Depois de uma manhã bastante fria a chuvosa, e onde o mais rápido no Treino Livre 1 da categoria rainha foi Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), o circuito Mobility Resort Motegi apresentou melhores condições no Treino que fechou o primeiro dia do Grande Prémio do Japão.
Embora as nuvens tenham continuado a fazer-se notar, cobrindo o céu diretamente acima do traçado nipónico, a verdade é que o asfalto permaneceu seco e isso permitiu aos pilotos de MotoGP procurarem melhorar claramente os seus tempos.
Com a presença de Lorenzo Savadori (Trackhouse Racing) em substituição do lesionado Miguel Oliveira, e ainda de Remy Gardner como “wildcard” da Yamaha, para um total de 23 pilotos em ação este fim de semana, os pilotos de MotoGP puderam desfrutar de um Treino sem interrupções e onde ficaram bem perto do recorde do circuito de Motegi (Jorge Martin com 1m43.198s).
Como normalmente aconteceu, foi preciso aguardar pelos momentos finais do Treino para saber quem seriam os dez pilotos de MotoGP a garantir a passagem direta à Qualificação 2 deste GP do Japão.
E foi aí que um surpreendente Brad Binder (Red Bull KTM Factory) entrou em cena. O sul-africano e a sua KTM RC16 conseguiram parar o cronómetro em 1m43.436s, o que o deixou a pouco mais de duas décimas do recorde absoluto, conforme referimos antes. Marc Márquez (Gresini Racing) foi aquele que mais se aproximou do melhor tempo de Binder, mas o espanhol terminou o dia a 33 milésimos do mais rápido em pista.
O dia de Marc Márquez não foi isento de problemas. Na verdade, o #93 voltou a sofrer de problemas nos travões da sua Ducati Desmosedici GP23, que viriam a ser superados já no fim do Treino, altura em que fez o seu melhor tempo e conseguiu escalar muitas posições na tabela de tempos.
A fechar o ‘Top 3’ deste primeiro dia de Grande Prémio do Japão de MotoGP temos Jorge Martin (Prima Pramac Ducati). O espanhol chega a esta ronda com uma vantagem de 21 pontos na classificação de pilotos para Francesco Bagnaia, e procurará aproveitar qualquer deslize do seu adversário nesta que está a ser (mais) uma luta renhida pelo título de MotoGP.
Bagnaia ficaria apenas em 7º no Treino, mas, convém referir, que os dez mais rápidos estão separados por cerca de sete décimas, sendo que entre primeiro e sétimo na tabela de tempos a diferença é de apenas 0,318s!
Refira-se que os fabricantes japoneses, depois das boas indicações que deixaram por intermédio de alguns dos seus pilotos na ronda anterior na Indonésia, a ‘jogar em casa’, desta vez não conseguiram colocar nenhuma das suas motos diretamente na Q2.
O melhor entre os pilotos que competem com motos japonesas foi Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR) ao ser 12º, e o segundo melhor foi Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em 14º, respetivamente o melhor da Honda e o melhor da Yamaha. Veremos se na Qualificação 1 as motos japonesas conseguem encontrar o que lhes falta na performance para conseguirem discutir as melhores posições na grelha de partida do Grande Prémio do Japão.
Quer saber quais são os horários do Grande Prémio do Japão de MotoGP? Então apenas tem de clicar aqui !
Resultados do Treino de MotoGP do GP do Japão
1 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m43.436s
2 – Marc Márquez (Gresini Racing) – 1m43.469s
3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m43.568s
4 – Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3) – 1m43.583s
5 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m43.605s
6 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m43.720s
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m43.754s
8 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m44.033s
9 – Fabio di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46) – 1m44.082s
10 – Marco Bezzecchi (Pertamina Enduro VR46) – 1m44.209s
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do MotoGP. A não perder!