MotoGP 2024 França – ‘Martinator’ ataca na Sprint e vence, com Miguel Oliveira em 11º

Foram 13 voltas de intensidade máxima em Le Mans! Jorge Martin venceu a Sprint de MotoGP do GP de França, com Miguel Oliveira a ser 11º.

motogp

Com condições climatéricas perfeitas, realizou-se esta tarde de sábado a primeira corrida do fim de semana no circuito de Le Mans. A corrida Sprint do Grande Prémio de França antevia-se que fosse uma batalha de intensidade máxima, mas o líder do mundial, Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) fez questão de esclarecer que nas corridas ‘curtas” de MotoGP quem manda é ele!

Assim que se apagaram os semáforos na reta de Le Mans dando então início às 13 voltas da corrida Sprint de MotoGP, vimos o ‘Martinator’ e a sua Ducati Desmosedici GP24 #89 saltar de forma perfeita da ‘pole position’ para manter a liderança de forma sólida.

O piloto espanhol não demorou muito para começar a abrir uma vantagem para os perseguidores, um grupo que, depois de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) ter falhado por completo o arranque e perdido muitas posições (viria a abandonar à 4ª volta) sendo completamente ‘devorado’ pelo pelotão da categoria rainha, era liderado por Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) com Aleix Espargaró a suplantar o seu companheiro de equipa Maverick Viñales numa batalha entre as duas Aprilia Racing.

Mais atrás, e em sentido totalmente oposto a Bagnaia, era Marc Márquez (Gresini Racing) que fez um arranque perfeito!

Saindo de 13º, o oito vezes campeão do mundo estava já em 5º na terceira curva, e pouco depois conseguia mesmo superar a oposição de Viñales ascendendo a 4º, talvez com o piloto da Aprilia ainda algo surpreendido por ver Aleix Espargaró a rodar à sua frente.

Leia também – MotoGP 2024: Os horários completos do Grande Prémio de França

motogpQuanto a Miguel Oliveira, o piloto português da Trackhouse Racing conseguiu um bom arranque, mas uma definição menos conseguida na trajetória escolhida para as primeiras curvas desta corrida Sprint do Grande Prémio de França deixava o piloto luso atrás do seu companheiro de equipa Raul Fernandez, numa luta que deixou o espanhol em 11º e o português em 12º.

Raul Fernandez viria depois a entrar no ‘Top 10’ ao ultrapassar Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), enquanto Miguel Oliveira acabou por não conseguir aproximar-se do francês da Yamaha o suficiente para se colocar em posição de tentar um ataque ao campeão de MotoGP em 2021.

Miguel Oliveira rodou então sempre atrás de Quartararo ao longo da corrida, e ascendeu a 11º na décima volta, posição em que viria a cruzar a linha de meta nesta corrida Sprint do GP de GP de França, beneficiando da queda sofrida por Marco Bezzecchi, que estava então em 2º e a ser pressionado por Marc Márquez que aproveitou da melhor forma a penalização imposta a Aleix Espargaró por falsa partida (dupla “long lap”) para colocar a sua Ducati da Gresini Racing em 3º.

Aguardamos agora pelas declarações de Miguel Oliveira em reação a esta corrida Sprint do Grande Prémio de França.

motogpCom a queda de Bezzecchi, Marc Márquez ficou isolado em 2º e com um par de voltas para tentar uma aproximação ao líder incontestado Jorge Martin.

Mas o espanhol da Prima Pramac não estava com vontade de deixar o seu compatriota ‘sonhar’ que poderia discutir a vitória nesta Sprint, e geriu o ritmo, mantendo Marc Márquez afastado da traseira da sua moto, levando então para casa mais uma vitória em corrida esta temporada de 2024, e batendo, curiosamente, o seu rival na luta pela segunda vaga na equipa de fábrica da Ducati.

Para Marc Márquez este foi um grande resultado tendo em conta que arrancou de 13º na grelha de partida, e o pódio em Le Mans este sábado ficou completo com a presença de Maverick Viñales, que impediu assim um pódio totalmente composto por motos da Ducati, pois Enea Bastianini fez também uma corrida em ascensão e colocou-se a poucas décimas de Viñales nas últimas voltas, entrando na discussão pelo pódio mesmo no fim da Sprint.

Mais atrás, e depois de cumprir as duas ‘long lap’ por falsa partida, Aleix Espargaró cruzou a meta na primeira corrida do fim de semana de Grande Prémio de França em 5º, um prémio merecido pelo esforço do piloto espanhol da Aprilia, que por sua vez também chegou a ter a sua posição sob ameaça de Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3).

motogpO ‘rookie’ espanhol desta feita não esteve em tão grande destaque como em ronda anteriores.

Mas Acosta voltou a deixar os fãs de ‘boca aberta’ ao conseguir salvar o que parecia ser uma queda inevitável nas últimas curvas da penúltima volta, quando estava a cerca de meio segundo de Espargaró e tinha então o 5º lugar na ‘mira’. A partir daí o jovem espanhol preferiu resguardar-se e dar a Hervé Poncharal um 6º lugar na corrida de casa da equipa Tech3.

Nos pontos terminaram ainda Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) que garantiu o 7º lugar, enquanto Jack Miller (Red Bull KTM Factory), depois de alguns momentos de brilhantismo nas primeiras voltas, perdeu posições e ficou então envolvido na discussão pelos derradeiros lugares pontuáveis, defendendo-se de Raul Fernandez que em 9º conseguiu somar o último ponto disponível nas corridas Sprint de MotoGP.

Resultados da corrida Sprint de MotoGP do GP de França

1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)

2 – Marc Márquez (Gresini Racing)

3 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)

4 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team)

5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)

6 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3)

7 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46)

8 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)

9 – Raul Fernandez (Trackhouse Racing)

10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)

11 – Miguel Oliveira (Trackhouse Racing)

Classificação de MotoGP

1 – Jorge Martin – 104 pontos

2 – Enea Bastianini – 76 pontos

3 – Francesco Bagnaia – 75 pontos

4 – Pedro Acosta – 73 pontos

5 – Maverick Viñales – 70 pontos

6 – Marc Márquez – 69 pontos

7 – Brad Binder – 59 pontos

8 – Aleix Espargaró – 44 pontos

9 – Fabio di Giannantonio – 37 pontos

10 – Marco Bezzecchi – 36 pontos

14 – Miguel Oliveira – 23 pontos

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!