Foi sob um céu bastante cinzento, porém sem chuva a atrapalhar os trabalhos de pilotos e equipas em pista, que se iniciou esta manhã de sexta-feira o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, com os pilotos da categoria rainha a realizarem o Treino Livre 1 (TL1).
Em pista estiveram 23 pilotos em vez dos habituais 22 pilotos, pois a Honda decidiu colocar em pista novamente o seu piloto de testes Stefan Bradl na expectativa de acelerar o desenvolvimento da RC213V, sendo por isso de destacar que este fim de semana no circuito Barcelona-Catalunha teremos então cinco motos Honda.
Para Miguel Oliveira este foi o primeiro contacto com o asfalto catalão aos comandos da sua Aprilia RS-GP24. O português da Trackhouse Racing marcou presença no TL1 ocupando uma posição perto do ‘Top 10’, nomeadamente ao fixar-se em 13º durante grande parte da sessão matinal.
Viria a descer algumas posições até 16º antes de entrarmos nos momentos finais do TL1 de MotoGP, altura em que na procura de melhores registos vimos Miguel Oliveira a garantir o 12º tempo cortesia de uma volta em 1m40.397s.
Um arranque de fim de semana tranquilo e que deixa Miguel Oliveira não muito longe, para já, dos lugares que permitem aceder de forma direta à ambicionada Qualificação 2. Veremos o que o piloto da Trackhouse Racing consegue fazer no Treino que vai fechar o primeiro dia de atividade em pista no Grande Prémio da Catalunha.
Leia também – MotoGP 2024: Os horários completos do Grande Prémio da Catalunha
Quanto ao topo da tabela de tempos, e depois de Marc Márquez (Gresini Racing) ter estado durante largos minutos em primeiro, o ataque ao cronómetro por parte de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), já com pneus macios em ambas as jantes da sua Ducati Desmosedici GP24, foi suficiente para bater o compatriota, fechando então o TL1 com o melhor tempo.
‘Martinator’ rodou em 1m39.579s o que o deixa já neste primeiro contacto com a pista catalã a menos de um segundo do recorde absoluto do traçado, que está atualmente na posse de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) com uma volta em 1m38.639s.
Marc Márquez foi o 2º mais rápido em pista a cerca de três décimas, enquanto o sul-africano Brad Binder (Red Bull KTM Factory), depois de ver o “rookie” Pedro Acosta (Red Bull GasGas Factory) roubar as honras de ser o melhor piloto aos comandos de uma RC16 por diversas vezes nas rondas anteriores, decidiu elevar a sua performance e foi mesmo o 3º mais rápido em pista neste Treino Livre 1 de MotoGP a contar para o Grande Prémio da Catalunha.
Refira-se que Pedro Acosta não ficou muito longe (4º), numa sessão onde podemos destacar as boas prestações do seu companheiro de equipa Augusto Fernandez e Raul Fernandez (Trackhouse Racing) que foi mesmo o 10º na tabela de tempos.
Em sentido contrário podemos destacar diversos pilotos Ducati, que habitualmente estão em melhor posição.
Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) foi 19º, ele que está na corrida pelo segundo lugar na equipa de fábrica em 2025 ao lado de Francesco Bagnaia, Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) foi 21º, e Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) foi 22º.
Resultados do Treino Livre 1 de MotoGP no Grande Prémio da Catalunha
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m39.579s
2 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m39.871s
3 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m39.958s
4 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Factory) – 1m39.966s
5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m40.051s
6 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m40.287s
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m40.303s
8 – Augusto Fernandez (Red Bull GasGas Factory) – 1m40.338s
9 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) – 1m40.361s
10 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing) – 1m40.368s
12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m40.397s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e performances do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!