MotoGP 2024 Catalunha – Miguel Oliveira abandona e Aleix Espargaró vence a Sprint

Emoção e um enorme golpe de teatro! Aleix Espargaró vence a Sprint do GP da Catalunha de MotoGP e Miguel Oliveira caiu e abandonou.

motogp

A corrida Sprint a contar para o Grande Prémio da Catalunha não poderia ter uma história mais emocionante do que aquela que vimos ao longo das 12 voltas cumpridas ao circuito Barcelona-Catalunha, nesta tarde de sábado de MotoGP.

Os fãs da categoria rainha tiveram um pouco de tudo: grandes batalhas em pista, momentos de pilotagem pura, quedas, diversos pilotos a passarem pela liderança, golpes de teatro e até um vencedor que parece estar a viver um fim de semana de sonho.

Com o asfalto do traçado catalão a subir exponencialmente de temperatura, o que tornou o asfalto bastante escorregadio, e com todos os pilotos a preferirem competir na Sprint com combinação de pneus Michelin médio e macio, o arranque da corrida curta do GP da Catalunha ficou marcado por grandes arranques de vários pilotos.

Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) conseguiu ser o mais forte assim que apagaram os semáforos, num momento menos bom para Aleix Espargaró (Aprilia Racing) que não conseguiu aproveitar a ‘pole position’ conseguida esta manhã.

Atrás do bicampeão de MotoGP ficou Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) que levou consigo o compatriota Raul Fernandez (Trackhouse Racing), sendo que a outra moto da equipa americana, a de Miguel Oliveira, também teve um grande arranque, com o piloto português a ascender rapidamente na classificação da Sprint, saltando do 15º para o 10º na primeira volta, sendo que Miguel Oliveira viria a subir a 9º por troca com Jack Miller (Red Bull KTM Factory) logo na segunda volta.

Leia também – MotoGP 2024: Os horários completos do Grande Prémio da Catalunha

motogp

Na frente da corrida iniciavam-se uma série de batalhas, a mais importante, claro, pela primeira posição.

Bagnaia tentou resistir aos ataques fortíssimos de Pedro Acosta nas travagens, mas o “rookie” espanhol viria mesmo a concretizar a ultrapassagem ao campeão da Ducati no início da terceira volta.

Nesse momento Raul Fernandez viu a oportunidade de também passar por Francesco Bagnaia, e o piloto da Trackhouse Racing não perdeu tempo, passou ‘Pecco’, e assumiu então a perseguição a Acosta na sua GasGas RC16.

Raul não estava satisfeito, e na curva 5 do traçado catalão não teve receio de ‘enfiar’ a sua Aprilia RS-GP23 num espaço mínimo entre o corretor e a GasGas de Pedro Acosta. O estreante viu-se então surpreendido pelo compatriota, que nesta manobra bastante musculada conseguiu mesmo ascender à liderança da corrida Sprint do Grande Prémio da Catalunha.

Uma performance que deixava tudo e todos de ‘boca aberta’, para extrema satisfação da box da Trackhouse Racing, que depois viu Raul Fernandez ganhar uma vantagem que chegou a ser de oito décimas para os perseguidores, e com isso já a equipa americana sonhava com uma vitória.

Porém, Raul Fernandez levou longe demais o seu esforço. Duas voltas depois de assumir a primeira posição, o piloto espanhol perdeu a frente da sua Aprilia na travagem para a curva 10, caiu, abandonou, e deixou a liderança da corrida na posse de Pedro Acosta que agora tinha atrás de si Brad Binder (Red Bull KTM Factory).

O sul-africano passou de imediato ao ataque. Conseguiu mesmo destronar Acosta do primeiro lugar, e assim tivemos nova mudança de líder nesta corrida Sprint de MotoGP.

Porém, as condições de aderência complicadas do asfalto nesta tarde de sábado, provocaram muitos problemas a quem arriscava demasiado. E Brad Binder foi outra das vítimas, caindo quando liderava. Francesco Bagnaia e a sua Ducati estavam então de regresso à liderança e com alguma margem de segurança para os perseguidores.

motogp

Entrávamos então numa fase decisiva da corrida, com vários pilotos a começarem a melhorar os seus registos por volta.

