Num dia que começou com condições climatéricas diferentes de sexta-feira, com temperatura mais elevada e sem a ameaça de chuva, os pilotos de MotoGP cumpriram a qualificação a contar para o Grande Prémio da Emília Romana no Misano World Circuito Marco Simoncelli.
Já depois do Treino Livre 2 a abrir a manhã de sábado ter permitido aos pilotos da categoria rainha afinarem os derradeiros detalhes nos seus protótipos, e também descobrirem que o traçado italiano está sob uma invasão de insetos que causam alguns problemas adicionais, principalmente de visibilidade, mas também aos mecânicos que têm de limpar constantemente as motos na box, a qualificação de MotoGP arrancou com a Qualificação 1.
Nessa Q1 encontrava-se Miguel Oliveira.
O português da Trackhouse Racing não teve um primeiro dia de Grande Prémio da Emília Romana particularmente positivo, nomeadamente devido aos problemas técnicos que afetaram as suas duas Aprilia RS-GP24, mas o 11º tempo no Treino Livre 1 deixava algumas indicações de que o #88 tinha argumentos para lutar pelas melhores posições e passagem à Q2.
E foi com essa ambição que Miguel Oliveira partiu ao ataque assim que o “pit lane” abriu para início da Q2.
Na primeira saída à pista, o piloto português parou o cronómetro em 1m31.341s, um registo que apenas foi batido já depois da habitual paragem na box e por Brad Binder (Red Bull KTM Factory), que deixou o seu antigo companheiro de equipa na KTM a 0.076s.
Assim, passaram à Q2, Binder e Miguel Oliveira.
Na Qualificação 2 de MotoGP do Grande Prémio da Emília Romana continuámos a assistir a uma intensa batalha entre os principais candidatos às vitórias em cada fim de semana, e também ao título.
Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) queria repetir a “pole position” de há quinze dias, e começou por fazer o melhor tempo ao fim da primeira volta lançada, batendo o seu maior rival Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). Enquanto isso, Marc Márquez (Gresini Racing) procurava intrometer-se nesta batalha, mas o espanhol viria a sofrer uma segunda queda (já tinha caído no TL2), e com isso a sua qualificação ficou comprometida.
Mais atrás, Miguel Oliveira não conseguiu arrancar a Q2 de MotoGP a replicar os tempos que fez na Q1, rodando em 1m31.580s, reclamando para si o 10º lugar na tabela de tempos.
O #88 viria a conseguir melhorar o seu registo, e na sua melhor volta parou o cronómetro em 1m31.114s, um tempo que lhe permite ser 12º na grelha de partida para as corridas do Grande Prémio da Emília Romana.
Já mais acima na tabela de tempos da Q2 continuámos a ter uma batalha a dois, com Jorge Martin a conseguir terminar a primeira saída à pista como o mais rápido em pista.
No entanto, o espanhol da Prima Pramac Ducati foi incapaz de elevar o seu ritmo para responder ao derradeiro ataque ao cronómetro realizado por ‘Pecco’ Bagnaia.
O italiano da equipa de fábrica, que tinha vaticinado que ao estar agora a 100% fisicamente e com estas condições de pista poderia chegar ao segundo 29 em Misano, não conseguiu atingir esse objetivo, por muito pouco, mas ainda assim rodou em ritmo de recorde absoluto: 1m30.031s!
Esta volta conseguida a 40 segundos do fim da Q2 de MotoGP praticamente sentenciou a discussão pela “pole position”, e embora Jorge Martin ainda tenha tentado uma derradeira volta rápida para bater Bagnaia, a verdade é que o espanhol não esteve perfeito como o rival italiano, e viu assim a primeira posição na grelha de partida a ficar mesmo para o bicampeão de MotoGP.
Atrás destes dois pilotos Ducati ficou… mais uma Ducati.
A marca italiana continua a dominar a categoria rainha, e com Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) a bater Brad Binder nos últimos segundos, a casa de Borgo Panigale termina mais uma qualificação nesta temporada 2024 com três dos seus pilotos a ocuparem a primeira linha da grelha de partida.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio da Emília Romana? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados da Qualificação de MotoGP do GP da Emília Romana
1 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m30.031s
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m30.245s
3 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m30.564s
4 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m30.636s
5 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m30.731s
6 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m30.837s
7 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m30.880s
8 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m30.909s
9 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) – 1m30.921s
10 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) – 1m30.932s
12 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) – 1m31.114s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!