Com temperaturas mais elevadas no ar e no asfalto em comparação com a sessão da manhã, e sempre sem vento, disputou-se esta tarde de sexta-feira o Treino de MotoGP a contar para o Grande Prémio de França da temporada 2024. No final do primeiro dia decidia-se os dez pilotos da categoria rainha que passam diretamente à Qualificação 2, sendo por isso de vital importância conseguir uma boa prestação no Treino da tarde.
Com quatro saídas à pista ao longo da longa sessão que deu por finalizado o primeiro dia do Grande Prémio de França de MotoGP, o piloto Miguel Oliveira (Trackhouse Racing) fechou o seu dia com o 15º melhor registo de entre os 22 pilotos que marcam presença este fim de semana no circuito de Le Mans.
O português e a sua Aprilia RS-GP24 acabariam por ver uma possível última tentativa de melhorar o tempo ser ‘eliminada’ por situação de bandeiras amarelas mesmo no final do Treino. Se no Treino Livre 1 o 15º tempo dessa sessão foi obtido graças a uma volta em 1m32.286s, no Treino da tarde Miguel Oliveira voltou a repetir o 15º lugar na tabela de tempos cortesia da sua melhor volta em 1m31219s, mais de um segundo mais rápido do que de manhã.
Mesmo com a sua Aprilia a ser a terceira moto mais rápida em velocidade pura, assinalando os registos que Miguel Oliveira atingiu os 317,5 km/h, apenas sendo batido nesse registo por Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3), ambos com 318,5 km/h, a verdade é que o português apenas no início da sessão esteve entre os pilotos do ‘Top 10’.
Veremos agora o que diz Miguel Oliveira sobre este primeiro dia do Grande Prémio de França de MotoGP, e como se vai preparar para um segundo dia que, inevitavelmente, vai implicar um esforço maior por ter de enfrentar a Qualificação 1.
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Até porque nessa Q1 de MotoGP estarão pilotos que habitualmente discutem as melhores posições em qualificação, como são os casos de Marc Márquez (Gresini Racing), Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) ou ainda Brad Binder (Red Bull KTM Factory), com o sul-africano a ser mesmo o piloto com maior azar nesta sessão ao sofrer duas quedas, sem consequências físicas de maior, mas que, certamente, terão estragado o plano de trabalho do piloto da KTM.
Quanto ao topo da tabela de tempos neste Treino, encontramos novamente Jorge Martin. O espanhol da Prima Pramac Ducati não deixou os seus ‘créditos por mãos alheias’ e dominou. Na sua penúltima volta das 24 que completou ao longo da sessão, ‘Martinator’ parou o cronómetro em 1m30.388s.
Isto significa que Martin passa a deter o recorde absoluto do circuito de Le Mans para a categoria MotoGP, e deixa já no primeiro dia um claro sinal aos seus rivais mais diretos de que a queda no GP de Espanha está ultrapassada e temos o espanhol novamente focado na ‘pole position’ e, claro, nas vitórias em França.
Francesco Bagnaia ainda procurou aproveitar todo o tempo possível em pista ao longo do Treino – foi mesmo dos pilotos com mais voltas realizadas, com 27 – para garantir uma boa posição na tabela de tempos que viu a ordem dos pilotos do ‘Top 10’ alterar-se constantemente, e de forma mais pronunciada nos últimos dez minutos do Treino.
Bagnaia ficou a 0.145s de Martin e colocou-se na segunda posição, batendo o “rookie’ espanhol Pedro Acosta. O jovem talento da Red Bull GasGas Tech3 continua a ser um dos destaques de MotoGP, e num circuito onde nas temporadas anteriores não teve muita sorte, e a estrear-se aqui com uma MotoGP, Acosta fechou o primeiro dia em Le Mans com o 3º melhor tempo.
Destaque ainda nesta sessão e na passagem direta à Q2 de MotoGP do Grande Prémio de França para a presença nesse lote de pilotos do ‘Top 10’ da categoria rainha de Fabio Quartararo. O francês, quem sabe se graças ao ‘boost’ extra de apoio por estar a competir em casa, conseguiu colocar a M1 da Monster Energy Yamaha em 10º e estará então na Q2.
Um claro contraste com as restantes motos japonesas, que terminaram mais atrás este primeiro dia.
Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio de França
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) 1m30.388s
2 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) 1m30.533s
3 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) 1m30.575s
4 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) 1m30.657s
5 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) 1m30.683s
6 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory) 1m30.699s
7 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) 1m30.714s
8 – Franco Morbidelli (Prima Pramac Ducati) 1m30.763s
9 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) 1m30.785s
10 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) 1m30.788s
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