Entre eles estavam Aleix Espargaró, que depois de uma primeira metade de corrida menos conseguida estava então a fazer bons tempos por volta e chegava a 2º, enquanto Marc Márquez (Gresini Racing), vindo de 14º na grelha de partida, conseguia colar-se à traseira da moto de Pedro Acosta que tinha descido até 3º.

Mais atrás, e depois de se fixar em 9º na segunda volta bem perto do piloto à sua frente, Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team), Miguel Oliveira não conseguiu continuar a progredir com ultrapassagens como tinha feito na primeira volta.

Beneficiou das duas quedas à sua frente para ascender a 7º, até que a pouco mais de duas voltas do final o piloto português sofreu uma queda já na segunda metade do circuito catalão, e viu todo o seu esforço na Sprint ‘cair por terra’, levando a mais um abandono nesta temporada 2024 de MotoGP.

Desta forma a corrida de hoje que parecia que poderia terminar em grande para a Trackhouse Racing, acabou por se revelar um verdadeiro pesadelo para a equipa americana, que viu Raul Fernandez primeiro e Miguel Oliveira depois a sofrerem quedas que levaram ao abandono.

De regresso à frente da corrida, Francesco Bagnaia com pouco mais de seis décimas de vantagem para Aleix Espargaró chegava à derradeira volta da Sprint na frente da corrida. O italiano estava determinado a ganhar pontos a Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), até porque o espanhol líder do campeonato estava a ter uma prestação algo discreta a rodar em 5º.

Porém, num verdadeiro golpe de teatro, Bagnaia levou o seu esforço longe demais, caiu na curva 5, e deu por terminada a sua prova na gravilha. Quem mais beneficiou com isso, para além de Martin que viu aquele que tem sido o seu maior rival a não pontuar nesta Sprint, foi Aleix Espargaró, que de repente passou a liderar a Sprint no seu último Grande Prémio da Catalunha.

O veterano espanhol não desperdiçou a oportunidade, levou a sua Aprilia intacta até à bandeira de xadrez, e garantiu uma vitória de sonho perante os seus fãs.

Atrás de Aleix a batalha pela segunda posição animou bastante. Pedro Acosta depois dos ataques e contra-ataques na fase inicial da corrida, parecia estar a sofrer de maior desgaste nos pneus da sua moto. Com trajetórias mais defensivas o estreante espanhol da GasGas tentou por todas as formas tapar os espaços onde Marc Márquez pudesse colocar a sua Ducati da Gresini Racing.

O oito vezes campeão do mundo, que desde a primeira curva competiu nesta Sprint com a sua moto em défice aerodinâmico fruto de um toque da asa frontal esquerda no pneu traseiro da moto de um outro piloto, estava decidido a completar mais uma corrida fantástica de recuperação, e depois de ter estudado o jovem compatriota, decidiu atacar na travagem para a curva 1 no início da 12ª volta.

A partir daí não mais Marc Márquez deu hipóteses a Pedro Acosta, e assim tivemos os dois a fecharem a corrida Sprint de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Catalunha em 2º e 3º, respetivamente.

Tendo em conta a temperatura muito elevada do asfalto ao longo da corrida Sprint, aguardamos agora para perceber se os resultados finais serão alterados, fruto de possíveis penalizações relacionadas com a pressão dos pneus Michelin.

Resultados da corrida Sprint de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha

1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

2 – Marc Márquez (Gresini Racing)

3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

4 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

5 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

6 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)

7 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

9 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46)

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

motogp

Classificação de MotoGP após a corrida Sprint

1 – Jorge Martin – 135 pontos

2 – Marc Márquez – 98 pontos

3 – Enea Bastianini – 94 pontos

4 – Francesco Bagnaia – 91 pontos

5 – Maverick Viñales – 83 pontos

6 – Pedro Acosta – 80 pontos

7 – Brad Binder – 67 pontos

8 – Aleix Espargaró – 63 pontos

9 – Fabio di Giannantonio – 51 pontos

10 – Marco Bezzecchi – 37 pontos

14 – Miguel Oliveira – 23 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!