se seguiu na liderança da sessão, mas o piloto da Gresini Racing não estava disposto a ceder tão facilmente essa posição e com uma volta em 1m27.770s, Marc Márquez conseguiu arrebatar e assegurar em definitivo o primeiro lugar na tabela de tempos neste primeiro dia de Grande Prémio da Austrália.
E foi mesmo um dia muito bom para a família Márquez e para a Gresini Racing. Isto porque o segundo melhor tempo do Treino foi assinado por Alex Márquez, que tal como o seu irmão mais velho conseguiu revelar um ritmo consistente neste dia tão caótico.
O terceiro tempo ficou nas mãos de Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46), sendo que Jorge Martin e Francesco Bagnaia conseguiram mesmo superar as dificuldades iniciais em fazer tempos rápidos para fecharem as contas no que ao ‘Top 5’ diz respeito.
Neste primeiro dia de contacto com o novo asfalto de Phillip Island, e com menos uma sessão para afinar as motos, podemos realçar que, pelo menos para já, as diferenças entre pilotos são ainda muito reduzidas. Basta ver que cerca de 1 segundo é a diferença que separa o 1º do 19º na tabela de tempos!
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Austrália de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do GP da Austrália
1 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m27.770s
2 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m27.872s
3 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m27.958s
4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m27.967s
5 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m28.013s
6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m28.160s
7 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m28.265s
8 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m28.312s
9 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m28.320s
10 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m28.428s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de MotoGP. A não perder!