Já depois de ver um dos seus pilotos ficar pela Q1, nomeadamente Miguel Oliveira (Trackhouse Racing), conforme a Revista Motojornal aqui lhe contou em maior detalhe num artigo sobre a primeira qualificação de MotoGP, a Aprilia viu o seu ‘Capitano’, Aleix Espargaró, brilhar ao mais alto nível e obter uma ‘pole position’ mágica perante o seu público.
A discussão pela ‘pole position’ do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP arrancou com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ser de imediato o piloto mais rápido em pista assim que se iniciou a Qualificação 2.
O bicampeão do mundo de MotoGP não estava disposto a ver os seus mais diretos rivais qualificarem à sua frente, e com uma volta a roçar o novo recorde absoluto do traçado catalão, recorde esse que estava agora na posse de Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) numa volta que lhe deu o primeiro lugar na Q1, ‘Pecco’ e a Ducati começavam a Q2 da melhor forma.
Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) e Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) não estavam muito longe após a primeira ronda de voltas rápidas. Tudo seria decidido na segunda saída à pista.
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E de fora da luta ficou rapidamente Jorge Martin. O espanhol que lidera a corrida ao título de MotoGP este ano, perdeu a frente da sua Ducati Desmosedici GP24 na passagem pela curva 2 do circuito Barcelona-Catalunha, e viu os seus esforços terminarem na gravilha da escapatória.
Aliás, a equipa Prima Pramac nem teve tempo para respirar, pois instantes depois era a vez do seu segundo piloto, Franco Morbidelli, sofrer uma queda semelhante exatamente no mesmo local.
Com um dos candidatos à ‘pole position’ fora de ação, restava saber se alguém teria argumentos para ameaçar a primeira posição de Bagnaia, sendo de realçar que, entretanto, Brad Binder (Red Bull KTM Factory) tinha conseguido suplantar o registo de Pedro Acosta e assumiu a 3ª posição nesta Q2 de MotoGP.
Seria então a vez de entrar em ação o piloto da casa. Aleix Espargaró, ‘Il Capitano’, com uma derradeira volta mágica em modo de ataque aos comandos da sua Aprilia RS-GP24, consegue parar o cronómetro em 1m38.190s, o que não só lhe garantiu a ‘pole’ na sua última vez a competir em MotoGP no GP da Catalunha, como passa também a ser um novo recorde absoluto para a categoria rainha no traçado catalão!
Aleix Espargaró definiu esta volta como sendo a sua melhor volta de sempre, e de facto o piloto da Aprilia Racing que, recordamos, irá abandonar a competição no final da temporada, não deixou qualquer margem a Francesco Bagnaia que não apresentou a velocidade necessária para bater o espanhol.
Enquanto os dois primeiros estavam ‘tranquilos’, a discussão pelo terceiro lugar nesta qualificação ficou decidida já depois da sessão terminar.
Inicialmente os resultados indicavam que seria Brad Binder a ocupar o 3º lugar, porém, nas classificações oficiais publicadas há minutos no site oficial do campeonato encontramos afinal o espanhol Raul Fernandez (Trackhouse Racing) fruto de lhe ter sido restituída a sua volta mais rápida que teria inicialmente sido (mal) anulada.
Vindo da Q1, o jovem espanhol coloca mais uma Aprilia, e neste caso a moto com especificação de 2023, na primeira linha da grelha de partida, no que é a sua melhor qualificação de sempre em MotoGP, e a primeira vez que a equipa americana Trackhouse Racing consegue qualificar um dos seus pilotos na primeira linha da grelha de partida.
Nesta qualificação a contar para o Grande Prémio da Catalunha temos ainda de destacar o 8º lugar de Alex Rins (Monster Energy Yamaha), com o espanhol a ser capaz de colocar a M1 em posições significativamente mais acima do que temos visto nesta temporada 2024.
Resultados da Qualificação de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m38.190s
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m38.221s
3 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m38.261s
4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m38.334s
5 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m38.369s
6 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m38.400s
7 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m38.401s
8 – Alex Rins (Monster Energy Yamaha) – 1m38.692s
9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m38.763s
10 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m38.778s
15 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m38.551s
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