MotoGP 2024 – Comité Permanente confirma estrutura de Comissários e Direção de Corrida

O Comité Permanente confirmou quem vai ocupar as funções na Direção de Corrida e como Comissários de MotoGP.

Os pilotos e equipas são os principais “artistas” do enorme espetáculo que é o MotoGP. E em 2024 teremos um ano pleno de motivos de interesse, numa temporada que em breve vai começar com o Grande Prémio do Qatar – clique aqui para ver os horários completos. Porém, fora das pistas, inúmeras pessoas trabalham para garantir que o que vemos em pista está de acordo com os regulamentos e que os pilotos cumprem as regras.

A lista foi anunciada pelo Comité Permanente, um órgão composto pela Dorna Sports e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), e nela encontramos um nome que ao longo dos últimos anos tem sido alvo das mais diversas críticas, quer por parte de pilotos e equipas, quer também por parte dos fãs que acompanham o mundial em todos os Grandes Prémios.

Esse nome é Freddie Spencer, antigo piloto, e que continuará a integrar o Painel de Comissários FIM de MotoGP enquanto presidente, sendo que Spencer é nomeado pela Associação Internacional de Equipas – IRTA.

Ao seu lado estarão Andrés Somolinos e Tamara Matko, nomeados pela FIM. Este trio será responsável pela aplicação de penalizações aos pilotos pelos mais diversos motivos. As decisões do Painel de Comissários da FIM, por vezes inconstantes, aos olhos dos fãs, têm sido alvo de muitas críticas, estando Freddie Spencer na “mira” de fãs… e dos pilotos!

Leia também – MotoGP: O Guia Completo da temporada 2024

Como responsáveis máximos de Direção de Corrida encontramos para a categoria MotoGP, Mike Webb, nas Moto2, Moto3 e MotoE o responsável será Graham Webber, enquanto George Massaro ficará com a presidência da Direção de Corrida para as categorias Red Bull Rookies Cup e para a Talent Cup.

No comunicado do Comité Permanente é referido que a escolha destes especialistas “Vai garantir a continuidade ao longo das competições no paddock dos Grandes Prémios, com cada um a trazer os seus conhecimentos especializados nas respetivas classes e a garantir mais um ano de sucesso desportivo em MotoGP”.

Veja de seguida todos os elementos das diferentes entidades

Direção de Corrida

Diretor de Corrida e Presidente – Mike Webb

Representante da FIM – Bartolomé Alfonso

Representante da Dorna – Loris Capirossi

Comité de Gestão do Campeonato

Diretor de Corrida e Presidente – Mike Webb

Diretor Adjunto de Corrida – Graham Webber

Responsável de Segurança da FIM – Bartolomé Alfonso

Diretor Médico FIM – Giancarlo di Filippo

Diretor Técnico dos Grandes Prémios – Danny Aldridge

Representante Técnico da FIM nos GP – Dominique Hebrard

Painel de Comissários FIM para MotoGP

Presidente dos Comissários FIM de MotoGP – Freddie Spencer

Comissários FIM de MotoGP – Andrés Somolinos e Tamara Matko

Painel de Comissários de Apelo da FIM

Este painel é composto por membros da Comissão de Corridas em Circuito da FIM em rotação e um membro da Federação Nacional afiliada na FIM

Ralph Bohnhorst

Raffaele De Fabritiis

Stuart Higgs

Franco Uncini

Reservas ou para substituição de última hora: Paul Duparc e Paul King

Comissão de Grandes Prémios (órgão máximo do MotoGP)

Representante da Dorna e Presidente: Carmelo Ezpeleta

Representante da FIM – Paul Duparc

Representante da IRTA – Hervé Poncharal

Representante da MSMA – Biense Bierma

Comité Permanente

CEO da Dorna – Carmelo Ezpeleta

Presidente da FIM – Jorge Viegas

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP, com especial destaque para as prestações e resultados do piloto português Miguel Oliveira. A não perder!